Sex12132019

Last update07:53:46 PM

 


Back Você está aqui: Home São João E Você? Já combateu o Mosquito hoje?

São João

E Você? Já combateu o Mosquito hoje?

O Aedes é um perigo. Transmite doenças que podem levar a morte. E o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, começa por cada um de nós. E por isso, o ciclo de vida do mosquito deve ser interrompido antes que ele prejudique sua família, vizinhos e amigos. 

A Prefeitura Municipal tem realizado ações durante todo o ano, e mais recentemente, mutirões nos bairros para orientar, esclarecer, fazer visitas domiciliares, e ainda oferecer serviços de coleta de tudo que se guarda nos quintais que podem favorecer a procriação do Aedes.

No último final de semana a ação de combate ao mosquito da dengue foi realizada na região do Parque dos Resedás, com visitas de agentes de Vigilância Ambiental e agentes comunitários de Saúde. Ao todo, segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram visitados 1.638 imóveis distribuídos em 51 quadras. As casas visitadas estão localizadas entre os bairros Parque dos Resedás, Jardim das Flores, Jardim Primavera, Jardim das Tulipas e Jardim das Acácias. 

 E nesta terça-feira, 1º de outubro teve início o trabalho da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) que vai ser realizado em toda a cidade, com meta de visitar 1.800 residências. A partir da ADL é que será definido em qual região do município será realizado o 10º Mutirão.

CONHECENDO O AEDES

A luta contra o Mosquito é de responsabilidade de toda comunidade, e é preciso conhecer bem este “inimigo”, para manter a cidade livre da Dengue, Zika, Chicumgunha.

O ciclo do Aedes Aegypti ocorre em quatro fases: ovo, larva, pupa (casulo) e nascimento do mosquito adulto. Os ovos do mosquito podem resistir por mais de um ano sem eclodirem e são depositados pela fêmea em ambientes úmidos e quentes, como garrafas vazias, pneus, calhas e caixas d’água descobertas. Cada “mosquita” coloca em média 400 ovos. O mosquito, quando eclode, ele já está pronto para transmitir porque ele já nasce infectado muitas vezes e ele já está pronto para reproduzir, e tem um ciclo de vida de 40 dias, período que vai infectando as pessoas com as doenças. E quantas pessoas podem ser infectadas por dia? Pense bem, é uma progressão hipergeométrica.

O Aedes aegypti pode ser identificado pela cor escura e listras brancas no corpo e pernas.

Dengue, Zika e chikungunya podem matar. Não esqueça de fazer a sua parte limpando possíveis criadouros do mosquito diariamente.