Qui08162018

Last update12:39:10 PM

 


Back Você está aqui: Home São João

São João

Campus da UNESP/São João será ampliado

Prazo para a obra é de 360 dias

equipe da Seção Técnica de Materiais da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), realizou processo licitatório para contratação de empresa para execução da obra de engenharia da CENTRAL DE SALAS DE AULA, LABORATÓRIOS E ANFITEATRO – BLOCO 2, DO CÂMPUS DA UNESP DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA.

O contrato, no valor de R$ 3.228.548,82,foi assinado pelo diretor da Faculdade, professor titular Pasqual Barretti, com a empresa vencedora CONSTRUTORA OBRAVALE EIRELI EPP. 

O diretor administrativo da FMB, Carlos Antonio Winckler, considerou o processo licitatório, conduzido pela equipe da Seção Técnica de Materiais da FMB, um sucesso, tendo em vista que o valor contratado foi 23,85% menor do valor orçado, gerando uma economia de R$ 1.011.149,00 para a Unesp.

8ª Semana do Livro e da Biblioteca

O Instituto Federal promove a partir de hoje a 8ª Semana do Livro e da Biblioteca, organizada pela  Coordenadoria de Biblioteca (CBI) do Campus São João da Boa. Neste ano, as atividades serão realizadas no período de 14 a 16 de agosto e a instituição estará aberta para a participação dos alunos, servidores e comunidade externa.

A temática da Semana foi decidida pela equipe de servidoras lotadas na CBI e faz uma alusão à literatura, pintura, diversão, tendo como objetivo geral mostrar as variadas facetas da expressão “Pintando o Sete”.

O evento está diretamente vinculado à literatura, à produção de pinturas, à criação de poemas e brincadeiras que relembram a infância. As atividades serão ministradas sob a forma de exposições, intervenção, bate-papo, filmes, oficinas, Hora do Conto e música.

A finalidade do evento é comunicar a literatura, por meio da produção de pintura, de modo lúdico, e destacar a conexão presente entre livros e obras de arte, além de estimular a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento artístico dos participantes.

ATIVIDADES

Durante os três dias do evento, o público poderá apreciar duas exposições: Simbologia do Numeral 7”, número considerado da perfeição; e “Os 7: pinturas e Livros”  para se conhecer sete pintores famosos, suas principais obras e movimentos artísticos e a relação de cada movimento com seus representantes na literatura.

Outra duas atividades oferecidas durante toda a semana são duas Oficinas: “As sete maravilhas da ABNT: citações e referências”, com Emiliane Silvantos e Marica Carolina Gonçalves, sempre no laboratório de Informática; e “Os sete serviços da Biblioteca que você deve utilizar”.

Na quarta-feiram dia 15, no Refeitório do Campus, tem a Hora do Conto – “Bom dia Todas as Cores” com participação de alunos da EMEB Professor Carvalho Pinto.

Também nesta quarta-feira, 15, às 13h00, no auditório da Biblioteca haverá a exibição do filme “Sombras de Goya”, que enfoca a história do pintor espanhol e fala da inquisição do Século 18.

A programação inclui ainda Karaokê, recreação com músicas, palavras e brincadeiras de infâcia, e Balada “Color Biblio: Música e Poesia” com o DJ Gabriel Alves, no dia 16 a partir das 18h30.

Prefeitura promove capacitação para servidores da área administrativa


Por iniciativa do Departamento Municipal de Administração, a Prefeitura de São João da Boa Vista promove nestasegundaeterça-feira, 13 e14 de agosto, uma capacitação voltada aos servidores municipais que atuam na área administrativa.

O curso sobre Licitações e Gestão de Contratos Administrativos é ministrado pela empresa Auditoria e Processamento em Administração Municipal (AUDIPAM).

Segundo a chefe do Setor de Licitações da Prefeitura, Débora Ferraz, a qualificação tem muito a acrescentar à rotina dos funcionários envolvidos. “Essa capacitação veio para somar, trazer mais conhecimento para os servidores, e fazer com que eles, cada vez mais, façam o trabalho de uma maneira mais satisfatória e trazendo mais eficiência para as contratações e compras públicas”.

