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São João

INSS-São João participa da Semana de Educação Financeira


O INSS em São João da Boa Vista participa da Semana de Educação Financeira, organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). O objetivo é cadastrar os cidadãos no Meu INSS, novo portal de serviços do Instituto. O evento vai até sexta-feira (12) e ocorre deste ontem no posto do Acessa/SP de nossa cidade, localizado no interior do Terminal Rodoviário Urbano (defronte ao AME).

Desde o dia 10 de janeiro, o INSS disponibilizou uma nova central de serviços pela internet, o Meu INSS. No endereço meu.inss.gov.br, estão disponíveis várias funcionalidades, como o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a carta de concessão do benefício, além de agendamentos de pedidos de aposentadorias e pensões, requerimentos de auxílio-doença, entre outros. O interessado em se cadastrar deve estar com seus documentos pessoais atualizados e em boas condições (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e carteira profissional).

O posto do AcessaSP em São João da Boa Vista funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. É nesse local, os servidores da Previdência vão dar orientações sobre o Meu INSS até sexta-feira.

Hoje, quarta-feira (10) e na sexta-feira (dia 12) o atendimento será no período da tarde. Amanhã, quinta-feira, dia 11, as orientações dos servidores da Previdência aos interessados será no período da manhã.

A ação é fruto de uma parceria entre o programa de inclusão digital do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal e o Programa de Educação Previdenciária do INSS, que tem entre seus objetivos disseminar o acesso aos serviços previdenciários e promover a inclusão de trabalhadores na Previdência.

Inscrição pela internet

Para quem não pode se deslocar até o posto do AcessaSP, o cadastro pode ser feito pela internet. Ao acessar meu.inss.gov.br, é necessário preencher os dados pessoais, como número do CPF, nome, nome da mãe, data de nascimento e estado de nascimento. Em seguida, o trabalhador deve responder a cinco perguntas sobre o seu histórico previdenciário. O sistema vai gerar um código provisório que deve ser trocado por uma senha no acesso seguinte. A nova senha deve ter nove dígitos e incluir, pelo menos, uma letra maiúscula e um caractere especial. Depois disso, o segurado não precisará mais procurar as unidades do INSS para conseguir informações sobre suas contribuições, retirar a carta que comprova a concessão do seu benefício e obter outros serviços.