Dom03242019

Last update02:49:01 PM

 


Back Você está aqui: Home Mundo Sínodo sobre Amazônia será realizado de 6 a 27 de outubro no Vaticano

Mundo

Sínodo sobre Amazônia será realizado de 6 a 27 de outubro no Vaticano

(Foto EFE/EPA/Giuseppe Lami)

 

O Sínodo dos Bispos convocados para debater sobre a região da Amazônia será realizado de 6 a 27 de outubro deste ano, anunciou nesta segunda-feira o escritório de imprensa do Vaticano. A assembleia de bispos, que refletirá sobre o tema "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral", tem como objetivo responder às "injustiças" na região, que é vital para o planeta, segundo o documento preparatório.

Antes do anúncio da data, o papa Francisco recebeu hoje o cardeal brasileiro Cláudio Hummes e o arcebispo de Quibdó (Colômbia), Juan Carlos Barreto, membros da Rede Eclesiástica Pan-Amazônica. Devido à especificidade deste Sínodo, somente participarão bispos dos países amazônicos, vindos de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, e Guiana Francesa (102 no total). Também estão convidados representantes dos países da Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM) e representantes indígenas.

Segundo documento de preparação, a Igreja foi convocada para "responder às situações de injustiça da região, como o neocolonialismo das indústrias extrativistas, os projetos de infraestruturas que danificam sua biodiversidade e a imposição de modelos culturais e econômicos alheios à vida dos povos".

Além disso, será debatida a situação dos povos "indígenas, ribeirinhos, e afrodescendentes", e também como a Igreja pode enfrentar a falta de religiosos nestas áreas. Para conhecer melhor os problemas, o Vaticano enviará um questionário às igrejas locais para conhecer as realidades da região e dar soluções e que servirá também para a elaboração do documento de trabalho que será utilizado no Sínodo.