Seg05272019

Last update05:25:57 PM

 


Back Você está aqui: Home São João CCZ alerta sobre casos de raiva em morcegos em áreas urbanas

São João

CCZ alerta sobre casos de raiva em morcegos em áreas urbanas

Saúde confirma caso de Raiva em morcego encontrado morto em área urbana

No início do mêsde abrilum morcego foi encontrado morto no quintal de uma residência no bairro do Perpétuo Socorro. A moradora acionou o Centro de Controle de Zoonoses que recolheu o animal e encaminhou para o Instituto Pasteur de São Paulo que confirmou, essa semana, o diagnóstico.

O morcego encontrado morto foi supostamente atacado pelo gato da família, que já tinha vacina antirrábica prévia, recebeu as doses de reforço e está sendo acompanhado pelo CCZ. Um reforço da vacina também está sendo oferecido casa a casa para os cães e gatos que residem nos arredores do local onde foi encontrado o morcego.

Outros dois casos semelhantes já haviam sido confirmados em 2018, no Jardim Santa Clara e no Jardim Molinari. Todas as medidas cabíveis foram adotadas na ocasião.

ORIENTAÇÕES E ATENDIMENTO

O Departamento de Saúde orienta que as pessoas nunca toquem em morcegos vivos ou mortos, tanto pelo risco de infecção pelo vírus, quanto pelo fato de que matar o animal é considerado crime ambiental.

Em caso de morcegos mortos ou com comportamento estranho é necessário acionar o CCZ para efetuar o seu recolhimento e encaminhamento adequados.

O contato pode ser pelo telefone 3631-6768 ou através da Ouvidoria no 0800 77 30 156, que funciona desegundaasextadas 7 às 11h00 e das 13 às 17h00.

São considerados comportamentos estranhos em morcegos atitudes como voar durante o dia, ficar pendurado em locais com incidência direta de luz solar, permanência dentro das residências ou que estejam caídos no chão.

Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados contra a raiva anualmente, inclusive aqueles que não têm acesso à rua, uma vez que podemtercontato com morcegos infectados mesmo dentro de casa.

O CCZ mantém um Posto Fixo de Vacinação Antirrábica gratuita que funciona no seu horário normal de expediente.