Qua09302020

Last update02:26:26 PM

 

Back Você está aqui: Home São João

São João

UNIFAE LANÇA NOVOS CURSOS E PRIVILEGIA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Além de lançar quatro graduações presenciais - Engenharia Biomédica, Comunicação e Mídias Digitais, Economia e Educação Física (licenciatura) - a Instituição está reformulando as grades de formação de todos os cursos que já oferece, com o objetivo de preparar profissionais que atendam as demandas de um mercado em rápida e constante transformação.

“Estamos investindo em multidisciplinariedade e bastante tecnologia, mesmo nos cursos mais tradicionais.”, explica a vice-reitora Anita Bellotto Nagib, também pró-reitora de Assuntos Comunitários e Extensão. “No próximo ano, a UNIFAE vem de cara nova. A pandemia nos trouxe uma realidade que está mudando o contexto da Educação e do mercado de trabalho como um todo. Com estas inovações estamos nos preparando para oferecer aos jovens estudantes metodologias ativas e tecnologias educacionais que respondem aos anseios de inserção na cultura digital a que pertencem. É fundamental que eles tenham um papel mais ativo na construção do conhecimento que vai dar alicerce a uma carreira profissional de sucesso.”

NOVOS CURSOS

O curso de Engenharia Biomédica chega com a proposta de multidisciplinariedade com as demais Engenharias, criando conexões com os cursos de Mecânica, Elétrica, Química, Software, e também com os cursos da área de Saúde: Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem.

“O estudante de Engenharia Biomédica terá uma formação privilegiada e ampla, passando por aulas tanto no CETEP quanto nos laboratórios de Simulação Realística, Anatomia e Fisiologia.”, informa a pró-reitora de Graduação, Profa. Me. Fernanda Menezes Ferrari Esteves.

Buscando atender os jovens que querem ingressar em carreiras ligadas à Comunicação nas Mídias Digitais, o novo curso vai utilizar a completa estrutura de laboratórios com equipamentos de última geração, já implantada na UNIFAE, para promover a integração dos diferentes meios e linguagens que envolvem a produção de conteúdo para os meios digitais, tais como sites da internet, portais, redes sociais, emissoras de rádio e canais de TV digital, atendendo uma demanda crescente do mercado por um profissional que transita por diferentes competências.

Na área de Educação Física, em que a Instituição já oferece o bacharelado, a novidade é a inclusão da modalidade de licenciatura. “Este novo formato foi pensado para aqueles que buscam ampliar as possibilidades de atuação no mercado. A conexão multidisciplinar permitirá que o estudante possa optar por aperfeiçoar sua formação, cursando mais dois anos para obter o bacharelado ou mais dois anos para obter também o diploma em Pedagogia.”, explica Fernanda.

E, finalmente, o curso de Economia - que faz parte da história da UNIFAE, sendo um dos primeiros ofertados pela Instituição - volta totalmente reformulado. “Será uma contribuição fundamental para que os gestores possam lidar com um cenário em constante transformação quanto à produção, distribuição e consumo de bens materiais e serviços. Todas estas inovações propostas pela nova gestão da UNIFAE foram pensadas para atender as exigências atuais do mercado, que busca profissionais com múltiplos saberes, que possam fazer conexões com diferentes áreas do conhecimento para um desempenho de excelência.”, finaliza a pró-reitora de Graduação.

Vestibular UNIFAE 2021 - A partir do dia 21 de setembro e até 11 de novembro de 2020, as inscrições estarão abertas e devem ser feitas somente no site www.fae.bronde o candidato encontra informações detalhadas do processo seletivo. São 120 vagas para os cursos de Administração, Direito, Educação Física (Bacharelado) e Pedagogia. Os cursos de Ciências Contábeis, Economia, Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Comunicação e Mídias Digitais. Odontologia e Publicidade e Propaganda disponibilizam 60 vagas, enquanto Farmácia, Fisioterapia e Psicologia oferecem 50 vagas. A prova objetiva de múltipla escolha será aplicada no período de 22 de setembro a 12 de novembro de 2020, conforme datas e horários pré-agendados pelo candidato no ato da inscrição. O candidato pode também optar e usar a nota do Enem.

