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SEBRAE oferece programa gratuito de promoção ao empreendedorismo feminino


 Com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino em São João da Boa Vista, o Sebrae-SP oferece o programa gratuito Sebrae Delas, que tem como foco o despertar para o autoconhecimento, o aumento da rede de contatos e da competitividade dos negócios liderados por mulheres, além de acesso a mercado e a crédito orientado. As aulas acontecem entre os dias 26 e 29 de abril e 03 e 05 de maio, das 19h às 21h. Interessadas podem se inscrever pelo link https://bit.ly/Sebraedelas2604. Mais informações pelo WhatsApp (19) 3638-1123. As vagas são limitadas.

O programa é composto por quatro pilares: inspiração, capacitação, impacto e mentoria. Em cada uma dessas fases, as empreendedoras participantes têm acesso a orientações voltadas para inteligência emocional e gestão de negócios, além do desenvolvimento de redes de contatos e atitudes empreendedoras – tudo em uma linguagem adaptada para a necessidade e o dia a dia dessas mulheres. Ao todo, são 13h de capacitação online e 2h de mentoria (agendada).

A turma já está com inscrições abertas. O curso se inicia com a palestra “Descubra-se!” e passa nos outros dias por temas como empreendedorismo, ideia e modelagem de negócios, marketing, finanças, formalização e finaliza com uma palestra com orientações para a saúde do negócio.

“O Movimento Sebrae Delas tem o propósito de apoiar e fortalecer as mulheres empreendedoras em um ambiente acolhedor, utilizando o conhecimento como ferramenta de transformação para a independência financeira e decisões sobre seus negócios e escolhas. O nosso diferencial é o olhar atento a essa cliente, auxiliando-a na descoberta de todo o seu potencial empreendedor e na força da sua empresa“, explica a analista de negócios do Sebrae-SP, Marcela Dotta.

SERVIÇO

Movimento Sebrae Delas – Elas Realizam

Link: Enviado por e-mail e por WhatsApp aos participantes inscritos

Data: de 26 a 29 de abril e 03 a 05 de maio

Horário: das 19h às 21h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/Sebraedelas2604

Mais informações: WhatsApp Business: (19) 3638-1123

UNIFAE NA FINAL DO FESTVÍDEO

A agência experimental MGK, do sétimo semestre de Publicidade e Propaganda, teve um vídeo selecionado para a final de um dos mais respeitados prêmios publicitários do interior do País, o FestVídeo, na categoria Universitário.

O vídeo “Quarentena Animal” foi produzido em 2020, pelos estudantes Breno Oliveira Nicola, Emanuel Moraes dos Santos e José Guilherme do Prado Lopes, quando estavam no quinto semestre, durante a disciplina de Produção Publicitária em TV e cinema.

“Estávamos no começo da pandemia, daí a gente pensou: ‘muitos animais de estimação vivem praticamente em isolamento, eles saem na rua só as vezes’, daí achamos que seria legal colocar um cachorrinho na figura de um ser humano, pra trazer um pouco de humor para o vídeo”, disse José Guilherme.

Apesar dos esforços do grupo durante todo o processo de criação, filmagem e edição, para o futuro publicitário foi uma surpresa ver o vídeo entre os finalistas. “Ficamos felizes e surpresos, é muito bom ter esse reconhecimento, é uma honra participar de um evento tão grandioso. Estamos orgulhosos de conquistado esse momento”, afirma.

O vídeo também contou com a orientação da coordenadora do curso, Profa. Me. Maria Isabel Braga Souza, e do Prof. Me. Marcelo Gonçalves Correia. “Nós estimulamos que eles produzissem o material com recursos próprios e ferramentas simples, como o próprio celular, por exemplo. Nesse desafio eles puderam aprimorar algumas habilidades fundamentais para o mercado de trabalho, utilizando diversos recursos de linguagem”, afirma Gonçalves.

