Sab07202019

Last update09:04:23 AM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Imposto de Renda Solidário é opção para ajudar crianças carentes

Imposto de Renda Solidário é opção para ajudar crianças carentes

A Receita Federal já começou a receber as declarações do Imposto de Renda 2019, ano-base 2018. O prazo para entrega termina em 30 de abril e, até lá, o contribuinte pode realizar doações para o Fundo para a Infância e Adolescência – FIA. 

Podem realizar a doação, os contribuintes pessoas físicas ou jurídicas que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda. A doação não representa um gasto adicional para o contribuinte, mas a destinação para os fundos municipais de uma parcela do imposto já devido à Receita Federal. Quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição. 

Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda ao FIA. No caso de pessoa jurídica, a doação pode ser de 1%. O imposto de renda é a principal fonte de captação de recursos para os fundos dos direitos da criança e do adolescente. 

O FIA é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esses fundos existem em âmbito federal, estadual e municipal e foram criados para captar recursos destinados ao desenvolvimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. 

SÃO JOÃO

Em  São João são desenvolvidos diversos projetos voltados às crianças e adolescentes. Você pode se informar na Promoção Social as entidades existentes na cidade que podem receber a destinação do imposto. Entre elas estão: APAE, CAMID, CAACH, AEHA (Associação de Educação do Homem do Amanhã – Guardinha), Associação de Portadores de Deficiência São Francisco de Assis, Centro de Assistência Social do Perpétuo Socorro, Casa da Criança, Casulo, CEAC,