Prefeitura divulga telefones para denúncias

Prefeitura divulga telefones para denunciar aglomerações, eventos em casas, apartamento, chácaras com a presença de mais de 10 pessoas. Os telefones falem ainda para denunciar aglomerações nas ruas, defronte a estabelecimentos comerciais e também pessoas que não estejam usando máscaras.

As denúncias devem ser feitas para o celular/plantão: (19) 99190-0848. A fiscalização está disponível das 17 às 22h00, de segunda a quinta-feira, e das 17 às 2h00 (madrugada), de sexta-feira. 

As irregularidades também podem ser comunicadas no período das 9h às 2h, aos sábados, e aos domingos e feriados, das 16h à meia-noite. 

A fiscalização inclui a participação de todos os fiscais da Prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar. Nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, as denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal: 0800-773-0156.

No dia 28 de agosto entrou em vigor a lei municipal nº 4.714 que determina o uso de máscaras de proteção e proíbe a realização de eventos recreativos com mais de 10 pessoas em São João. De acordo com a lei, pessoas flagradas sem máscara podem ser multadas em R$ 100,00. Aglomerações em casas, apartamentos e chácaras podem resultar em multa de R$ 5.000,00

ARTIGO DA FISIOTERAPIA UNIFAE SERÁ PUBLICADO POR REVISTA INTERNACIONAL

Resultado do programa de atendimento online e do trabalho de iniciação científica da UNIFAE, o curso de Fisioterapia acaba de receber a boa notícia de que o artigo científico sobre o trabalho realizado com as pacientes do pós-cirúrgico de câncer de mama foi aceito para publicação pela conceituada publicação americana Breast Cancer Research and Treatment.

A recém-empossada pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Laura Rezende, que é supervisora do Estágio de Fisioterapia em Oncologia da Clínica da UNIFAE, comemorou a conquista da equipe envolvida no projeto:

Agradeço o apoio que sempre tive de toda a reitoria e da coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Dra. Anita Bellotto Nagib, que acaba de assumir a vice-reitoria da UNIFAE. Temos um grande número de mulheres que são beneficiadas pelo trabalho de pilates para pacientes oncológicos, que é parte de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ. Antes da pandemia, este atendimento era realizado na Clínica de Fisioterapia e, para que não fosse interrompido, pensamos neste formato remoto. Estamos tendo um ótimo retorno das pacientes e significa muito para toda a equipe perceber que realmente podemos mudar a qualidade de vida das pessoas. Ter o nosso artigo aceito por uma publicação tão respeitada só nos deixa ainda mais felizes!”.

EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFAE JÁ CONTA COM ACADEMIA ULTRAMODERNA

Equipada com aparelhos de última geração, a academia do curso de Educação Física foi instalada no novo prédio da UNIFAE e promete ser um grande presente para os alunos, tão logo seja possível o retorno às aulas presenciais.

“Ensinar aqui vai ser incrível, porque nenhuma academia na região tem um equipamento como este, com contadores de tempo e cargas especiais”, comemora Luís Cláudio Paolinetti Bossi, professor do curso na UNIFAE.

“Eles foram projetados para atletas de alto rendimento, com altura de até 2,10m. Por serem muito fortes, suportam altas cargas de peso e facilitam o teste de força. São pouquíssimos equipamentos no mundo que chegam a este tamanho!”.

Para o Prof. Me. Guilherme Junqueira, ex-coordenador do curso de Educação Física, esta é uma conquista que, além de facilitar a aprendizagem do aluno, será fundamental também para elevar a qualidade das produções científicas:

“Além do aspecto pedagógico, temos as questões de pesquisa e extensão, que poderão ser trabalhadas com bastante qualidade aqui. Os alunos que estiverem realizando projetos de TCC ou de Iniciação Científica vão ter a melhor aparelhagem possível para pesquisar e desenvolver ciência, ou seja, estarão recebendo contribuição fundamental para consolidar uma formação de excelência”.