PREMIAÇÃO

A APP Ribeirão Preto, organizadora do evento, costuma realizar uma grande festa de premiação para o FestVídeo, mas em função da pandemia da COVID-19, esta edição será virtual, com um evento de premiação dia 28 de abril, às 20h00, com transmissão ao vivo nas redes sociais da entidade.

DIRETÓRIO DO PSDB PEDE NA JUSTIÇA RETIRADA DE OUTDOOR “FORA DÓRIA”


Há alguns dias foi instalado na cidade um outdoor com o rosto do Governador João Dória com dizeres “Fora Dória – PSDB nunca mais”. O ´Diretório Estadual do PSDB e outro´ recorreram à Justiça com pedido de ´Procedimento Comum Cível – Indenização por Dano Moral´.

O pedido foi analisado pelo Magistrado Dr. Danilo Pinheiro Spessoto que no dia 7 de abril assinou a sentença.

No documento o Juiz de Direito afirma O pleito de tutela de urgência, comporta deferimento. A liberdade de manifestação do pensamento e a liberdade de expressão/comunicação são direitos fundamentais, vedada qualquer censura prévia (Constituição Federal - art. 5º, IV e IX). Todavia, nenhum direito ou garantia fundamental é absoluto. A liberdade de manifestação não pode ser exercida de modo abusivo, ao ponto de ferir outros direitos ligados à dignidade da pessoa ou à honra. A Constituição Federal veda o anonimato (art. 5º, IV) e também garante o direito de resposta e a indenização por dano material, moral e à imagem (art. 5º, V).”

O texto da sentença também ressalta que o responsável pelo outdoor não foi identificado pelos autores do pedido, e que divulgou o outdoor – “numa avenida de intenso tráfego, a seguinte mensagem: “Cadê os respiradores? Cadê os 135 bilhões de repasse? Fora Dória e leve a corja do PSDB junto”. A mensagem traz, ainda, centralizada, a fotografia do governador de São Paulo.”

Depois destas e outras considerações o Magistrado deferiu a tutela de urgência; determinou a remoção imediata da publicação do outdoor localizando na Av. Durval Nicolau, em frente ao nº 1034 e 1074, pela empresa que o instalou que deve ainda identificar o contratante da publicação e apresentar cópias de eventuais documentos relacionados com o cliente.

Ana Maria Braga recebe presente de ex-aluna da Unifeob

A ex-aluna da Unifeob, Rosana Serelo, de Andradas – MG, formada em Administração de Empresas em 2008, foi convidada a participar de uma edição especial do Mais Você, programa matinal da Globo. Em homenagem ao aniversário de 72 anos de Ana Maria Braga, confeccionou uma boneca personalizada da apresentadora, deu um depoimento e apresentou seu empreendimento em rede nacional.

“Quando fui convidada, vi a oportunidade de mostrar ainda mais meu trabalho e senti uma gratidão imensa, percebendo como um serviço bem feito e cheio de amor pode nos levar a lugares incríveis”, conta Rosana. “Como o aniversário da Ana Maria estava por vir, a produtora sugeriu as bonecas como pauta, já que ela sempre valorizou o trabalho artesanal”. O presente foi aberto durante o programa e a apresentadora fez questão de exibir e elogiar o produto de Rosana.

Ana Maria Braga é conhecida por prestigiar o artesanato e fez questão de destacar a importância da atividade para a economia e cultura nacional. “Com técnicas simples e bom gosto, a gente consegue fazer coisas maravilhosas, isso eu aprendi com os artesãos”. Emocionada agradeceu Rosana pelo presente. “A Rô botou até o microfone [na boneca]. Ver isso acontecer desse jeito, que estou sendo agraciada, faz valer a pena cada dia, cada minuto, cada pensamento da minha vida”.

