Sab10192019

Last update03:32:00 PM

Copyright © 2019 Gazeta de São João. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

 


Back Você está aqui: Home São João 1ª Jornada Universitária de Fisioterapia em Oncologia na UNIFAE

São João

1ª Jornada Universitária de Fisioterapia em Oncologia na UNIFAE

Foto Ilustrativa

 

Com vagas esgotadas, evento acontece nesta sexta-feira 

Reunindo especialistas dos principais centros de pesquisa e tratamento do câncer no Brasil, além de docentes da UNIFAE, o evento tem o objetivo de apresentar aos estudantes e profissionais da área de Fisioterapia os recursos e abordagens terapêuticas que a especialidade oferece aos pacientes oncológicos.

Artigo publicado pela BioOnco Fisioterapia Oncológica, parceira da UNIFAE na organização do evento, afirma que o câncer é a segunda maior causa de morte em nossa sociedade, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. A boa notícia é que os avanços científicos, principalmente na última década, aumentaram consideravelmente a chance de cura e sobrevida dos pacientes.

Entre os cuidados especiais voltados às pessoas em tratamento oncológico, estudos vem comprovando a importância e eficácia da atuação da Fisioterapia em diversos tipos da patologia e também em diferentes estágios da doença, o que inclui os cuidados paliativos. As disfunções orgânicas e complicações oriundas da progressão tumoral e/ou pelos tratamentos realizados, fazem com que o atendimento por um profissional não capacitado traga riscos a sua saúde e menor chance de resolução do quadro.

Assim, a grande demanda por profissionais especializados faz com que o mercado se mostre muito promissor para aqueles que optarem pela Fisioterapia Oncológica. “Esta é uma área em ascensão e que deve continuar crescendo nos próximos anos”, afirma a Profa. Dra. Anita Nagib, coordenadora do curso de Fisioterapia e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. “É muito importante que os estudantes vejam não só as oportunidades de trabalho que este mercado oferece, mas sobretudo a contribuição que podem dar para a melhoria da qualidade de vida deste paciente. A Fisioterapia contribui para aumentar a autoestima e a funcionalidade do indivíduo, além de minimizar sequelas do tratamento oncológico. ”

 

OUTUBRO ROSA

O movimento de prevenção ao câncer de mama nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, e hoje ganhou o mundo. A UNIFAE tradicionalmente participa da campanha para estimular o engajamento da população, compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da sua detecção precoce. Com este objetivo, durante o mês de outubro, desenvolve ações como a iluminação rosa da fachada do campus, a realização de palestras e eventos relacionados ao tema. A Instituição também promove as campanhas “Fios do Bem”, de arrecadação de cabelos para a confecção de perucas e “Lenços do Bem”, ambas com o objetivo de melhorar a autoestima das pacientes em tratamento quimioterápico.

SERVIÇO:

Evento: I Jornada Universitária de Fisioterapia em Oncologia

Dia: 4 de outubro

Horário: das 12h30 às 22 horas

Local: Auditório da UNIFAE

Endereço: Largo Eng. Paulo de Almeida Sandeville, 15 – São João da Boa Vista