Sab09212019

Last update03:26:56 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home São João Alunos escolhidos para representar São João na 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

São João

Alunos escolhidos para representar São João na 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Na foto, a comissão que avaliou os trabalhos

Os textos produzidos por alunos de escolas públicas de São João da Boa Vista para a disputa da 6ª edição da Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa foram selecionados por uma comissão julgadora, formada por membros da Academia de Letras de São João e Departamento de Educação. Os três  trabalhos escolhidos foram nas categorias poema, memórias literárias e crônica. 

Na categoria poema, o texto intitulado “Bairro Alegre”, produzido pelo aluno João Pedro Ultado, da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) José Inácio Diniz, foi o escolhido. A professora Norma Sueli Montejane contribuiu com o desenvolvimento do trabalho. 

“Memórias Literárias: A Vida de uma Pessoa Especial”, elaborado por Beatriz de Oliveira Pires, aluna da Escola Estadual Isaura Teixeira de Vasconcellos, convenceu os jurados na categoria memórias literárias. O professor Anderson Miguel Moreno ajudou na orientação do material. 

A comissão julgadora ainda escolheu o texto “O Lugar Onde eu Vivo”, escrito por Elidhianne Gabryelle Mauch, na categoria crônica. A estudante da Escola Estadual José Nogueira de Barros contou com o apoio da professora Fabiana Modena Moreira.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que este ano acontece de26 de setembroa11 de outubro, realiza ações de formação para professores e o concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas do país para valorizar a interação de crianças e jovens.

A iniciativa é do Ministério da Educação e Itaú Social, com a coordenação técnica doCentro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). 

Etapa Municipal

Entre os mesesde fevereiroe abril deste ano, o Departamento de Educação aderiu ao concurso e indicou a assistente pedagógica Elisabeth Massuia Cruz para ser a representante municipal.

A partir da indicação, professores dos 5º anos de escolas municipais e estaduais de São João realizaram, no período de 12 a19 de agosto, oficinas referentes ao concurso. Em seguida, cada unidade escolar participante organizou sua comissão julgadora para selecionar e enviar as produções à etapa municipal.

A seleção aconteceu na sede do Departamento de Educação. Na oportunidade, membros da comissão julgadora tiveram acesso aos textos, porém, sem qualquer tipo de indicação de autoria ou unidade escolar.

A Comissão Julgadora foi formada por: Andreza de Fatima Francisco Zacareli e Elenice Nogueira Gonçalves (supervisoras de ensino); Janaina Diniz Vieira Costa (coordenadora pedagógica); Beatriz Virgínia Camarinha Castilho Pinto, Clineida Andrade Junqueira Jacomini, João Batista Gregório, Lauro Augusto Bittencourt Borges, Maria José Gargantini Moreira da Silva, Silvia Tereza Ferrante Marcos de Lima (Acadêmicos).