Ter10232018

Last update05:46:29 PM

 


Back Você está aqui: Home São João

São João

Inclusão e diversidade em debate no Senac

Atividades, jogos e palestrasfazem parte da programação gratuita

Com o intuito de oferecer momentos de sensibilização e disseminar a cultura inclusiva – influenciando na construção de valores em respeito às diferenças –, oSenac São João promove, de 22 a27 de outubro, a Semana Senac da Inclusão e Diversidade 2018.O evento é uma iniciativa do Senac São Paulo e será realizado em mais de 30 unidades da instituição na capital e no interior. Nesta edição, a deficiência intelectual e aDeclaração Universal dos Direitos Humanos, que comemora 70 anos,são os temascentrais da ação.

Um dos destaques da programação da unidade, desegunda-feira  (22/10) asábado(27/10), será aatividade auditivaPraticando a Empatia,na qual os visitantespoderão vivenciar diferentes tipos de experiências de estar no lugar do outro.“Em nosso jardim, teremos fones de ouvido emitindo depoimentos de pessoas com algum tipo de deficiência, com problemas de saúde em geral ou de relatos de preconceitos. Quem ouvirterá a oportunidade de enxergaro mundo com os olhos dos outros. Isso é a essência da empatia”, explicaSandra Folgosa do Amaral, gerente do Senac São João da Boa Vista.

No dia 24/10, das 20 às 21h30, acoordenadora do Centro de Atenção à Aprendizagem e ao Comportamento Infantil – CasuloBetânia Alves Veiga Dell´Agli,ministra a palestraTranstorno de Aprendizagem.

Já no dia 26/10, durante todo o dia, o visitante poderá praticar na biblioteca o jogo virtualDiário de Amanhã,que criauma breve contextualização histórica dos direitos humanos.Essa atividade contribui para o esclarecimento, a divulgação e o engajamento na defesa dos direitos humanos, para que cada pessoa possa encontrar no seu cotidiano um jeito de colocar em prática o que vai expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e não se calar ante as injustiças que testemunha”, explica a gerente.

No mesmo dia, das 20 às 21 horas, o professor de História e Geografia,César Matielo, ministra a palestra Direitos Humanos - 70 anos e a luta pela inclusão indígena.  

Para participar das palestras énecessário fazerinscrição pelo telefone (19) 3366-1100. O evento é gratuito e destinado ao público em geral.

O Senac São João está localizado naRua São João, 204, Centro.

Vigilância Sanitária e Cerest promovem campanha em postos de combustível


Nesta semana, equipes municipais da Vigilância Sanitária (Visa) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) se mobilizam para a campanha regional “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!”

As equipes estão visitando todos os postos de combustível de São João da Boa Vista para orientar frentistas e demais funcionários sobre os riscos e danos à saúde por inalar vapor de gasolina durante os abastecimentos. Também informam aos condutores quais problemas mecânicos e ambientais podem ocorrer ao encher o tanque “até a boca”, ou seja, além do travamento automático da bomba.

Os colaboradores receberam uma capacitação e foram definidas estratégias de atuação e distribuição do material educativo em reunião com o Grupo Técnico Regional de Saúde do Trabalhador.

Perigo

A gasolina é inflamável, mas esse não é o único risco de manipular o combustível. Há várias substâncias químicas nocivas à saúde que podem desencadear doenças como câncer, defeitos genéticos, prejuízo ao feto e à fertilidade, além de danos ao sistema sanguíneo, fígado e sistema nervoso central.

Dentre as substâncias mais perigosas está o benzeno – solvente cancerígeno que pode causar diversas reações por sua ingestão, como vômito, irritação no estômago, convulsão e até morte.

O Vestibular de Medicina da UNIFAE

Resultado será divulgado no dia 1º

Estudantes de todo o Brasil estiveram em São João da Boa Vista, no domingo (14), para concorrer a uma das 60 vagas do curso de Medicina UNIFAE, com início em 2019. O vestibular realizado pela VUNESP, instituição com mais de 35 anos de experiência e credibilidade, ocorreu em clima de festa.

