Ter08202019

Last update11:26:27 AM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Cerimônia oficial de inauguração da Estação das Artes Beto Simões teve presença do Secretário da Justição

Cerimônia oficial de inauguração da Estação das Artes Beto Simões teve presença do Secretário da Justição

Fotos Mirela Borges e Rogério Santos

Na tarde desta quinta-feira (30) foi realizada a inauguração oficial da Estação das Artes João Roberto Simões, cerimônia que contou co, a presença do Secretário Estadual da Justiça, Dr. Paulo Dimas Mascaretti, que na ocasião também anunciou a renovação do convênio do projeto São João Mais Verde. O Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, além do Secretário, recebeu na ocasião várias autoridades, entre elas o Conselheiro do Tribunal de Constas do Estado de São Paulo e ex-prefeito, Sidney Beraldo.

O complexo cultural no Largo da Estação recebeu o nome de Beto Simões, ex- Diretor de Cultura que sugeriu, idealizou e foi um dos maiores incentivadores da Estação das Artes. Restaurado e adaptado pela Prefeitura na antiga Estação Ferroviária, agora é um pólo que oferece cursos gratuitos de música, dança e coral para quase 600 alunos, e conta ainda com um Teatro.

Eventos

A cerimônia teve início na parte externa das instalações com a participação do Coral Infantil Vozes de São João, sob a regência do maestro Estevão Eduardo, e a Camerata de Sopros Boa Vista, formada por alunos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme.

No interior do Teatro da Estação das Artes, com capacidade para 165 lugares, os hinos Nacional e de São João foram interpretados pela Camerata de Cordas Primeiro Movimento, com a participação da cantora sanjoanense Priscila Redher.

O HOMENAGEADO

Para homenagear o ex-diretor de Cultura, Beto Simões, o prefeito Vanderlei instituiu lei municipal para que as instalações recebessem o nome do principal idealizador da Estação das Artes, que ocupou a pasta cultural no período de 2013 a 2016.

“Em dezembro de 2012, o Vanderlei havia acabado de ser eleito prefeito de São João e me chamou para ser o diretor de Cultura. Aceitei e comecei a pensar no que o Departamento poderia levar para São João para incentivar mais a cultural local. Tive a oportunidade de realizar vários projetos.
Estou orgulhoso, feliz e muito agradecido”, disse Beto, que nasceu em São João e iniciou a carreira em teatro em 1961, tornando-se ator, cenógrafo, figurinista, sonoplasta, assessor de imprensa e assistente de coreografia.

A Estação das Artes recebeu recursos a fundo perdido do FID, da Secretaria Estadual da Justiça, como voltou a ressaltar o Prefeito Vanderlei: “Fizemos três projetos: Estação das Artes, Ceagesp [Espaço Cultural Osmar Garcia] e São João Mais Verde, em busca de recursos do FID (Fundo de Interesses Difusos). E tivemos a felicidade de todos eles serem aprovados, mas com prazos. Fomos várias vezes à Brasília e conseguimos o prédio da estação ferroviária para o município durante 99 anos. E depois, começamos as obras. Hoje nós estamos entregando. É um sonho de muito tempo que a gente consegue realizar. Transformamos isso num grande complexo cultural”, concluiu Vanderlei.