Dom11182018

Last update09:34:36 AM

 


Back Você está aqui: Home Mundo Fim da guerra entre Etiópia e Eritreia

Mundo

Fim da guerra entre Etiópia e Eritreia


Etiópia e Eritreia assinaram nesta segunda-feira (09/07) uma "declaração de paz e de amizade" na capital etíope, Asmara, confirmando o fim do estado de guerra que existia entre os dois países há duas décadas.

Segundo o governo eritreu, o acordo se apoia em cinco pilares e foi assinado pelo presidente eritreu, Isaías Afewerki, e o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, ao final de uma reunião, a primeira entre governantes da Etiópia e da Eritreia em 20 anos.

Os líderes destacaram o início de uma era de paz e amizade e que ambos os países trabalharão para promover uma cooperação próxima nas áreas política, econômica, social, cultural e de segurança.

"Concordamos com a retomada do tráfego aéreo e marítimo, a movimentação de pessoas entre os dois países e a reabertura de embaixadas", declarou Ahmed, depois das conversações com Afewerki. O acordo também permitirá aos cidadãos dos dois países se mudar e trabalhar nos territórios de ambos, destacou.

Além disso, serão implementadas decisões fronteiriças, justamente o ponto que acabou com as relações diplomáticas assinadas em 2000 no Acordo de Argel, quando a Etiópia se negou a ceder à Eritreia a cidade de Badme.

A aproximação inclui a reabertura das linhas aéreas e das ligações telefônicas entre os dois países e prevê também o desenvolvimento conjunto dos portos eritreus, uma das prioridades de Ahmed desde que chegou ao poder. Ele planeja reativar a Marinha do país e já havia negociado para isso com outros países da região, como Somália e Djibuti.