Dom11172019

Last update01:55:46 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Programação cultural festeja os 105 anos do Theatro Municipal

Programação cultural festeja os 105 anos do Theatro Municipal

Elogiado por consagrados artistas nacionais e internacionais, principalmente pela parte acústica, o Theatro Municipal, centenário patrimônio histórico e cultural sanjoanense foi construído em 1913 e inaugurado em 31 de outubrodo ano seguinte.

A história registra que o Theatro enfrentou muitas crises e passou por mudanças. Conforme consta em arquivos, o prédio já abrigou cinema, salão de baile e, até mesmo, chegou a ser vendido e cogitado para se transformar num supermercado.

Tombado pelo Condephic (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural Ambiental), o Theatro Municipal é da Prefeitura de São João da Boa Vista, mas a administração do prédio é realizada pela Associação dos Amigos do Theatro Municipal (AMITE), desde 2003. 

Para comemorar os 105 anos deste patrimônio histórico-cultural do município, foi elaborada uma programação, todas com entrada gratuita.

O primeiro evento será na quarta-feira, dia 30 de novembro, às 20h30, com um concerto especial da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, sob a regência do Maestro Agenor Ribeiro Neto.

No repertório da noite, clássicos populares de Rita Lee, Luiz Gonzaga, Frank Sinatra e Amy Winehouse.

Além dos 65 músicos da Orquestra, o concerto contará com as participações das cantoras Amanda Biceglia, Marcela Picinato e Walgra Maria.

“É um repertório bem alegre. No gancho do Outubro Rosa [campanha de conscientização para alertar mulheres e a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama], nós teremos essas cantoras como nossas convidadas”, explica o maestro Agenor, que também contará com a presença do regente Jota Lobo.

Formada em 2010, na administração do ex-Prefeito Nelson Nicolau, a Jazz Sinfônica se apresentou pela primeira vez no Theatro Municipal.

O Maestro Agenor enfatiza que a exibição terá um significado relevante - “Vamos fazer um concerto com muito amor e gratidão por termos esse espaço aberto tão precioso para a Orquestra. É o nosso templo. Nós ‘nascemos’ dentro dele. E vivemos grandes momentos ao longo desses quase 10 anos de Jazz Sinfônica”. 

No dia 31 de outubro, no dia do aniversário do Theatro, o prédio ficará aberto o dia todo para visitação e apresentações artísticas gratuitas. É o Theatro de Portas Abertas.

Também no dia 31, mas às 19h30, o evento será o Cine Garagem, sessão de cinema ao ar livre.