Seg10262020

Last update04:54:45 PM

 

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia A SAGA DO ZÉ

A SAGA DO ZÉ

(Fotos de Zé na Selaria, no Sempre Vale e a artista Vânia Palomo com sua escultura)

Um cachorro que ganhou manchetes e ocupou os corações de crianças, jovens e adultos. Por razões que nem a razão pode definir, aquele cão simpático em determinado momento deu um outro rumo à sua vida. Morava com uma família nas proximidades do CIC/Santo André, mas resolveu ingressar na vida acadêmica e passou a frequentar as dependências da UNIFAE. Aos poucos foi ganhando a simpatia e o coração dos universitários, e não demorou muito para que ele escolhesse também participar da vida esportiva: e escolheu o time vitorioso de basquete. Participava dos treinos, na hora do jogo chegava no CIC, uniformizado, e até circulava pela quadra na apresentação do time, durante o jogo. E ao final de cada um deles, estava lá para as fotos, com os atletas e com o público. Até fila o Zé enfrentava, mas pacientemente atendia a todos para os cliques.

Na região do CIC, Bar do Marcelo, Supermercado Sempre Vale, UNIFAE, o Zé era muito conhecido, e também recebia o carinho de todos. Era um cão muito especial.

Mas o Zé morreu no início deste ano. Com a permissão de sua família, foi enterrado no jardim da UNIFAE, local que adotou como segunda casa e que ele amava. Era um amor universal. Todos tinham por ele muito carinho.

O time de basquete resolveu então fazer uma homenagem ao Zé, para eternizar sua imagem na lembrança de todos, afinal ele era conhecido e reconhecido na cidade. E começou a “vaquinha” para fazer a estátua do Zé e colocá-la no local onde ele foi enterrado.

A artista escolhida para fazer a estátua foi Vânia Palomo. E ela foi surgindo e ao final, recoberta de bronze, ficou perfeita, Obra de arte admirável.

A idéia era colocar a estátua do Zé no local onde ele está sepultado com uma adequação na grade da UNIFAE de modo que a população pudesse estar perto dela, tirar fotos. Mas a Prefeitura Municipal não permitiu, alegando que o prédio era tombado como patrimônio público. O arquiteto Lorette fez laudos que apontavam que o prédio não seria descaracterizado. Mas o processo permanece no Departamento de Engenharia da Prefeitura, sem autorização.

João, um dos atletas do time de basquetebol que o Zé adotou como seu time do coração, junto com outros companheiros propuseram um modo da comunidade se lembrar do cachorro amigo e poder admirar a obra de arte de Vânia Palomo. Fazer uma exposição itinerante da estátua do Zé.

Nesta quinta-feira, 17 setembro, a exposição teve início. Como a ideia era começar pelos locais que o Zé costumava frequentar, a estátua foi colocada na entrada do Supermercado Sempre Vale na Avenida Rodrigues Alves, com aprovação dos gerentes responsáveis.

Mas a exposição no supermercado não durou muito não. Mas enquanto ele esteve lá, foi um sucesso! Horas depois “forças ocultas” interferiram para que a estátua do Zé fosse retirada.

E o Zé ganhou ainda as redes sociais. Ele já está no Instagran. E quem tirar fotos na exposição itinerante do Zé ou tiver imagens dele em algum momento de sua vida, é só enviar que será publicado.

A SAGA DO ZÉ. Quem será que não gosta daquele meigo cachorro que foi a alegria de muitos, muitos em eventos esportivos no CIC/Santo André? Até no JORI/2019 ele esteve presente.

Mas a estátua do Zé vai continuar sua exposição itinerante. Há vários outros estabelecimentos que manifestaram interesse em expor a estátua do Zé, obra de arte de Vânia Palomo.

Meio a contragosto, o Zé ficou pouco tempo no Sempre Vale. Mas já pode ser visto, lindo, na SELARIA SÃO JOSÉ, na Avenida Dona Gertrudes.

Quer participar? Tire uma foto, comente, envie.

E o Zé tem até Instagram. Confira lá - @mascoteze5