Qui04022020

Last update02:09:42 PM

 


Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Covid-19 avança e eventos no Estado de São Paulo são cancelados

Covid-19 avança e eventos no Estado de São Paulo são cancelados


O Ministério da Saúde confirmou que já há casos de transmissão comunitária do novo coronavírus nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Pela divulgação dos números de infectado, o número de infectados no Brasil já passou de uma centena,  e a maior parte dos doentes estão no Estado de São Paulo. 

Um avanço da doença é a confirmação de transmissão comunitária, que ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.

O infectologista David Uip, que coordena a resposta ao coronavírus em São Paulo, já havia afirmado que essetipo de transmissão estava ocorrendo no país. A transmissão comunitária é diferente da transmissão local. São considerados casos de transmissão local aqueles em que a infecção ocorreu no Brasil, mas foi possível identificar qual paciente transmitiu o vírus.

A terceira classificação utilizada pela área de saúde é a de caso importado, quando o paciente infectado contraiu o vírus em viagem a um outro país.

AULAS E EVENTOS SUSPENSOS

O Governador João Doria confirmou, nesta sexta-feira (13), que São Paulo vai intensificar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda (16), o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde. 

A interrupção das aulas e restrição de eventos com público visa reduzir a circulação de pessoas, uma vez que os serviços de saúde confirmaram a transmissão local do covid-19 em São Paulo. A contaminação já ocorre entre pessoas que residem no estado e não viajaram para países onde a contaminação ocorria anteriormente.

 A rede estadual de ensino reúne 5,1 mil escolas e atende 3,5 milhões de alunos. As aulas serão interrompidas gradualmente a partir do dia 16 até o próximo dia 23, quando a paralisação será total nas unidades de ensino. O Governo de São Paulo recomenda que a medida também seja adotada por todas as escolas particulares do estado.

 Na semana que vem, as escolas permanecerão abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos. Os idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves provocados pelo covid-19.

A retomada do ano letivo só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no estado de São Paulo.

Já a partir deste sábado (14), os eventos promovidos pelo Estado que poderiam reunir aglomerações com mais de 500 pessoas estão suspensos por tempo indeterminado. A mesma restrição deve ser seguida em eventos particulares de qualquer natureza – cultural, esportiva, religiosa etc. Neste final de semana, sorteios de casas do CDHU na região – Casa Branca e Santa Cruz das Palmeiras – foram suspensas.

Governo federal

O Ministro da Saúde confirmou a liberação de R$ 94 milhões para São Paulo investir em ações previstas no plano estadual de contingência. Mandetta também disse que a União reservou R$ 1 bilhão para custear a ampliação de horários de atendimento em unidades de saúde de todo o Brasil.

EM SÃO JOÃO

A Saúde Municipal em São João monitora casos de pessoas que chegaram de viagens internacionais recentemente, mas que não apresentam qualquer sintoma de estarem infectadas.

Nenhuma medida foi tomada pelas autoridades sobre o adiamento de eventos na cidade. Neste sábado, por exemplo, a Feita Junto na praça central, o Campeonato Regional de Natação na Sociedade Esportiva Sanjoanense, e um espetáculo no Theatro Municipal foram mantidos. Na próxima semana, a Prefeitura Municipal divulgou lançamento do Programa Viver e Ser Feliz para o dia 19, que por ora está confirmado pois nenhum comunicado foi divulgado. A Caminhada da Lua Cheia até o Bar da Serra neste sábado (14) e o Baile na Praça neste domingo, dia 15, com o cantor Toninho Show, também será realizado, pois não houve qualquer comunicado de cancelamento dos eventos.

Em Águas da Prata a Prefeitura Municipal cancelou a realização da Máster Feira que estava marcada para terça-feira, dia 17 de março.