Qui07092020

Last update11:55:17 AM

 

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia TV UNIFAE transmite o 1º Encontro Virtual da ABCIBER

TV UNIFAE transmite o 1º Encontro Virtual da ABCIBER

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, com apoio da UNIFAE, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) realiza o primeiro encontro totalmente digital, tendo como tema geral “Reconfiguração da Vida, Ciência Colaborativa e Futuro Online”.

Diante do novo cenário de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, a forma de comunicação entre as pessoas foi profundamente alterada e a vida digital ganhou destaque. Para discutir o assunto, o Encontro Virtual da ABCiber se propõe a abordar três tópicos básicos: “A cibercultura e sua importância nas novas formas de comunicação humana em tempos de crise”, “As atividades educacionais e o uso das tecnologias digitais” e “Ciência colaborativa e a perspectiva do fazer científico contemporâneo”.

Para o coordenador do curso de Comunicação da Instituição e da TV UNIFAE, Prof. Dr. Paschoal Dias Neto, esta parceria entre UNIFAE e ABCiber tem duas vertentes muito importantes: “Desde 2016, quando iniciamos a transmissão deste evento de magnitude internacional, temos nos aprimorado e qualificado como geradores de conteúdo e divulgação científica, papéis fundamentais de uma TV Universitária. Outro aspecto que é preciso destacar diz respeito às oportunidades de conciliar Comunicação e Pesquisa, pois não estamos tratando apenas de divulgação, mas do aspecto pedagógico, reforçando uma de nossas diretrizes acadêmicas. Ao envolver alunos e professores na discussão do tema da cibercultura, estamos tratando de uma pauta que já era importante, mas se tornou fundamental. É certo que o mundo caminhava a passos largos para a digitalização, mas a pandemia acelerou abruptamente esta jornada, tornando urgente a discussão deste novo mundo em que vamos viver.”

Compartilhando desta visão, a reitora da UNIFAE, Profa. Dra. Maria Helena Cirne de Toledo, reafirma que esta parceria de fato ampliou horizontes para o desenvolvimento acadêmico: “A ABCiber ao identificar tendências tecnológicas que se intensificaram com a pandemia, possibilitou a discussão das diferentes variáveis que se apresentam. O que permitiu que novos temas viessem a despertar o interesse de alunos e professores da UNIFAE, que desta forma se sentiram motivados a fazer publicações e tiveram trabalhos aprovados inclusive neste Encontro Virtual 2020, valorizando a produção científica da Instituição”.

Tendo participado da reativação da ABCiber, ainda quando aluno de doutorado da PUC-SP, o Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, reitor administrativo da UNIFAE, recorda que desde as primeiras tratativas de colaboração entre as instituições, a percepção da qualidade do trabalho já era reconhecida: “Convidado pelo professor Trivinho, na época meu orientador e coordenador do departamento de Comunicação e Semiótica, tivemos várias reuniões e coloquei a UNIFAE à disposição, destacando a competência do nosso Laboratório de Comunicação (Labcom). Nossa proposta foi aceita e, após a transmissão do primeiro evento, não só fomos elogiados por toda a equipe, mas o professor Trivinho confirmou nossa participação nos anos seguintes, enfatizando nossa competência, comprometimento e a capacidade técnica durante todo o processo da transmissão ao vivo. Desde então, já participamos da transmissão de outros três eventos físicos e, agora, faremos nossa primeira transmissão virtual.”

Atualmente, participando como diretor de Comunicação da nova gestão da ABCiber, com o apoio do Prof. Me. Marcelo Gonçalves do Labcom, que vai coordenar todas as transmissões pela TV UNIFAE, Marco Aurélio se sente honrado pela oportunidade de ampliar o reconhecimento nacional e internacional da UNIFAE: “Isto nos dá um panorama muito positivo do trabalho de Comunicação da Unifae. Estou certo de que a ABCiber nos abriu um novo caminho e, cada vez mais, somos respeitados e reconhecidos, tendo a oportunidade de divulgar nossa atuação de uma forma que não seria possível sem esta importante parceria.”

Conheça a ABCiber - Entidade interdisciplinar científica e cultural, tem como objetivo principal congregar pesquisadores, grupos de pesquisa, instituições e entidades brasileiras do campo de estudos da cibercultura, que mapeiam importantes dimensões e tendências da civilização tecnológica contemporânea.