A movimentação no entorno do campus teve início logo pela manhã, quando os candidatos começaram a chegar. A primeira foi Bruna dos Santos, de 21 anos, que veio da Baixada Santista. “Descobri a UNIFAE no cursinho e também por indicação de um amigo, que estuda aqui e fala muito bem dela. Como a preparação para o vestibular começou há muito tempo, estou tranquila”, explicou confiante a candidata.

Já o jovem Eduardo, que está concluindo o Ensino Médio, não conseguiu esconder o nervosismo. “Estou com um friozinho na barriga. É a primeira vez que presto um vestibular de Medicina, mas espero ir bem. O ambiente daqui é muito gostoso, a cidade é calminha, a Faculdade é gigante e bonita”, afirmou.

Todos os vestibulandos e acompanhantes foram recepcionados em uma megaestrutura, montada no estacionamento do campus, com direito a café e um lounge. Tudo foi aprovado pelo pai de Bruna, o médico Marcelo dos Santos: “A primeira impressão foi ótima. Já a acompanhamos há alguns anos e dificilmente encontramos uma estrutura de recepção tão aconchegante com esta. Viemos direto de Santos, mas do pouco que vimos no trajeto também gostamos muito da cidade”.

A recepção da Instituição também chamou a atenção do advogado Antônio Carlos da Silveira, que acompanhou o filho, Eduardo da Silveira, de 17 anos. “Quero parabenizar a UNIFAE, o acolhimento foi muito bom. Nós viajamos cerca de 320 km para estar aqui. Já fui a outras universidades, acompanhando meu outro filho, mas aqui a logística foi muito bem organizada, principalmente para quem vem de fora”, destacou.

O Prof. Dr. Francisco Arten, reitor da UNIFAE, fez questão de acolher pessoalmente os visitantes. “Conversando com as pessoas pude perceber que estavam muito confiantes e felizes por estar aqui. Agradeço muito por terem escolhido a UNIFAE e reafirmo que podem ficar tranquilos, pois temos uma estrutura completa e, ouso dizer, a melhor na categoria de universidades municipais”, enfatiza.

A PROVA

Os portões do prédio principal da UNIFAE foram abertos às 13h00, quando os candidatos puderam entrar e se dirigir às salas de avaliação. Uma hora depois, teve início o vestibular, que contou com a aplicação de duas provas, contendo, respectivamente, questões dissertativas e objetivas, além de uma prova de Redação em Língua Portuguesa.

O primeiro candidato a terminar o processo seletivo foi Matheus Leme, de 17 anos. “Foi uma prova muito interessante. Gostei muito do ambiente e da estrutura daqui”, contou o jovem. Já a primeira sanjoanense a terminar foi Isabela Garcia Merlin, de 18 anos, que deseja ser aprovada para estudar Medicina perto de casa. “Eu prefiro mil vezes estudar aqui do que em outra universidade”, afirmou.

RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 1º de novembro de 2018, a partir das 15h, nos sites www.fae.br e www.vunesp.com.br. Serão convocados para matrículas em primeira chamada os 60 candidatos classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas.

As matrículas de primeira chamada ocorrerão de 5 a 7 de novembro de 2018, das 9h às 16h, exclusivamente no Centro Universitário, no bairro Santo André.

Atualmente, o curso de Medicina da UNIFAE conta com 300 graduandos e este é o sexto vestibular que realiza. Em 2019, cerca de 360 estudantes estarão imersos no projeto pedagógico baseado no conceito de Metodologia Ativa, que privilegia a formação humanizada, de excelência e orientada às necessidades de saúde da sociedade.

“Hoje nós temos uma estrutura que pode ser comparada com a das melhores universidades do Brasil. Os alunos podem ter certeza que é um curso muito sério, com um corpo docente formado por especialistas, sendo 70% médicos”, finaliza o Prof. Dr. Mário Rocha, coordenador do curso de Medicina da UNIFAE.  

