Sab12072019

Last update03:42:00 PM

 


Back Você está aqui: Home Mundo Maior terremoto em décadas deixa mortos na Albânia

Mundo

Maior terremoto em décadas deixa mortos na Albânia


O maior terremoto a atingir a Albânia em décadas deixou mortos e cerca de 300 feridos nesta terça-feira (26/11), destruindo edifícios e enterrando vítimas nos escombros.

O epicentro dos tremores de magnitude 6,4 estava a 34 quilômetros a noroeste da capital, Tirana, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo.

O terremoto ocorreu às 3h54 no horário local e fez com que muitas pessoas deixassem suas casas no meio da noite. Os maiores danos ocorreram na região da cidade costeira de Durres, onde um hotel de três andares desabou e outros edifícios foram danificados. Três corpos foram retirados dos escombros.

Equipes de resgate trabalham em busca de vítimas em escombros na cidade de Thumane

Em torno de 300 soldados foram encaminhados para Durres e Thumane, onde ainda havia pessoas presas dos escombros, para trabalhar nas operações de resgate,

"o primeiro-ministro albanês, Edi Rama disse que todas as agências do governo estão em alerta e que o vizinho Kosovo enviou uma equipe de resgate para ajudar nas operações. Rama afirmou que outras nações vizinhas ofereceram apoio imediato, assim como a União Europeia e os Estados Unidos, e disse que esteve em contato com líderes da Itália, Grécia e Turquia. A ministra da Saúde, Ogerta Manastirliu, disse que cerca de 300 pessoas ficaram feridas em Tirana, Durres e Thumane.

O sismólogo albanês Rrapo Ormeni afirmou que este foi o sismo mais forte a atingir o país dos Bálcãs desde 1926. A região é propensa a atividades sísmicas. Em setembro, um terremoto na mesma área danificou centenas de residências.