Seg12102018

Last update09:50:03 AM

 


Back Você está aqui: Home São João Sanjoanense lança livro em Portugal

São João

Sanjoanense lança livro em Portugal

Amanda Jús, sanjoanense, filha de Simone Consentino Jús e Marcos Cesar Jus, lançou no dia 30 de setembro, em Portugal, seu primeiro livro, intitulado “Quero lhe mostras como eu vejo”.

Amanda estudou na Escola do SESI e no Colégio Integral, e em seguida ingressou na Universidade Federal de Alfenas, no curso de Biologia. Depois de formada em Biologia, Amanda Jus conta que decidiu voltar para São João ciente que sua vocação era a Comunicação, e assim prestou novo vestibular e entrou em primeiro lugar no curso de Publicidade e Propaganda da UNIFAE. No último ano da graduação, Amanda fazia um estágio com gerenciamento de websites para a Casa Ferro, quando surgiu uma oportunidade de fazer um intercâmbio na Irlanda.

Amanda relata que não desperdiçou a chance: trancou a faculdade, juntou as economias e foi para Dublin. “Depois de um ano de intercâmbio, com o fim do meu visto, eu voltei para o Brasil, mas a vontade de viajar e conhecer outros lugares já havia tomado conta de mim. Decidi transferir minha faculdade para a Universidade do Porto, em Portugal onde fiz um ano de Ciências da Comunicação até ingressar na Pós-Graduação em Comunicação Aplicada em Viseu, mais ao centro de Portugal”, relata, e assim como foi morar novamente na Europa.

Amanda ainda cursando Comunição, fez uma reportagem sobre o Mercado do Bolhão no Porto, e ganhou o primeiro prêmio em um concurso de reportagens da Revista Descla junto à Fnac Viseu.  (Link para a reportagem: https://descla.pt/2017/10/23/despertar-da-magica-no-bolhao/)

Depois do prêmio e com incentivo da família e amigos, Amanda resolveu enviar uma de suas obras - "Quero lhe mostrar como eu vejo", que estava há anos juntando poeira em uma gaveta, para a editora Chiado Books, em Portugal. Com as ilustrações feitas por uma tatuadora e amiga da sanjoanense, a também brasileira Mônica Gomes, que conheceu em Dublin, o livro finalmente foi para a gráfica.

FICÇÃO E AVENTURA

Amanda Jus conta que sempre foi apaixonada livros, principalmente por ficção e aventura.  Sobre seu primeiro livro, diz: “A publicação do meu primeiro livro, que trás em suas páginas uma mensagem que eu considero extremamente importante, ainda mais nos dias atuais, me fez perceber que não existe melhor forma de chegar até as pessoas do que a escrita. Que meus livros, minhas ideias e a minha voz só adquirem forma quando eu me permito compartilhar com o mundo as minhas histórias.

Quando criança eu não tinha vergonha de chegar na escola e compartilhar meus textos, as tão populares fanfics, sobre Pokémon ou X-men, onde os personagens principais eram meus melhores amigos, trazendo para a nossa bolha infantil esse contexto de fantasia em que compartilhávamos as mais diversas e absurdas ideias. E foi o apoio dessas pessoas, muitos dos quais fizeram parte dessa trajetória e aindahojeestão presentes da minha vida, que me fez ver que o mundo adulto também precisa dessa pitada de loucura, de imaginação.

Usar as palavras, criar uma história, ser capaz de promover o amor, de espalhar a empatia, de mostrar para as pessoas que não somos assim tão diferentes e que podemos encontrar através de elementos muito simples inúmeras maneiras de nos conectarmos, nos conhecermos, nos respeitarmos, enfim,tero privilégio de propagar tal mensagem e dar vida a esse livro foi ver um sonho se tornar real.”