Poupatempo reabre dia 10 e realiza mais um mutirão para pedidos de RG


Com horário agendado, 15 unidades participam da ação na próxima terça e quarta-feira, dias 8 e 9 de setembro 


A partir de terça-feira (8), o Poupatempo realiza o quarto mutirão para solicitações de RG. Desta vez, 15 postos localizados em cidades do interior irão atender a população que precisa do documento de identificação, sempre com horário agendado pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br. A grade de agendamentos será disponibilizada às 7h de segunda-feira (7).  

São João da Boa Vista participa do mutirão, e a partir do dia 10, o posto retoma as atividades presencialmente, mas apenas para serviços que não podem ser feitos de forma online.  

Os agendamentos para todos os atendimentos presenciais nesses postos estarão disponíveis no dia 09 de setembro, um dia antes da reabertura. A prioridade é oferecer atendimentos que exijam a presença do cidadão para serem concluídos, como a emissão do RG e a primeira emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Nesses casos, o cidadão pode marcar a data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. 


Para atendimento de RG, é preciso comparecer à unidade selecionada no dia e horário agendados portando a Certidão de Nascimento ou Casamento, original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação oficial com foto. Caso não possa comparecer, o responsável deve assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link http://bit.ly/2txpHQY, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura. 


Reabertura gradual dos postos   


A reabertura gradual das unidades em todo o Estado começou em 19 de agosto e segue as diretrizes do Plano São Paulo. Até o momento, 35 postos já estão reabertos para atendimento ao público. 

Como medida de prevenção ao novo coronavírus, a reabertura, neste momento, acontece com 30% da capacidade de atendimento de cada unidade e prioriza os atendimentos que não podem ser realizados de forma digital.   

 Todas as informações, endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser consultadas no site www.poupatempo.sp.gov.br

Projeto Interdisciplinar da UNIFAE realiza teleatendimento a gestantes

Numa iniciativa que envolve os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Educação Física e Psicologia, a UNIFAE passa a oferecer atendimento remoto a grávidas que participam do programa de capacitação para a maternidade da Casa da Gestante de São João da Boa Vista.

O projeto começou no dia 28 de agosto e aborda diversos temas de interesse, a partir da perspectiva de cada uma das áreas que contribui para a saúde integral da mãe e do bebê. “Este é um projeto de extensão que envolve todos os nossos cursos da área de Saúde”, explica a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFAE, Anita Bellotto Nagib. “Pensamos nesta alternativa de atendimento remoto como forma de preservar a saúde das gestantes que se incluem no grupo de risco para a Covid-19, por serem mais vulneráveis a infecções. Deste modo, elas continuam sendo acompanhadas e acolhidas neste momento tão especial de suas vidas.”

Os encontros semanais acontecem às quintas-feiras, com duração média de 30 minutos, e as participantes recebem um link de acesso para a plataforma zoom. “Nós já realizávamos atividades presenciais na Casa da Gestante, mas em função da paralisação encontramos esta forma de continuar nosso trabalho de promoção da saúde. É muito importante que elas passem pelo processo gestacional informadas sobre os cuidados que precisam ter consigo mesmas e com os bebês, preparando-se da melhor forma possível para o parto e o pós-parto”, enfatiza a fisioterapeuta Profa. Me. Rebeca Garcia da Rosa Ferreira, que conduziu o encontro inaugural do projeto, abordando o tema “Alterações posturais e exercícios na gestação”.

Na sequência, outros temas serão apresentados pelas demais áreas de Saúde, como “Amamentação” (Enfermagem), “Automedicação” (Farmácia), “Importância do pré-natal” (Medicina), “Alterações Bucais da Gravidez” (Odontologia), “Vivências Emocionais da Gestação” (Psicologia) e “Benefícios da Atividade Física para a Gestação Saudável” (Educação Física), numa extensa programação agendada até fevereiro de 2021.