Rosana tinha em mente um objetivo bem definido para o futuro, desde o tempo de estudante. “Sempre tive o sonho de ter meu próprio ateliê de costura e personalizados. Cursar Administração na Unifeob fez com que minhas ações para o sucesso fossem certeiras; afinal, tinha conhecimento sobre diversas vertentes administrativas fundamentais para qualquer negócio dar certo”.

Lembrança & Afeto

No ateliê Costurinhas Andradas, Rosana confecciona, entre outros produtos, as bonecas Lembrança & Afeto, baseadas em fotografias de pessoas reais. “Nessa fase de afastamento que a pandemia nos trouxe, as bonecas vieram para preencher o coração das pessoas”, explica. “Elas estão trazendo alegria a esse momento triste que o mundo está passando e funcionam como um remédio afetivo para quem as recebe de presente. Afinal, o que menos quero vender são bonecas; quero vender afetividade através delas. E tem dado muito certo”, conclui.

Promoção Social e Fundo de Solidariedade divulgam locais de retirada de cestas básica

(Foto Assessoria Comunicação/Prefeitura Municipal)

Centenas de pessoas e empresários de São João da Boa Vista estão ajudando, e muito, na campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza organizada pelo Departamento de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e ACE.

As cestas básicas já arrecadadas se encontram nos pontos de distribuição para as famílias em insegurança alimentar, mesmo que momentânea devido à atual momento da pandemia.

A Promoção Social do Município orienta que as famílias façam um contato telefônico antes de ir aos locais de distribuição, pois desta forma será possível organizar a entrega, e assim evitar aglomeração. Outro requisito é que a pessoa leve um comprovante de endereço e documento com foto, para manter o acompanhamento enquanto a família necessitar de apoio social.

Os endereços de retiradas e seus respectivos contatos são:

- PSB CENTRAL/RURAL - Rua General Carneiro, nº 344 B - Centro (3631-0304 / 99211-8058 / 98992-8068 / 99735-2708);

- CRAS RECANTO - Avenida Guilherme Guerreiro, nº 616 - Durval Nicolau (3633-7838 / 98992-8068 / 9270-5477 / 99271-6893 / 99743-6877 / 99740-3211);

- CRAS NOVA REPÚBLICA - Rua João Ramalho, nº 587 - Jardim Nova República (3623-4575 / 3631-0310);

- PSB PARQUE DOS RESEDÁS - Rua Alfeu Doval, nº 202 – Parque dos Resedás II Etapa (3635-6459).

E as arrecadações prosseguem até o dia 30 de abril. Confira os atuais e novos pontos de arrecadação na cidade:

- Estação das Artes: Praça Rui Barbosa nº 41, Rosário (8h às 11h e 12h às 17h);

- Centro Dia do Idoso: Rua João Boaventura, nº 50, Recanto das Águas (imediações do Clube da Sabesp – 7h30 às 11h30 e 13h às 15h30);

- Gring’s: Rua Eislében Cereja Corrêa Fonseca, nº 200, Distrito Industrial (7h às 17h).

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISTRIBUI 7.500 OVOS DE PÁSCOA PARA CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL


Mesmo com as aulas remotas, por conta da pandemia do Coronavírus, as crianças que estudam na Rede Municipal de São João da Boa Vista não ficarão sem comemorar o tradicional feriado de Páscoa. O Departamento de Educação da Prefeitura sanjoanense adquiriu 7500 ovos de chocolate, que serão distribuídos à garotada nesta semana, incluindo ovos dietéticos para os diabéticos e sem lactose para aquelas com intolerância a lactose.

Mesmo durante a pandemia e as férias de janeiro, a Prefeitura não interrompeu a distribuição da merenda escolar, a qual o aluno consome em casa. Para as famílias cadastradas que retiram a refeição nas escolas, são confeccionadas diariamente cerca de 2.300 marmitas, seguindo o cardápio das nutricionistas da Rede Municipal. Além das refeições prontas, as crianças recebem frutas todos os dias, além de pães (quinzenalmente). Em breve, também receberão leite.

