Sab12072019

Last update03:42:00 PM

 


Back Você está aqui: Home São João 21ª Semana da Consciência Negra tem início nesta quinta-feira

São João

21ª Semana da Consciência Negra tem início nesta quinta-feira

20 de novembro, é feriado municipal em São João da Boa Vista

A Integração Cultural Negra Protea realiza em São João da Boa Vista a 21ª Semana da Consciência Negra. Atividades culturais, esportivas, sociais e religiosas estão programadas com apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal. A abertura da Semana será nesta quinta-feira, dia 14, com uma solenidade na Câmara Municipal às 20h00.

O Pesidente da Protea, Professor Marcos Paulo Pereira (Marcão da Capoeira)-foto, informou que a noite será de homenagens a membros da comunidade negra, e neste ano a três casais: Delvo Gabriel e Rosângela Combe Gabriel, Juarez Feliciano da Silva e Maria Angélica Ambrozio da Silva, e Vanderlei Donizetti Camargo e Ana Maria Nardi Camargo.

 “O que nos move a conduzir a Semana de Consciência Negra é estar diante de uma realidade dura e cruel em sintonia com o movimento negro nacional. Nós entendemos que para combater o racismo no Brasil temos que continuar esse trabalho e avançar na discussão junto com a sociedade para que a gente possa buscar mecanismos”, afirma Marcão, presidente da Protea. 

Nosábado, dia 16, às 18h00, uma mesa redonda para discutir a situação do negro na sociedade, com a participação de profissionais de diferentes áreas, está marcada para o Centro Cultural Municipal Luiz Gama, localizado à rua General Osório, no bairro São Lázaro.

A parte esportiva da programação destaca um torneio de futebol definido como “Reviva Luiz Gama”, no domingo, dia 17, a partir das 8h30. Os jogos classificatórios têm disputa no campo do Bairro Alegre. Ajax, Real São João, Atlético Recanto e Alkayda são as equipes que participam da competição.

A Missa-Afro será celebrada na terça-feira, dia 19, às 20h00, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo Bispo Diocesano DomAntônio Emídio Vilar, e co-celebrada pelo Padre Celso Braz.

Na quarta-feira, dia 20, Dia da Consciência Negra, o destaque da programação é o evento “Agita Protea”, no Fonteatro Emílio Casline, na Praça Cel Joaquim José a partir das 16h00.

Uma das apresentações é a do Projeto Samba do Povo. Idealizado pela advogada Maria de Lourdes Juvêncio, em parceria com o músico paulistano Ilciley Pereira. A proposta é divulgar o samba raiz para fomento da cultura negra e incentivar novos músicos.

“Eu vou fazer uma introdução da importância do samba para a comunidade negra e depois uma roda de samba com instrumentos tradicionais. Nesse 20/11, dia tão emblemático para a comunidade negra, estaremos no Agita Protea dando nossa colaboração com a alegria que o samba proporciona”, reforça Maria de Lourdes, que também é membro da Associação dos Amigos do Clube Luiz Gama.

Feriado municipal

Desde de20 de novembrode 2006, São João da Boa Vista respeita o Dia da Consciência Negra como feriado municipal. A data foi instituída por meio da Lei nº 1.1982 de27 de dezembrodo mesmo ano, e proposta pelo então vereador Dionizio Martins de Macedo Filho.