Ter05222018

Last update02:45:45 PM

 


Back Você está aqui: Home São João Calouros de Medicina doam sangue

São João

Calouros de Medicina doam sangue

 

  Com uma metodologia ativa de ensino, estudantes de Medicina da UNIFAE contribuem com a saúde da população desde os primeiros semestres da faculdade. Com os alunos do 1º semestre não foi diferente, nos dias 06 e 08, participaram de uma ação beneficente no Hemocentro de São João da Boa Vista, onde doaram sangue.

  A ação foi organizada pela Associação Atlética Acadêmica Zilda Arns, formada por estudantes de Medicina, em um trote solidário, afim de estimular o amor ao próximo e empatia pela sociedade nos futuros médicos.

 DOAR SANGUE NÃO DÓI E SALVA VIDAS

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, mais de 50 quilos, estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos), e não consumir bebidas alcoólicas antes do processo. É preciso apresentar também um documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal para assinar um termo de consentimento.

  Ao fazer uma doação você consegue ajudar até quatro pessoas. A atitude, além de ser um gesto solidário, demonstra carinho ao próximo e salva várias vidas.

A doação consiste na retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de material descartável, de uso único e estéril.  O tempo de duração do procedimento é em média 50 minutos e são coletados também os tubos para os testes sorológicos.

  O material retirado do doador é rapidamente recuperado pelo corpo humano e não ocasiona nenhuma alteração no sangue, como “afiná-lo” ou “engrossá-lo”. Mesmo se o prazo de espera entre as doações for respeitado, o processo não vicia nem obriga o doador a repetir a doação sempre.

  Se você for homem poderá doar 4 vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias e, se você for mulher, poderá doar sangue 3 vezes por ano com intervalo mínimo de 90 dias.