Já para a zona rural, são entregues mensalmente nas casas 139 kits contendo insumos não-perecíveis. A partir do mês de abril, as famílias que retirarem os kits nas escolas rurais, nos primeiros 10 dias, irão receber também 2 kg de carne.

SANTA CASA E UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DA REGIÃO VÃO UTILIZAR SOFTWARE DESENVOLVIDO PELA UNIFEOB


Na semana passada, a Unifeob foi convidada para criar um software de gerenciamento de leitos, integração de informações e otimização de comunicação para colaborar com a Santa Casa de Misericórdia “Dona Carolina Malheiros”, o Centro Covid, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e prontos-socorros dos municípios de Aguaí e Águas da Prata. O programa foi desenvolvido pela equipe em tempo recorde: apenas dez dias, da ideia à implantação na última quarta-feira (24).

Por sua reconhecida capacidade tecnológica, a Unifeob foi acionada pelo diretor-geral da Santa Casa, Carlos Guisasola, que já foi professor e pró-reitor administrativo do Centro Universitário. 

“O aplicativo atende às três necessidades colocadas pela Santa Casa: faz a comunicação entre todos os setores – UPA, Centro Covid, prontos-socorros, Santa Casa, médicos e pacientes; permite cuidar da logística de ocupação de leitos em função do diagnóstico e encaminhamento para a Santa Casa; e possibilita fazer relatórios de todas as atividades diárias, semanais e mensais”, explica João Otávio Junqueira.

Benefício à população

A expectativa do diretor-geral do hospital é que cerca de 900 pessoas por mês sejam beneficiadas com o novo sistema. “A continuidade do atendimento dos pacientes transferidos vai ser muito melhor, porque os médicos já terão acompanhado todo o processo”. Outra vantagem é a possibilidade de gerar dados em tempo real. “Antes, a comunicação era feita por telefone. Além de possíveis problemas técnicos, não tínhamos estatísticas para fazer relatórios. Através do software, conseguimos fazer o monitoramento on-line 24 horas por dia de transferências, pacientes, melhorias a serem feitas, orientações, ocorrências e reuniões técnicas, por exemplo”.

Desenvolvimento

O objetivo do software é facilitar o registro e a comunicação em um processo ágil, organizado e seguro. “O médico pode preencher e enviar fichas com todas as informações e o estado atual dos pacientes, informando quais procedimentos já foram realizados e o que é necessário”, conta o gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Unifeob, Wellington Silva, que supervisionou o desenvolvimento com o gerente de Projetos de Tecnologia, Rodrigo Marudi.

“Procuramos atacar logo o problema central do projeto: o workflow de aceitação de transferências”, relata o docente Anderson Ribeiro, coordenador do desenvolvimento à frente da equipe formada por Cézar Simionato, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), e Érik Dias, colaborador do setor de TI da Unifeob. “Em apenas três dias, liberamos o sistema para testes enquanto implementávamos outras funcionalidades em paralelo – uma estratégia chamada de desenvolvimento ágil”.

Com a possibilidade de médicos se comunicarem via chat, todas as informações são facilmente recebidas e ficam registradas. “Eles conversam entre eles, apuram o estado do paciente, discutem as condições e decidem o que será feito”, conta Carlos Guisaasola. “A equipe realmente foi muito eficiente, unida e o resultado foi surpreendente”, finaliza Anderson Ribeiro.

REPASSES DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL A MUNICÍPIOS CHEGAM A R$ 100 MILHÕES EM 2021. SÃO JOÃO RECEBEU R$ 360 MIL.

(Imagem Ilustrativa)

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, contabilizou no primeiro trimestre de 2021 o montante de R$ 98,7 milhões em repasses para Prefeituras paulistas. Foram 378 convênios para 255 municípios em obras de infraestrutura urbana. 