Entre os vários temas a serem abordados, estão: padronização das aquisições como exigência legal, definição de quantitativos e economia de escala, pesquisa de preços no mercado e exigências constitucionais da licitação.

Na avaliação de Renata Cassiano, diretora do Departamento de Administração, a capacitação é oportuna, pois a dinâmica do setor administrativo requer atualização constante por parte dos servidores municipais que lidam com compras, contratos e licitações. “Um curso como esse contribui para aperfeiçoar processos logísticos e tornar o planejamento das aquisições mais eficiente, sempre em consonância com normas e determinações de órgãos fiscalizadores como o Tribunal de Contas do Estado”, comentou.

Toca do Pagode se apresenta na 5ª Feira Gastronômica em São João


 

Evento organizado pela Prefeitura destaca uma variedade de produtos da culinária local

Na próxima terça-feira, dia 14 de agosto, o Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal realiza a quinta edição da Feira Gastronômica no Galpão da Feira Livre, no Bairro de São Benedito. Além da diversidade de sabores, o evento tem animação municipal, e neste próximo evento, o público vai conferir a animação e os talentos dos músicos do grupo Toca do Pagode.

Com duas horas de samba, o show mostra uma variedade de sucessos, entre antigos e atuais, bem como muita interatividade. A produção do Toca do Pagode reforça que, assim como a feira está repleta de guloseimas, o repertório também traz um recheio especial de canções que prometem não deixar ninguém parado.

“São músicas para todos os gostos que, sem dúvida, vão fazer a galera relembrar os grandes sambas e sucessos do pagode atual. Convido a todos para que compareçam em peso ao galpão da feira-livre para aproveitar a noite”, enfatiza o vocalista do grupo, Juninho Popó.

Com 21 anos de história, o Toca do Pagode é formado por Márcio Gregório (rebolo, violão e vocal), Marcelo Gregório (teclados e direção), Juninho Popó (cavaquinho, banjo e voz principal), Cassinho TP (pandeiro) e Paul Jack (percussão geral e vocal).

A Feira Gastronômica tem a proposta de divulgar, incentivar e fortalecer o ramo gastronômico popular de São João.

Leandro Karnal faz palestra no Theatro Municipal

Foto: R.Trumpauskas 

Na segunda-feira da próxima semana, dia 13 de agosto, a Associação Comercial e Empresarial promove um evento no Theatro Municipal: o filósofo Leandro Karnal é o convidado da noite para ministrar a palestra “Olhando a crise em perspectiva”. O evento, que conta com o patrocínio do Balcão de Empregos, oferecerá uma mensagem de otimismo quanto aos rumos da crise economia e institucional brasileira, mostrando que essas situações trazem oportunidades de crescimento para gestões públicas e privadas. “A crise nos faz pensar e inovar para sairmos dela. Nos permite romper com o estado repetitivo, com paradigmas”, afirma Karnal.

Os ingressos para a palestra podem ser adquiridos na sede da ACE ou solicitados pelo telefone (19) 3634-4302

Sobre o palestrante

Leandro Karnal é historiador, doutor em História Social pela USP e professor na UNICAMP. É convidado de programas como o Jornal da Cultura e Café Filosófico. Escreveu em autoria ou coautoria maisde dezlivros, alguns dos quais estão entre os mais vendidos do Brasil. É membro do conselho editorial de muitas revistas científicas do país. É colunista fixo do jornal Estadão e tem participações semanais nas rádios e canais de TV do Grupo Bandeirantes. Seus vídeos e frases circulam pela internet com grande popularidade.