São João recebe programa gratuito de promoção ao empreendedorismo feminino

 

Sebrae-SP oferece turma de capacitação para mulheres que querem abrir um negócio ou estão iniciando

O Sebrae-SP acaba de lançar em São João da Boa Vista o Movimento Sebrae Delas – Elas Realizam. Com atividades totalmente online e gratuitas, o programa tem o objetivo de apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino com foco no despertar para o autoconhecimento, aumento de rede de contatos, aumento da competitividade dos negócios liderados por mulheres e acesso a mercado e a crédito orientado.

O programa é composto por quatro pilares: inspiração, capacitação, impacto e mentoria. Em cada uma dessas fases, as empreendedoras participantes têm acesso a orientações voltadas para inteligência emocional e gestão de negócios, além do desenvolvimento de redes de contatos e atitudes empreendedoras – tudo em uma linguagem adaptada para a necessidade e o dia a dia dessas mulheres. Ao todo, são 13h de capacitação online e 2h de mentoria (agendada).

A turma de São João da Boa Vista já está com inscrições abertas. As aulas serão realizadas nos dias 17, 21 a 25 e 28 de setembro, das 19h às 21h. O curso se inicia com uma palestra sobre inteligência emocional, passa nos outros dias por temas como empreendedorismo, ideia e modelagem de negócios, marketing, finanças, formalização e finaliza com uma palestra com orientações para a saúde do negócio. Interessadas podem se inscrever pelo link https://bit.ly/30HWyRa ou solicitar mais informações por mensagem no WhatsApp Business (19) 3638-1129.

“O Movimento Sebrae Delas tem o propósito de apoiar e fortalecer as mulheres empreendedoras em um ambiente acolhedor, utilizando o conhecimento como ferramenta de transformação para a independência financeira e decisões sobre seus negócios e escolhas. O nosso diferencial é o olhar atento a essa cliente, auxiliando-a na descoberta de todo o seu potencial empreendedor e na força da sua empresa“, explica a analista de negócios do Sebrae-SP, Joice Souza de Oliveira.

SERVIÇO

Movimento Sebrae Delas – Elas Realizam

Sala virtual: Plataforma Microsoft Teams

Link: Enviado por e-mail e por WhatsApp aos participantes inscritos

Data: De 17, 21 a 25 e 28 de setembro

Horário: das 19h às 21h

Inscrições gratuitas:https://bit.ly/30HWyRa

Mais informações: WhatsApp Business: (19) 3638-1129

OS POMBOS NA FEIRA LIVRE


 

Um galpão coberto no Bairro do São Benedito há algum tempo é utilizado para abrigar vários eventos, como a Feira Livre dos domingos e da quinta-feira à noite, a Feira Gastronômica que deixou de ser realizada devido a pandemia, eventos culturais, etc. Uma conquista, um espaço importante. No entanto o local tem um problema que se arrasta há alguns anos, e apesar das reclamações, ele persiste. Os pombos infestam o local e provocam muita sujeira. Mas o mais preocupante é que as aves também são problema de saúde, pois transmitem muitas doenças.

AS AVES

Feirantes relatam que além das fezes no chão do local, elas caem do algo mesmo nos dias das feiras, e atingem as bancas e alimentos. E muitas vezes, até pessoas e os próprios comerciantes são atingidos e precisam trocar camisas, providenciar limpeza nas mercadorias expostas.

Há ainda registros que os pombos lá de cima, conseguem acertas com suas fezes os consumidores. Há poucas semanas atrás, uma senhora comprou milho verde numa das barracas e pronto, foi “premiada”.

Feirantes montam suas barras no final da tarde e noite de sábado para a feira de domingo. Alguns deles contam que precisam cobrir a banca e os alimentos com um plástico grosso, e no domingo de madrugada quando chegam para iniciar o trabalho, o plástico está sujo de fezes das aves. Um deles até mostrou o plástico sujo guardado sob a banca e contou que sua mãe o lava todas as vezes que a feira termina para ser usado na próxima, e assim evitar que frutas, verduras e vegetais precisem ser descartados pois foram contaminados com as fezes dos pombos.

