Dom06162019

Last update10:08:50 AM

 


Back Você está aqui: Home São João Alesp debate situação das Santas Casas

São João

Alesp debate situação das Santas Casas


Prefeito e Provedor da Santa Casa participaram do evento

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho participou de evento da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP, nestaquarta-feira, 05, na Assembleia Legislativa (Alesp).

O evento contou com a participação de 185 profissionais, entre provedores e dirigentes das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, de 83 entidades de diversas regiões paulistas, além de parlamentares, prefeitos e vereadores de diversas cidades, totalizando um público de cerca de 300 pessoas.

Na ocasião, foi relançada a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Vanderlei estava acompanhado do provedor da Santa Casa Carolina Malheiros, Antonio Fernandes Filho, e do Administrador do hospital, Guilherme Morelin.

Provedores, parlamentares e prefeitos de todas as regiões do Estado estiveram presentes e reivindicaram refinanciamento de dívidas, aumento no repasse de recursos estaduais, criação de linhas de crédito e aprovação de leis como o Santa Casa Sustentável.

O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Cauê Macris manifestou o seu apoio às Santas Casas e lembrou que a Alesp está de portas abertas aos dirigentes e representantes das instituições.

Já o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP, Edson Rogatti, ressaltou a importância das ações da Frente Parlamentar, enfatizou as conquistas e destacou o serviço realizado pelas Santas Casas.

EMENDAS PARLAMENTARES

A reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo, conseguiu, por parte dos parlamentares, o compromisso de avaliarem a possibilidade de que metade das emendas parlamentares impositivas destinadas à Saúde sejam encaminhadas às Santas Casas e Hospitais Beneficentes. Hoje, 50% dos recursos que podem ser propostos e encaminhados pelos deputados são voltados ao setor da Saúde.

Santas Casas SUStentáveis

Durante o evento, foi relançada a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que será coordenada pelos deputados Itamar Borges e Jorge Caruso (ambos do MDB). Além de avaliar a possibilidade do repasse de 50% das emendas parlamentares da Saúde à essas entidades, o trabalho da Frente também focará na expansão do programa Santa Casas SUStentáveis em todo o Estado.A iniciativa determina critérios para acompanhamento e manutenção dos repasses financeiros referentes ao auxílio financeiro das instituições filantrópicas.

 

 

Entidades filantrópicas em números

No Estado de São Paulo, das 612 instituições que prestam serviço ao SUS, 362 são filantrópicas, segundo o DataSus. Ou seja, quase 60% do atendimento público depende dessas entidades.

A Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) foi fundada em 1959 e conta com mais de 270 Santas Casas e Hospitais Beneficentes no Estado de São Paulo.