Senac promove mais uma edição do Casa Aberta com atividades gratuitas

Que tal fazer uma viagem por cada região do Brasil sem sair do lugar? Ou talvez levar a criançada para uma oficinatemática sobre a diversidade cultural brasileira com personagens infantis, jogos e brincadeiras? Tudo isso poderá ser feito durante oCasa Aberta 2018,no Senac São João da Boa Vista,sábado,18 de agosto, das 10 às 16 horas. E a programação promete ainda apresentações musicais e teatrais, com a degustação de muita pipoca, cachorro quente e refrigerante.

OCasa Abertaacontece simultaneamente em todas as 57 unidades Senac e a programação é voltada para toda a família.

Programação

Em São João da Boa Vista, sob o temaDiversidade Cultural Brasileira,a programação foi dividida por regiões brasileiras. Na Região Sul, oTeatro Interativocom personagens gaúchos traz informações sobre cultura. Uma exposição em maquete trará economia, clima e agricultura local. A culinária estará presente com degustação de suco de uva, entre outros elementos da região.  Já na região Sudeste, aSala de Futebolé um espaço dedicado para os amantes do esporte se divertirem, seja no game, no pebolim ou no futebol de botão.

No Centro-Oeste os destaques da programação são a apresentação do o cantor sertanejo Duh Amar  e aExpedição Indígenacom uma roda de conversa sobre a Reserva Indígena de Dourados em Mato Grosso, e uma brincadeira de pescaria promete animar a criançada. Tradicional na culinária da região, bolo de mandioca será servido aos visitantes.

AFarmácia Vivaexpõe ervas e especiarias oriundas da Região Norte do Brasil; proporcionará ao público uma rica experiência de aprendizagem de uma técnica medicinal muito útil para tratamentos e prevenções de diversos problemas de saúde.  Na Região Nordeste, uma demonstração da riquíssima cultura nordestina marca presença no evento com a exposição de artigos e fotos que manifestam a essência da região. O visitante poderá degustar o doce mais famoso do Nordeste: a cocada.

Em frente à unidade, um palco montado a céu aberto receberá o grupo de forró Trio de Gala e o espetáculoUm Boi Bem + Brasileirodo Grupo Rasgacêro, para uma encenação teatral que mistura música, dança e circo e celebra a alegria e os encontros entre diferentes públicos. 

A 3º edição doCasa Abertaem São João da Boa Vista tem o apoio da Prefeitura da cidade por meio das secretarias de Cultura, de Educação, de Assistência Social e do Meio Ambiente.

Serviço

Casa Aberta
Data :18 de agostode 2018
Horário: das 10 às 16 horas
Local: Senac São João da Boa Vista

Endereço:Rua São João, 204 – Centro, São João da Boa Vista/SP
Preço: gratuito

Prefeito fala sobre obras e ações nos últimos cinco anos


O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho participou da sessão da Câmara Municipal destasegunda-feira,6 de agosto. A convite do presidente do Legislativo, Gérson Araújo (MDB), o chefe do Executivo apresentou uma prestação de contas aos vereadores sobre a administração municipal nos últimos cinco anos.

Vanderlei ocupou por cerca de 40 minutos o centro do plenário e projetou nos monitores de TV fotos, indicadores sociais do município e dados resumidos de 96 obras e ações finalizadas ou em andamento, em todas as áreas.

Entre as realizações destacadas estão as construções da unidade de saúde do Bairro Pedregulho, do novo Pátio Centralizador de Serviços e do Centro Dia do Idoso, além de obras em fase acabamento, como o CIC, a Estação das Artes na Estação Ferroviária e os galpões da antiga Ceagesp.

Na presença de todos os 15 vereadores, o prefeito salientou a importância da Câmara na aprovação de leis e projetos que resultaram no conjunto de benefícios ao cidadão sanjoanense.

“Viemos prestar contas de tudo o que estamos fazendo, demonstrando a maneira eficiente como o dinheiro público é investido em São João. E sem a parceria do poder Legislativo, nada disso seria possível, razão pela qual agradecemos a todos os vereadores”, comentou Vanderlei ao final da apresentação.

