Sex12042020

Last update04:48:38 PM

 

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE UNIFAE INICIAM ATENDIMENTOS NA CLINION

ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE UNIFAE INICIAM ATENDIMENTOS NA CLINION

 

Desde o dia 14 de outubro, estudantes do 10º. período de quatro cursos da área de Saúde da UNIFAE (Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Farmácia) estão realizando estágios multidisciplinares na Clinion (Centro de Tratamento do Câncer).

Animada com o retorno das atividades e, especialmente com a novidade dos atendimentos na Clinion, a estudante de Fisioterapia Fernanda Almeida comenta: “Será um aprendizado imenso, principalmente neste momento que vivemos em função da pandemia. Poder usar nosso conhecimento para contribuir com os pacientes é maravilhoso. Agradeço a UNIFAE por nos proporcionar esta oportunidade.”

Os estudantes já estão habituados a realizar os atendimentos na Clínica de Fisioterapia da UNIFAE, que se tornou referência no atendimento oncológico em São João e região, mas com esta nova parceria, eles ampliam a vivência em outros serviços terapêuticos, explica a Profa. Me. Vanessa Fonseca Vilas Boas, coordenadora do curso de Fisioterapia: “Nossos alunos atenderão os pacientes da Clinion de pré e pós-operatório, quimioterapia e radioterapia. Além disso, serão incluídos na rotina dos pacientes, com um contato multiprofissional durante os atendimentos”.

Na área de Enfermagem, segundo a coordenadora Profa. Me. Giovanna Vallim Jorgetto, a contribuição dos estudantes será fazer levantamentos estatísticos, prontuários, assessoria nos consultórios e acolhimento humanizado ao paciente: “Infelizmente, o número de casos de câncer tem aumentado, mas a assistência oncológica também tem crescido muito em todo o território nacional. Por isso, essa oportunidade será um grande diferencial para o aluno da UNIFAE.”

Dara Santos Amorim, estudante de Psicologia, já decidiu que quer trabalhar com Oncologia: “Pretendo seguir carreira na área Hospitalar, com atendimento ao paciente oncológico, então esta vivência será muito importante para mim. Não poderia haver oportunidade melhor.”

Benefícios mútuos

Enfatizando a importância de colocar em prática o aprendizado das salas de aula, a Profa. Me. Ana Vergínia M. da Costa Fabiano declara: “O tratamento de câncer provoca mudanças profundas na vida do indivíduo. Por isso, trabalharemos os aspectos emocionais para que estes pacientes compreendam os impactos que a doença pode causar e aprendam a lidar com esta circunstância.”

A contribuição dos estudantes do curso de Farmácia será a manipulação e administração dos medicamentos quimioterápicos. “Eles atuarão na área de Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Gerenciamento de Farmácia e aquisição de insumos farmacêuticos, experimentando áreas de atuação diversificadas.”, explica a Profa. Dra. Ana Paula Sendão, coordenadora do curso.

Além de todo o aprendizado que resultará para os alunos da UNIFAE, a parceria com a Clinion também trará benefícios para a empresa, como comenta a gerente administrativa Tatiana Junqueira: “Já entrosamos cada um em suas funções. Com a troca de conhecimentos entre os estudantes e funcionários, nós só temos a crescer.”

Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Laura Rezende, esta parceria representa um ganho muito grande: “Como docente do curso de Fisioterapia fico orgulhosa com o reconhecimento público que já conquistamos na área de atendimento oncológico. Agora, teremos a possibilidade de desenvolver também outros projetos acadêmicos, como os de iniciação científica, área em que a Instituição vem investindo fortemente.”