Festa da Criança na Praça Cel Joaquim José

Em homenagem ao Dia das Crianças, a Prefeitura Municipal realiza no domingo, dia 14 de outubro, uma festa na Praça Cel Joaquim José com várias atrações para toda a família no Fonteatro Emílio Casline), a partir das 14h00.

A principal novidade é o espetáculo infantil SANANAB, marcado para às 16h99, com a interpretação da Companhia “Pé de Chinelo”. Inserida na programação do Circuito Cultural Paulista, a peça faz uma reflexão sobre como as pessoas devem enxergar a vida de forma simples.

Diante deste olhar ótico e poder de transformação, o palhaço Bisgoio, personagem da peça, mostra as facetas do ser humano como emoções e sentimentos (amor, raiva, simplicidade, alegria, ingenuidade, egoísmo, generosidade) que se alternam.  

O Circuito Cultural Paulista é organizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Desde a firmação da parceria com a Prefeitura, São João passou a receber, uma vez por mês, atrações gratuitas ao público de variadas linguagens artísticas.

Tarde de Lazer

Ainda nodomingo, na Praça Joaquim José, o Departamento Municipal de Esportes promove a Tarde de Lazer, das 14 às 18h00. O convite é para que o público infantil participe de jogos de mesa, atividades recreativas, bem como se divirta em brinquedos infláveis (piscina de bolinha, pula-pula, cama elástica) com o acompanhamento de monitores.

Outro destaque é o Arte na Praça, projeto elaborado pelo professor Alexandre Milan, voltado ao incentivo de talentos da arte e música. Para a oportunidade, foi definida a participação dos irmãos Gabriel Milan e Mateus, além de convidados.

Às 16h, é a vez do espetáculo SANANAB. Em seguida, às 17h, a Companhia Cena IV de São João da Boa Vista interpreta o espetáculo “O Mundo é um Palco”.

A programação prossegue às 19h30, com a apresentação da Banda Dona Gabriela com o seu repertório dançante de todas as noites dedomingo, no Fonteatro Emílio Casline.    

Baiano e Baianinho é a atração musical da Feira Gastonômica

Sorteio de brindes marca também a 7ª edição do evento

A 7ª Feira Gastronômica de São João da Boa Vista está marcada para a próxima terça-feira, dia 9 de outubro, das 18 às 22h00, no Galpão da Feira Livre, no bairro São Benedito.

Realizado pela Prefeitura, o evento aberto ao público reúne a participação de 50 expositores, que irão comercializar em seus estandes, uma grande variedade de produtos da culinária local.

O cardápio da noite conta com lanches, tapioca, nhoque, macarrão na chapa, panqueca, batata recheada, derivados de milho, sucos, doces, entre outras opções.

No palco,  a dupla Baiano e Baianinho é a atração musical. O show da dupla de São João está previsto para durar duas horas, com um repertório dedicado, em sua maioria, à música sertaneja. 

Além da diversidade de atrações culinárias e show musical, o público também vai concorrer a prêmios. “Todos os participantes que estiverem com pulseirinhas numeradas distribuídas pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) irão concorrer a brindes. Na última edição, sorteamos uma fritadeira e um micro-ondas”, disse a Diretora de Turismo, Rose Vasconcellos.

Iniciada em março deste ano, a Feira Gastronômica foi idealizada pelo Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, com a proposta de incentivar e fortalecer o ramo gastronômico popular.

Sanjoanense lança livro em Portugal

Amanda Jús, sanjoanense, filha de Simone Consentino Jús e Marcos Cesar Jus, lançou no dia 30 de setembro, em Portugal, seu primeiro livro, intitulado “Quero lhe mostras como eu vejo”.

Amanda estudou na Escola do SESI e no Colégio Integral, e em seguida ingressou na Universidade Federal de Alfenas, no curso de Biologia. Depois de formada em Biologia, Amanda Jus conta que decidiu voltar para São João ciente que sua vocação era a Comunicação, e assim prestou novo vestibular e entrou em primeiro lugar no curso de Publicidade e Propaganda da UNIFAE. No último ano da graduação, Amanda fazia um estágio com gerenciamento de websites para a Casa Ferro, quando surgiu uma oportunidade de fazer um intercâmbio na Irlanda.