Professor Micael Chaves é finalista de prêmio musical


O professor Micael Chaves, do Departamento Cultural da Esportiva, está na final do Prêmio Nacional Chico Mario, que premia os melhores violonistas do país.

O Prêmio teve inscritos em todo o Brasil e apenas 12 músicos foram selecionados para a decisão, que acontece no próximo dia 22, no Sesc Paladium, em Belo Horizonte. Após superar as expectativas e ter dezenas de violonistas inscritos de diversos estados do Brasil, o Prêmio Chico Mário

Na Cerimônia da premiação, cada candidato deverá apresentar ao vivo, no violão, uma música composta por Chico Mário, com no máximo oito minutos de apresentação. O primeiro lugar recebe R$ 10 mil, um troféu desenhado pelo artista Maurício Manzo e um violão Yamaha Silent SLG200N. O segundo lugar ganha R$ 2 mil e troféu. E o terceiro, quarto e quinto lugar ganham mil reais cada. Mesmo em sua primeira edição, o Prêmio Chico Mário de Violão já se consagrou como o maior evento de premiação para o violão popular brasileiro, visto que distribuirá R$ 15 mil.

Compartilhando o vídeo do link abaixo o internauta pode ajudar o professor Micael a ganhar mais divulgação da música inscrita no Prêmio Chico Mario, que também vai considerar a audiência na rede para escolher o vencedor:

https://www.youtube.com/watch?v=pXycOq8B1uk

Estudantes de Medicina da UNIFAE iniciam Ciclo de Internato

Teve início, na última quarta-feira (1), o Internato para os alunos do 9º Semestre de Medicina da UNIFAE. A partir de agora, eles estudarão e ajudarão nos atendimentos da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, na Unidade Básica de Saúde do Jardim das Azaléias, na Maternidade de Campinas e no Hospital Sepaco, em São Paulo, sempre com a supervisão e acompanhamento de uma equipe de médicos preceptores da Instituição.

“Nesta primeira fase, eles vão passar 12 semanas em cada área importante da Medicina, divididas em Clínica Médica, Pediatria, Unidades de Saúde da Família e Ginecologia e Obstetrícia, sempre monitorados pelos preceptores da UNIFAE”, esclareceu o professor e médico Frederico Toledo Dall’Otto, atual presidente da Sociedade Sul Mineira de Cardiologia e que será o coordenador do Internato.

Durante todo o período de Internato, eles serão acompanhados por um reforço de peso no cenário educacional: o Prof. Dr. Sigisfredo Brenelli, que teve toda sua graduação, desde a faculdade até o doutorado, na UNICAMP. Atualmente, o docente é Diretor Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica.

Mesmo com tanta experiência, Sigisfredo se surpreendeu com a estrutura da UNIFAE. “Vejo uma faculdade muito preocupada com a relação de leitos, muito mais adequada do que a exigida legalmente, com corpo docente muito bem qualificado e uma preocupação em formar um profissional que o país precisa”, afirmou o médico.

Para o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco Arten, a união de professores renomados com o aprendizado cotidiano será de suma importância para a formação dos alunos. “Será uma experiência muito importante na vida deles. Estamos trabalhando muito, junto com a coordenação e professores do curso de Medicina, para aprimorar ainda mais esta nova fase dos nossos alunos”, declarou Arten.

Para os graduandos, a expectava para os trabalhos é grande. “A ansiedade de estar em contato com a população e de colocar em prática todo conhecimento que obtivemos durante esses anos é enorme. Conversamos muito com nossos professores e vamos trabalhar duro para atender a expectativa da população e nos tornarmos profissionais com atendimento humanizado”, disse Lorena Araújo Marçal, aluna da primeira turma do curso.

METODOLOGIA ATIVA

O projeto pedagógico do curso de Medicina da UNIFAE é baseado no conceito de Metodologia Ativa, que privilegia a formação humanizada, de excelência e orientada às necessidades de saúde da sociedade. Dentro dessa proposta, os alunos realizam diversas atividades práticas, sempre com a supervisão de seus professores.