Seg10262020

Last update04:54:45 PM

 

Back Você está aqui: Home Mundo Portugal decreta estado de calamidade e faz restrições contra Covid-19

Mundo

Portugal decreta estado de calamidade e faz restrições contra Covid-19

Após enfrentar alta recorde de casos de Covid-19 na última semana, Portugal endurece medidas de restrição no país que volta ao estado de calamidade – o mais grave antes do estado de emergência.

Entre as medias estão a proibição de reunião de grupos com mais de cinco pessoas. O Governo também informou que vai propor ao Parlamento uma urgência de lei que torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas. Até agora, a proteção só era obrigatória em espaços fechados e nos transportes públicos.

O Governo anunciou ainda que a polícia e as autoridades sanitárias vão intensificar as fiscalizações, especialmente quanto as empresas e restaurantes. Os valores de multas no caso de descumprimento das regras subiram e podem chegar a até 10 mil euros (aproximadamente $ 65 mil).

Assim como em vários outros países europeus, Portugal enfrenta uma trajetória de alta nas infecções por Covid-19. Os casos vêm se agravando particularmente desde meados de agosto. Nesta quarta, o país bateu seu recorde de novas infecções diárias desde o início da pandemia: 2.072 pessoas detectadas com o vírus.

Com os novos casos majoritariamente entre jovens, que tem menor propensão a complicações decorrentes da doença, o número de morte permanece relativamente baixo, Até agora, o país registrou 91.193 contaminações e 2.117 mortes, de acordo com o Governo Português. Na foto, uma senhora na Praça Rossio (foto Reuters)