E tem mais, há pombos que morrem lá no alto, e com o passar dos dias com a decomposição natural, os restos podres começam a cair aqui embaixo. Ou então ninhos das aves que vão se desprendendo aos poucos e caindo nas pessoas, nas bancas e no chão.

MUITAS RECLAMAÇÕES

As reclamações, assim como o problema dos pombos, também já perduram há alguns anos. E foram feitas na Prefeitura Municipal e levadas ao conhecimento do Departamento de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e no Centro de Zoonoses. Um procedimento foi aberto na Prefeitura Municipal, mas segundo um dos feirantes depois de anos, arquivado, sem qualquer providência, dos departamentos municipais acionados, ou das providências que os próprios departamentos elencaram para solucionar o problema, dos pombos e saúde pública.

Uma das medidas seria da colocação de telas para impedir a entrada dos pombos. Atualmente elas já existem, mas estão velhas, muito furadas, e pelos vãos as aves dominam na parte interna do telhado da feira. O processo aberto por um dos feirantes na prefeitura foi arquivado e assim o problema continua.

Outra medida, esta adotada, foi a lavagem do piso da Feira Livre, que tem sido realizada, mas que não resolve o problema da permanência dos pombos no local.

MEIO AMBIENTE

João Gabriel de Paula Consentino, Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, nesta semana informou que reconhece o problema que ocasiona os pombos que habitam no telhado da Feira Livre. E informou que apesar de estar ciente do problema e das reclamações, que tudo será definitivamente solucionado em breve.

Para evitar que os pombos continuem vivendo entre a tela atual, toda danificada pelo tempo e o telhado, uma nova tela, mas forte e recomendada para esta situação será colocada. João Gabriel esclareceu que a tela é importada e por este motivo a demora na aquisição através de uma licitação pública. E garantiu que ela foi adquirida e o trabalho de instalação da nova tela vai ser iniciado na próxima semana.

Outra providência do departamento, segundo o Diretor, será atender as recomendações da Vigilância Sanitária, como a colocação de placas no interior da Feira Livre sobre a obrigatoriedade de uso de máscara pela população e feirantes, álcool em gel disponível nas bancas, e ainda de proibição da entrada de animais no recinto da feira, inclusive os que são levados pelos consumidores e carregados no colo.

E mais, João Gabriel reiterou que a lavagem do interior da Feira, das escadarias, dos banheiros tem sido feita regularmente, e a medida tem sido realizada com mais critério em função da pandemia.

Assim, agora é esperar a próxima semana, para finalmente ver se o problema dos pombos na Feira Livre, de saúde pública, seja solucionado.

Independência do Brasil: mantido o Altar da Pátria e cancelado o Desfile de 7 de setembro


A pandemia provocada pelo coronavírus também provoca mudanças nas comemorações da Independência do Brasil. O desfile cívico-militar de 7 de setembro foi cancelado. Mas o Altar da Pátria, montado na Praça Cel Joaquim José foi mantido, mas de forma diferente e sem a presença do público e dos estudantes, como aconteceu nas últimas décadas.

No Altar da Pátria, dia 1º de setembro, haverá solenidade na parte da manhã, às 8h00 com Hasteamento das Bandeiras, execução do Hino Nacional e acendimento da Pira pelo Tiro de Guerra.

O ato contará durante a Semana da Pátria com a presença de duas diretoras de escolas da rede municipal, três representantes do Departamento de Educação, três representantes do Lions, três atiradores e o chefe de instrução do TG e um membro do Gabinete da Prefeitura.

No final da tarde, em todos os dias da Semana da Pátria, a partir das 18h, será ligada uma cascata de luzes das cores verde e amarela nas janelas da Escola Joaquim José. O ornamento ficará aceso até meia noite.  

Mesmo com a realização do evento nos períodos da manhã e noite, o trânsito da Avenida Dona Gertrudes seguirá sem alteração.