Qui08222019

Last update03:03:20 PM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Novo Ginásio de Ginástica Rítmica – mais uma obra pronta no CIC

Novo Ginásio de Ginástica Rítmica – mais uma obra pronta no CIC

Várias foram as melhorias implementas no Centro de Integração Comunitária Dr. Tancredo Neves – CIC/Santo André – pelo Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, que foram sendo entregues ao público a medida que foram sendo finalizadas. O Ginásio Nildes Fontão de Souza foi um dos primeiros a receber uma reforma completa, que incluiu deste reparos na cobertura até um moderno piso flutuante para modalidades de basquete e vôlei, que já está sendo utilizado em treinamentos e jogos oficiais de campeonatos regionais e estaduais, área para judô.

Diante da impossibilidade de transformar a quadra do ginásio e a adequar a medidas oficiais para campeonatos oficiais de futsal e handebol, o Prefeito Vanderlei construiu um novo Ginásio no complexo do CIC/Santo André, localizado ao lado do moderno prédio administrativo, obra também já executada, pronta e sendo utilizada.

Ao lado deste novo prédio e do novo ginásio, no complexo aquático Narciso de Oliveira, o Prefeito Vanderlei construiu uma nova piscina, de 25 metros e aquecida, utilizada para campeonatos e para receber alunos e alunas da Hidroginástica, inclusive com turmas para a Terceira Idade. A piscina ainda é utilizada para os treinamentos do Projeto Jorge Abbud Natação de Ouro que na parceria com a Prefeitura prepara crianças e jovens para competições oficiais, e ainda oferece treinamentos a nadadores da 3ª Idade.

E agora foram concluídas o moderno Ginásio de Ginástica Rítmica, espaço que ganhou também aparelhos profissionais. O moderno espaço é voltado a treinamentos gratuitos e formação de ginastas; tem dimensões de 43 metros de comprimento por 13 metros de largura, e inclui estrutura profissional de competição.

Instalações com aparelhos oficiais

O prédio reúne aparelhos de solo com molas, cavalos com alças, cama elástica, argolas, salto sobre mesa, paralelas assimétricas e traves, bem como vestiários adequados e fossos. O Prefeito Vanderlei esteve nesta semana no Ginásio de Ginástica Rítmica, conversou com os professores e reforçou que o CIC precisava mesmo de uma grande reforma e construção de novos espaços.

“Toda vez que é liberado um equipamento como este, você sente que está melhorando as condições de trabalho dos profissionais e cumprindo o que foi proposto. A gente procura gastar o recurso público com bastante critério para servir à população. Esporte é um direito de todos, bem como saúde e educação. Temos seriedade e isso é uma demonstração”, afirmou.

Capacidade de alunos

Segundo o professor Ricardo Herrera, o novo ginásio tem capacidade para quase 300 crianças e adolescentes (há 40 inscritos na lista de espera). 

A escolinha de ginástica da Prefeitura tem atividade as segundas,terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Já os treinamentos para atletas, que representam o município em competições, são realizados desegundaasexta-feira, das 8h às 11h. 

“É um ginásio de treinamento com instalações de ‘primeiro mundo’. Agora, temos todos os aparelhos oficiais. Antes, quando chegávamos nas competições, não tínhamos esses aparelhos”, explicou.

A aluna Liz Evangelista, 10, ficou admirada com a estrutura do ginásio. “Eu comecei esse ano, faz 4 meses. Gostei muito porque ficou parecido com ginásio americano. Eu amo competir e fazer ginástica”, disse.

A dona de casa Tatiane Sanchez, moradora da Vila Primeirode Maio, acompanha o treinamento da filha Thainá todos os dias. “Faz dois anos que ela faz ginástica no CIC. Eu prefiro que ela fique aqui na ginástica e não na rua ou no celular”, reforçou.

Incentivo à modalidade esportiva

O diretor de Esportes de São João, o professor Rodolfo Herrera Felipe, avaliou que a modalidade de ginástica artística está fase de crescimento na cidade.

“É uma ferramenta inclusiva para pessoas através do esporte poderem futuramente virar atletas profissionais ou aprender a lidar com regulamentos e regras na vida. Agora, com esse espaço qualificado e profissionais competentes, a gente espera evoluir muito mais”, garante.

O Complexo do CIC ainda tem à disposição da população, gratuitamente, pista de atletismo e estádio de futebol.

“Eu vejo o CIC como um centro de excelência. Aqui a gente vê movimentação o dia todo de gente praticando atividade esportiva sem custo nenhum”, finalizou Rodolfo.