Ter08202019

Last update11:26:27 AM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Estação das Artes será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira

Estação das Artes será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira

 

Cerimôniaterá a presença do secretário estadual de Justiça

Após a conclusão das obras de restauro, adaptação e reforma completa, a Prefeitura de São João da Boa Vista inaugura oficialmente nestaquinta-feira, dia 30, às 15h00, o complexo cultural Estação das Artes.  

A cerimônia será aberta ao público eterá a presença do Secretário Estadual de Justiça, desembargador Paulo Dimas Mascaretti, autoridades municipais e diversas atrações culturais programadas pelo Departamento Municipal de Cultura. 

Localizado à Praça Rui Barbosa, 41, no bairro Rosário, o prédio da Estação das Artes tem 1.170, 50 m² e receberá o nome do ex-diretor municipal de Cultura, João Roberto Simões. 

Trata-se de uma homenagem do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho ao idealizador da Estação das Artes, que ocupou a pasta cultural do município no período de 2013 a 2016.

Beto Simões

João Roberto Simões nasceu em São João e iniciou a carreira no teatro em 1961. Foi ator, cenógrafo, figurinista, sonoplasta, assessor de imprensa e assistente de coreografia. 

Dirigiu o Sindicato dos Atores e Técnicos em Espetáculos Teatrais no Estado de São Paulo (SATED) na gestão Juca de Oliveira, e foi membro da Comissão Estadual de Teatro e diretor da Associação Paulista de Empresários Teatrais (APETESP). 

Como produtor, em parceria com o ator Antonio Fagundes, de quem foi sócio em uma produtora durante 10 anos, representou o Brasil nas festividades dos duzentos anos da Revolução Francesa, com o espetáculo "O País dos Elefantes", nos Festivais de Avignon e Marseille, na França.

Atrações

Uma das atrações culturais definidas para a inauguração é a Camerata de Sopros Boa Vista, formada por alunos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme. Na oportunidade, os músicos, coordenados pelo professor Henrique Borges, irão interpretar um repertório com clássicos eruditos e populares. 

O Coral Vozes de São João, com regência do maestro Estevão Eduardo e participação da pianista Sara Ramos, e o grupo de dança da professora Kevelyn Pestana também estão agendados da cerimônia.

A execução dos hinos nacional e de São João ficará a cargo da Camerata de Cordas 1º Movimento, com a interpretação da cantora Priscila Redher. 

Na ocasião, também será aberta a Exposição Itinerante “Corte do Divino”, no Espaço Cultural Fernando Arrigucci, promovida pelo Museu de Arte Sacra, com curadoria do arquiteto e historiador Antonio Carlos Lorette. 

Estrutura

Para adaptar e restaurar o antigo prédio da Estação Ferroviária e depois transformá-lo em Estação das Artes, a Prefeitura obteve 90% dos recursos por meio de aprovação no Fundo de Interesses Difusos (FID), da Secretaria Estadual de Justiça.

Substituição de forro, portas e janelas, construção de plataformas, pintura externa e interna, revestimentos de piso e nova instalação elétrica fizeram parte dos serviços executados. 

A grande novidade foi a construção de um Teatro com capacidade para 165 lugares, incluindo camarins, banheiros e corredores. A estrutura do espaço tem 500 m², e atende a todas as normas de acessibilidade e segurança.

Na Estação das Artes também funcionam os Departamentos Municipais de Cultura e Turismo, bem como a Academia de Letras de São João, Espaço Cultural Fernando Arrigucci e Sala de Múltiplo Uso para ensaios de bandas e aulas de dança. 

Dentre as repartições está o espaço para as aulas da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme. Ao todo, são 480 alunos matriculados em cursos de sopro (saxofone, flauta, trompete, clarinete), teclado e piano, violão, viola caipira e canto coral.