Qui06302022

Last update02:24:00 PM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia EPIDEMIOLOGISTA ALERTA PARA A 4ª ONDA DA COVID-19

EPIDEMIOLOGISTA ALERTA PARA A 4ª ONDA DA COVID-19

Imagem: Fusion Medical Animation/Unsplash/SAÚDE é Vital

 

A epidemiologista Ethel Maciel afirmou na manhã de hoje que o Brasil corre sérios riscos de passar por mais uma nova onda de covid-19, assim como já acontece na Argentina. Em entrevista à rádio CBN, a especialista destacou que "o Brasil já tem todos os elementos para uma quarta onda de covid-19". Os elementos apontados pela professora da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) são uma cobertura vacinal desigual e também o fato de, pela primeira vez desde fevereiro deste ano, a Rt (taxa de transmissão) ter ficado acima de 1.

Cientistas consideram o número 1 como o teto da Rt. Com esse valor, cada pessoa infectada pode contaminar outra, mantendo a estabilidade de casos. A meta é baixar esse número porque, se ele ultrapassar esse patamar, cada doente poderá contaminar mais de uma pessoa.

A especialista alerta que diante de uma real ameaça de uma nova onda de contágio, é necessário insistir no uso de máscaras.

Em entrevista ao UOL News no dia 20 de maio, o médico sanitarista Gonzalo Vecina já havia alertado para as consequências do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras.

Vecina, entretanto, descartou a iminência de uma quarta onda por enquanto, atribuindo o aumento de casos às medidas de flexibilização adotadas pelos governos.