Qui05262022

Last update04:34:26 PM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Setor de Equinos do Hospital Veterinário Unifeob funciona 24 horas por dia

Setor de Equinos do Hospital Veterinário Unifeob funciona 24 horas por dia

Foto Matheus Lianda/Unifeob

 

O Hospital Veterinário Unifeob é uma referência regional no atendimento, diagnóstico e tratamento de pequenos e grandes animais. Utilizado pelo curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário, é responsável por um serviço indispensável para a sociedade, além de contribuir sobremaneira para a formação de profissionais de excelência muito requisitados pelo mercado.

Um dos destaques da estrutura é o Setor de Equinos. Médicos veterinários plantonistas e residentes trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados e datas festivas, para garantir um atendimento eficiente e acompanhamento completo aos pacientes internados. “Contamos também com a ajuda dos estagiários, que aproveitam o período de férias para colocar a mão na massa participando dos atendimentos e cirurgias”, conta a médica veterinária responsável Bárbara Pessinatti. “Atendemos todas as emergências, seja qual for o horário, e os animais internados são monitorados dia e noite”.

Entre os casos mais frequentes está a síndrome cólica ou abdômen agudo, quadro de dor abdominal que pode envolver qualquer órgão da cavidade abdominal. “É uma patologia muito presente na espécie equina, sempre considerada uma emergência”, explica Bárbara. “Também atendemos neonatos que necessitam de monitoramento intensivo”.

Estrutura

Além da dedicação do time e constante aprimoramento técnico e acadêmico, uma grande aliada no tratamento dos pacientes é a tecnologia. “O Hospital Veterinário tem aparelhos de raio-x e ultrassom, laboratório de análises clínicas, além de parcerias com veterinários que oferecem serviços de ozonioterapia, shockwave, reabilitação e fisioterapia veterinária”, relata Bárbara, que aproveita para enfatizar a estrutura à disposição. “Temos capacidade para alojar nove equinos em baias, além de dois troncos de contenção. Em breve, teremos oito piquetes para também atender à demanda de internação”.

Nada disso seria possível, porém, sem uma equipe de profissionais notáveis de diversas especialidades. Além de atender, diagnosticar e tratar os animais, são responsáveis por ensinar os futuros médicos veterinários com toda sua expertise. Fazem parte do quadro Bárbara Pessinatti e Amanda Ribeiro, que atuam na área de Clínica Médica de Grandes Animais; Rogério Navarro, Alex Martins, Renan Grigoletto e Bruno Braguetta, da área Cirúrgica de Grandes Animais; Juliana Bonfante e Giovani Dal Bo, anestesistas; e Gustavo Celotti e Rafael Megale, aprimorandos no Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais.

O Hospital Veterinário atende São João da Boa Vista e região com os serviços de clínica médica e cirúrgica, diagnóstico por imagem e laboratorial, internação e monitoramento intensivo e medicina integrativa como suporte aos pacientes. Está localizado no Campus Mantiqueira da Unifeob, na Av. Dr. Octávio da Silva Bastos, 2439 – Jardim Nova São João.