Os investimentos têm como destino obras de infraestrutura urbana, que agregam serviços como pavimentação asfáltica, construções, revitalização de praças públicas, recapeamento asfáltico, iluminação pública, entre outros. Todas as 16 regiões administrativas do estado tiveram pelo menos um município contemplado com verba de infraestrutura. Os serviços têm o objetivo de atender demandas municipais que são aguardadas pela população e prefeituras. 

Destacam-se grandes intervenções, como: obras emergenciais e de infraestrutura urbana nas três cidades do litoral, que sofreram com as fortes chuvas registradas na Baixada Santista em março de 2020. Para a recuperação das áreas atingidas pela tragédia foram destinados R$ 25 milhões para Guarujá, R$ 15 milhões para Santos e R$ 10 milhões para São Vicente. Além disso, Tatuí, Araçatuba, Assis, Itanhaém, Jacareí, Sumaré, Campos do Jordão, Carapicuíba e São Bernardo do Campo possuem grandes obras em andamento. 

Os investimentos dessa natureza têm sido substanciais na gestão municipalista do Governador João Doria. Em 2019 foram investidos R$ 210 milhões, no ano passado foram repassados R$ 355 milhões a todos os municípios paulistas e no primeiro trimestre de 2021, mesmo com a pandemia no pior momento, os investimentos continuam.  

SÃO JOÃO E REGIÃO

São João recebeu de repasse uma verba de R$ 360.000,00 destinada para obras de Infraestrutura Urbana.

Outros municípios da região também receberam verba para obras de Infraestrutura Urbana, São eles: Caconde (R$ 240 mil); Águas da Prata (R$ 74.590,00); Vargem Grande do Sul (R$ 300 mil); São José do Rio Pardo (R$ 627.036,00); São Sebastião da Grama (R$ 212.223,00); Tambaú (R$ 100 mil); Divinolândia (R$ 200 mil).

Outros dois municípios também foram beneficiados: Tapiratiba (R$ 200 mil) para reforma de praça pública e São Sebastião da Grama (R$ 80 mil) para construção de Cozinha Piloto.

SECRETARIA DA HABITAÇÃO ANUNCIA CASAS POPULARES PARA A REGIÃO. SÃO JOÃO FICA FORA DA LISTA


A Secretaria de Estado da Habitação promoveu nesta segunda-feira, 22 de março, reunião com prefeitos e representantes municipais para tratar da construção de 73 novos empreendimentos em 72 cidades paulistas. Ao todo são 6.600 moradias do Programa Nossa Casa - CDHU que serão edificadas em um novo formato. Na região de Campinas serão construídas 643 unidades em oito municípios. O encontro ocorreu de forma virtual, com a participação do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino e de diretores da Companhia.

Os municípios contemplados na região de Campinas são: Caconde (33 unidades habitacionais), Casa Branca (189), Charqueada (40), Corumbataí (46), Divinolândia (80), Itapira (41), Joanópolis (135) e Piracaia (79).

O secretário Flavio Amary explicou aos prefeitos que mudança no formato vai conferir mais agilidade nas obras. A previsão anterior era de que a Caixa Econômica Federal seria responsável pela construção e pelo financiamento das casas. Para que a produção dos empreendimentos seja feita de forma mais rápida, a CDHU assumirá a construção que será executada em duas etapas. Na primeira fase, será realizada a urbanização dos lotes com pavimentação e implantação de água e esgoto e outros itens. Na sequência será feita a edificação das unidades habitacionais.

O presidente Iapequino falou do novo quadro e da nova forma de atuação da Companhia. "Este novo formato vai ser mais rápido para implantação dos projetos. É uma novidade, que terá um prazo curto para execução das obras. A expectativa é que no máximo em seis meses devemos estar com os lotes implantados", disse o presidente da CDHU.

As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. O projeto dos imóveis incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela Companhia, como pisos cerâmicos com rodapé e laje de concreto em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, estrutura metálica nos telhados e sistema gerador de energia fotovoltaica.

O financiamento dos imóveis seguirá os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.