Amanda relata que não desperdiçou a chance: trancou a faculdade, juntou as economias e foi para Dublin. “Depois de um ano de intercâmbio, com o fim do meu visto, eu voltei para o Brasil, mas a vontade de viajar e conhecer outros lugares já havia tomado conta de mim. Decidi transferir minha faculdade para a Universidade do Porto, em Portugal onde fiz um ano de Ciências da Comunicação até ingressar na Pós-Graduação em Comunicação Aplicada em Viseu, mais ao centro de Portugal”, relata, e assim como foi morar novamente na Europa.

Amanda ainda cursando Comunição, fez uma reportagem sobre o Mercado do Bolhão no Porto, e ganhou o primeiro prêmio em um concurso de reportagens da Revista Descla junto à Fnac Viseu.  (Link para a reportagem: https://descla.pt/2017/10/23/despertar-da-magica-no-bolhao/)

Depois do prêmio e com incentivo da família e amigos, Amanda resolveu enviar uma de suas obras - "Quero lhe mostrar como eu vejo", que estava há anos juntando poeira em uma gaveta, para a editora Chiado Books, em Portugal. Com as ilustrações feitas por uma tatuadora e amiga da sanjoanense, a também brasileira Mônica Gomes, que conheceu em Dublin, o livro finalmente foi para a gráfica.

FICÇÃO E AVENTURA

Amanda Jus conta que sempre foi apaixonada livros, principalmente por ficção e aventura.  Sobre seu primeiro livro, diz: “A publicação do meu primeiro livro, que trás em suas páginas uma mensagem que eu considero extremamente importante, ainda mais nos dias atuais, me fez perceber que não existe melhor forma de chegar até as pessoas do que a escrita. Que meus livros, minhas ideias e a minha voz só adquirem forma quando eu me permito compartilhar com o mundo as minhas histórias.

Quando criança eu não tinha vergonha de chegar na escola e compartilhar meus textos, as tão populares fanfics, sobre Pokémon ou X-men, onde os personagens principais eram meus melhores amigos, trazendo para a nossa bolha infantil esse contexto de fantasia em que compartilhávamos as mais diversas e absurdas ideias. E foi o apoio dessas pessoas, muitos dos quais fizeram parte dessa trajetória e aindahojeestão presentes da minha vida, que me fez ver que o mundo adulto também precisa dessa pitada de loucura, de imaginação.

Usar as palavras, criar uma história, ser capaz de promover o amor, de espalhar a empatia, de mostrar para as pessoas que não somos assim tão diferentes e que podemos encontrar através de elementos muito simples inúmeras maneiras de nos conectarmos, nos conhecermos, nos respeitarmos, enfim,tero privilégio de propagar tal mensagem e dar vida a esse livro foi ver um sonho se tornar real.”

Prefeitura executa obras de reforma e alargamento de ponte municipal

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho esteve na tarde dequinta-feira, 27, na estrada municipal que dá acesso à Usina Abengoa Bioenergia, localizada nas imediações do trecho Morro da Carlota, zona rural de São João da Boa Vista.  A visita do chefe do Executivo ao local foi para verificar o andamento das obras de reforma e alargamento da ponte de alvenaria construída sobre o Córrego Ribeirão dos Porcos.

Segundo o Departamento Municipal de Serviços, Obras e Infraestrutura, os trabalhos foram realizados em parceria com a Abengoa Bioenergia, que cedeu toda a parte de mão de obra. As melhorias incluíram fortalecimento do aterro de contenção para elevação do leito carroçável da estrada, construção de paredões de pedra, instalação de estrutura de concreto armado para o alargamento e colocação de vigas de ferro.

