Sab12142019

Last update07:53:46 PM

 


Back Você está aqui: Home São João Vacinação de Cães e Gatos continua nesta semana, Veja os locais dos postos

São João

Vacinação de Cães e Gatos continua nesta semana, Veja os locais dos postos


A campanha de Vacinação contra a Raiva Animal na zona urbana de São João da Boa Vista prossegue nesta semana com a expectativa de imunizar 22.777 animais, entre 19.527 cães e 3.250 gatos.  Os pets, com idades a partir de três meses, podem ser vacinados até o dia 21 de agosto.  

A vacinação ainda é a medida mais eficaz contra a raiva. A doença pode afetar a maioria dos mamíferos, incluindo os humanos. A raiva é uma doença infecciosa e pode ser transmitida pela saliva, em lambidas de ferimentos e mordidas, momento oportuno para penetração do agente viral.

O animal contaminado pode apresentar alterações comportamentais, salivação, agressividade, convulsões e coma seguido de óbito. Muita gente ainda associa a raiva à doença de cachorro e gato, mas o vírus pode acometer outros animais como coelhos, cavalos, porcos, bois e morcegos.

Diferentemente da conduta em relação aos pets, os tutores não precisam tomar a vacina. No caso dos humanos, a vacina antirrábica é recomendada apenas para os profissionais que trabalham diretamente expostos a riscos de contaminação por mordedura de animais e para os profissionais da área da saúde.

A vacinação na zona urbana segue os padrões de anos anteriores, com postos volantes, atendendo cada dia num bairro da cidade, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00.  Até o final da Campanha, dia 21 de agosto, serão no total  52 postos de vacinação. Mas vale também ressaltar que a dose da vacina para gatos e cães está disponível o ano todo no Centro de Controle de Zoonose, gratuitamente.

Nesta segunda-feira, dia 12, os postos de vacinação estão nos seguintes locais: Praã Benedito Galli e Rua Hélio Simon, no  Jardim Nova República, EE Francisco Dia Paschoal no Jardim Progresso; na Rua Geraldo Amaral, na entrada do Jardim Ipê; e na EMEB Terezinha Rossi, no Parque dos Resedás.

TERÇA FEIRA – DIA 13: Rua Acilia Fernandes da Silnva no Jardim das Rosas; Seringuera do antigo Sítio dos Macacos – Rua Anor Vallim, no Parque dos Resedás; Rua Edésio Tódero no Jardim das Tulipas; e EMEB Luiza de Lima Teixeira no Jardim Ipê.

QUARTA-FEIRA – DIA 14: Estação Sabesp, na entrada do pesqueiro no Jardim Aurora; Rua Emílio Assalin, no Jardim das Tulipas; Avenida Isette Corrêa Fontão, no  Jardim Lucas Teixeira; EMEB Sarah Salomão, no Jardim Primavera. 

QUINTA-FEIRA- dia 15: Área de Lazer do Jardim Almeida; Igreja São Bom Jesus no Bairro do DER;  CSU Miguel Nicolau no Bairro do DER; e Unidade de Saúde no Jardim São Paulo.

SEXTA-FEIRA – DIA 16: EE Padre Josué Silveira de Mattos na Vila Brasil; estrada antiga do Cemitério, no Jardim Bela Vista; EE Monsenhor Antonio David no Bairro do Santo Antonio; Praça do Santuário, no Bairro do Perpétuo Socorro.