Seg05272019

Last update05:25:57 PM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia JORI movimenta a cidade nesta semana

JORI movimenta a cidade nesta semana

Na foto, Teatro Estação das Artes lotado na reunião entre atletas e técnicos

 

São João recebe mais de 4 mil atletas para os Jogos Regionais dos Idosos

A partir desta terça-feira, dia 14, São João começa a receber as delegações de 45 municípios que vão disputar o 23º Jogos Regionais dos Idosos – JORI. A competição é focada em atletas de mais de 14 modalidades acima de 60 anos de idade.

Mais de 4.000 atletas, professores e técnicos, vão ficar alojados em 18 escolas públicas da cidade.  Além destes locais, a Escola Peres Castelhano, ocalizada no Bairro do São Benedito, ao lado do Galpão da Feira Livre está alojando os árbitros de todas as modalidades.

A Prefeitura Municipal montou um mega esquema para atender os atletas visitantes, as comissões técnicas, os árbitros. O Departamento Municipal de Esportes coordena todo trabalho xom apoio de todos os departamento da Prefeitura. Tudo com supervisão do Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e sua esposa Solange que na noite desta segunda-feira presidiram uma reunião, ao lado do Professor Rodolfo, Diretor de Esportes. com os atletas sanjoanenses que vão disputar as diversas modalidades, pessoal de apoio (merendeiras que vão trabalhar no preparo da alimentação nos alojamentos, pessoal da limpeza), professores.

Na ocasião, foram distribuídos os uniformes aos atletas, e o Prefeito Vanderlei além de agradecer aos funcionários pelo empenho em organizar o evento esportivo da terceira idade, enalteceu os atletas pela dedicação nos treinos, disponibilidade em participar e se manter em atividades físicas tão importantes para uma vida mais saudável.

O Professor Rodolfo reiterou que São João além de receber bem os visitantes, como é característica do povo sanjoanense, deve ficar atento para oferecer aos visitantes uma estadia prazeirosa, a exemplo do que já ocorreu em 2013 quando São João também foi sede do JORI, e pelos resultados positivos e satisfação dos participantes e reconhecimento do Governo do Estado, foi escolhida novamente para sediar o evento.

Vale ressaltar que desde segunda-feira todos os hotéis e pousadas da cidade estão com 100% de ocupação. São dirigentes, Prefeitos, Primeiras Damas, e principalmente familiares dos atletas (filhos e filhas, netos, bisnetos) que vem apoiar, aplaudir e comemorar a iniciativa daqueles que um dia estiveram a beira de uma piscina, ao redor de uma quadra esportiva, nas arquibancadas incentivando seus filhos hoje adultos.

O JORI também é um evento que vai movimentar o comércio local, pois atletas e seus familiares de alguma forma fazem compras freqüentando lojas, restaurantes, lanchonetes, etc. A previsão para o evento desta semana é de movimentação de mais de R$ 2 milhões de reais.

CULTURA

O Departamento Municipal de Cultura preparou também atividades para receber os atletas e seus famílias, também aberto ao povo sanjoanense.

Na noite de quarta-feira, dia 15, às 20h00, o Maestro Agenor Ribeiro comanda a Orquestra Jazz Sinfônica, no Theatro Municipal, com entrada gratuita. Um repertório especial para comemorar o 23º JORI em São João da Boa Vista, com medley de Valsas de Strauss, Beatles, Adoniran Barbosa, ABBA e Pink Floyd.

Na quinta-feira, 16, às 20h00, o espetáculo gratuito será na Praça Cel Joaquim José, onde no Fonteatro Emílio Casilini o público local e visitantes assistem a apresentação da Camerata de Cordas Primeiro Movimento, formada com alunos da Escola de Música Municipal Geraldo Filme;

No sábado, dia 18, no Fonteatro Emílio Caslini, na praça central, às 18h00, o show será com a Orquestra de Violas de São João da Boa Vista.

Vale registrar ainda que na sexta-feira, dia 17, haverá um Baile na sede do Rosário FC na rua Saldanha Marinho, organizado pelo Departamento de Esportes.

TURISMO

O Departamento Municipal de Turismo divulgou que nesta semana, durante o JORI, a Feira de Artesanato com artesãos da cidade vai estar na Praça Cel Joaquim José na quinta-feira (16), sexta-feira (17) e sábado (18), das 14 às 21h00.

CONGRESSO TÉCNICO E PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS

Nesta terça-feira, 14, a partir das 18h00, acontece o Congresso Técnico do 23º JORI em São João da Boa Vista no Teatro Estação das Artes. Na reunião serão sorteados os grupos de cada modalidade coletiva e os confrontos.

A Abertura do JORI será na quarta-feira, dia 15, no Ginásio Nildes Fontão de Souza (CIC/Santo André), às 13h00. Após o Desfile das Delegações, Juramento dos Atletas, Hino Nacional e a declaração de abertura dos jogos pelo Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, tem início as competições.

Na quarta, tem a apresentação das Coreografias logo após a solenidade de abertura no Ginásio do CIC. A tarde e a noite também terá jogos do Vôlei Adaptado no Ginásio do CIC e no Ginásio do CSU Luis de Freitas, no Jardim Durval Nicolau.