“É um pedido antigo do pessoal que mora e trabalha nesta região. Agora conseguimos atender”, disse o diretor de Obras da Prefeitura, Wagner Wanderley Bedin (Tapico). Nas laterais da ponte também foram providenciadas grades de ferro para proteção e segurança de motoristas e pedestres. As obras tiveram investimentos de R$ 8.500,00 oriundos dos cofres públicos do município.  

Instituto Tênis, Prefeitura Municipal, UNIFAE e SES firmam parceria para formação de tenistas

Nesta sexta-feira, na sede da Diretoria de Ensino, será assinado um termo de compromisso para a realização do Projeto “Joga Tênis São João”, entre o Instituto Tênis, Prefeitura Municipal de São João, UNIFAE e Sociedade Esportiva Sanjoanense.

O projeto será também apresentado para os diretores e diretoras da rede municipal de ensino. Idealizado pelo sanjoanense Albers Bernardes o projeto foi acolhido pelo sistema de massificação do tênis do Instituto Tênis, entidade que tem sua célula de alto rendimento em Barueri.

Albers será o gestor do projeto que vai implantar cursos de tênis em escolas municipais de período integral.  Os alunos terão duas aulas semanais totalmente gratuitas, e objetiva envolver mais de 800 crianças na cidade.

Os profissionais que atuarão nas escolas serão os alunos de último semestre do curso de Educação Física da UNIFAE, que serão capacitados pelo projeto dentro da própria universidade a partirde novembrodeste ano. Este trabalho contará como estágio oficial, chancelado pela universidade.

Já a Sociedade Esportiva Sanjoanense será e receptora dos talentos revelados nas escolas, que como militantesterão a continuação de seu desenvolvimento garantida pelo clube, onde os processos de treinamento serão organizados e monitorados pelo Instituto Tênis.

A partir da SES, os jogadores revelados poderão ser encaminhados ao projeto de Formação de Atletas do CBC/Clube Esperia, onde Albers é o coordenador e de lá para o Instituto Tênis para dar segmento internacional às suas carreiras.

Segundo Albers Bernardes, tão importante quanto a formação de jogadores é a função do tênis como ferramenta educacional dentro das escolas - “ O tênis é um dos esportes que melhor se alia ao processo educacional para crianças. Por suas características técnicas, exigências físicas, mentais e até mesmo comportamentais, torna-se uma importante ferramenta fazendo parte do currículo esportivo da maioria das escolas nos Estados Unidos e Europa. Este projeto além da vertente social, pretende promover o renascimento deste esporte em São João da Boa Vista, cidade que já foi considerada um celeiro de jogadores nos anos 70 e 80”.

Avenida Santo Pelózio recebe pavimentação asfáltica

(Foto Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal)

 

A Avenida Santo Pelózio (rua 27), localizada no Parque dos Resedás, em São João da Boa Vista, começou a receber pavimentação asfáltica na manhã destasegunda-feira, 24.

A execução das obras é de responsabilidade de uma empresa contratada pela Prefeitura. Segundo o Departamento Municipal de Gestão e Planejamento, a extensão da via pública conta com 1.867m² de asfalto, com orçamento de R$ 158 mil.

Antes da realização dos serviços de pavimentação, a Prefeitura providenciou a instalação de redes de água e esgoto, guias e sarjetas, calçadas e galerias de águas pluviais.

Reivindicação de moradores do Parque dos Resedás, que utilizam o trecho para deslocamento, principalmente, à região central, o asfalto irá beneficiar famílias que dependem do trecho. 

“Eu acho que é a melhor coisa que estão fazendo. Ficando lindíssimo isso aqui. Nós sofremos tanto com poeira e lama, e agora está ficando incrível”, afirma o aposentado José Valentim da Cruz Filho. 

Outro trabalho importante realizado pela administração municipal no local é a construção de uma rotatória que interligará a Avenida Santo Pelózio com a Avenida Izette Corrêa Fontão.

No local, em fase de construção, serão aplicados 3.791 m² de camada asfáltica, num total de R$ 322 mil.