Qua09232020

Last update04:00:46 PM

 

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Práticas inspiradoras motivam alunos da UNIFAE

Práticas inspiradoras motivam alunos da UNIFAE

Sempre buscando inovar nas dinâmicas educativas e incentivar os estudantes a partir da vivência de profissionais bem sucedidos, a UNIFAE promoveu duas atividades inspiradoras nos cursos de Pedagogia e Administração.

Na primeira semana de março, enquanto os graduandos de Pedagogia participaram de uma aula prática que abordou métodos de ensino a partir do malabarismo (foto), os alunos do curso de Administração receberam o empreendedor Almiro Grings para um proveitoso bate-papo. 

Aprender brincando

“Nós associamos os malabares ao desenvolvimento psicomotor, então propus que os alunos confeccionassem as próprias bolinhas”, explica o Prof. Cassio de Almeida, que conduziu a atividade com os futuros docentes: “Poderíamos ter usado o material pronto, mas a ideia foi também mostrar a eles como confeccionar o brinquedo”.

Cassio ainda destacou outros aspectos relevantes que foram trabalhados. “É inerente à criança o ato de brincar, faz parte dela, mas muitas brincadeiras vêm se perdendo em função das novas tecnologias e ambientes cada vez mais fechados. Então, na escola, tentamos replicar um espaço recreativo, de uma forma educativa. Ou seja, o ato de brincar se torna uma ferramenta educacional”, enfatiza o professor.

A metodologia do curso tem chamado a atenção de alunos como Francislene Barbosa: “É uma sensação gostosa estar aprendendo e perceber que vou conseguir passar este conhecimento para outras pessoas. Durante atividades como esta, conseguimos nos colocar no lugar da criança, sentir as dificuldades que ela possa ter e, desta forma, ajudar com muito mais facilidade”.

Segundo o professor Cassio, este sentimento vivenciado pela estudante é fundamental para forjar um bom profissional. “Compreender qual é a sensação do ato de brincar é de extrema importância. A vivência da irritação com o erro é normal, mas o professor tem de saber como orientar a criança para que este sentimento não se externalize em gestos agressivos”, conclui.

Inspiração para futuros administradores

A convite do professor de Logística, Luís Pascoal Belmonte, que também coordena o curso de Administração, o empreendedor Almiro Grings conversou com os estudantes sobre a sua rica experiência.

“A história do Sr. Grings pode incentivar nossos estudantes em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, pois ele é uma figura de destaque no empreendedorismo regional”, ressalta Luís Paschoal.

Proprietário da Grings Alimentos Saudáveis, fundada no início da década de 90, Almiro conta que começou com a apicultura: “Era um hobby que praticava nos fins de semana, mas o negócio começou a se expandir, e eu me profissionalizei. Em 2012, transferi a sede da empresa de Águas da Prata para São João da Boa Vista.”

A visão empreendedora e a experiência logística de Almiro Grings não se esgotaram no âmbito empresarial. Ele é também o idealizador do Caminho da Fé, percurso que liga Águas da Prata a Aparecida do Norte, inspirado no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

O projeto foi formalizado no início de 2003, com a criação da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, composta por um conselho deliberativo representado pelos prefeitos das cidades que integram o percurso e uma diretoria executiva, que desde então subsidia todo o funcionamento da rota.

Composto por cerca de 970 km, dos quais aproximadamente 500 km atravessam a Serra da Mantiqueira, o trajeto passa por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. “Levando em conta o histórico de romarias no Brasil, a beleza natural do caminho e a experiência que tinha vivenciado na Espanha, imaginei que não tinha como não dar certo por aqui. De fato, foi o que aconteceu. Em 2020, o nosso Caminho da Fé está completando 17 anos.