São João
Estudantes da UNIFAE experimentam final de semana como Combatentes do Exército
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 27 Novembro 2019 15:24
- Escrito por administrador
Vestidos como verdadeiros combatentes, alunos do sexto semestre de Jornalismo da UNIFAE participaram do Estágio para Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM), nos dias 23 e 24 de novembro, durante o Exercício Agulhas Negras – maior e mais complexo adestramento avançado da Força Terrestre em 2019.
A ação teve início na manhã de sábado (23), ainda no auditório da UNIFAE, onde os estudantes estiveram com o Cel. Márcio Luiz Passos Tibério, chefe do Setor de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste, que deu informações históricas sobre o Exército, além de instruir como seriam as atividades desenvolvidas durante o final de semana.
Logo após, os graduandos foram divididos em duas equipes: a primeira foi deslocada para o 11ª Brigada de Infantaria Leve (Bda Inf L), em Santa Cruz das Palmeiras (SP), enquanto a segunda seguiu para a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Aguaí (SP). Ambas tiveram a oportunidade de conversar com porta-vozes do Exército, que mostraram as estruturas militares montadas nas respectivas cidades.
O estágio teve sequência no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), em Pirassununga (SP), onde os futuros jornalistas se reagruparam e aprenderam a preparar ração operacional de combate e abrigos improvisados, além de vivenciar diversas ações práticas, como rastejo (foto), transposição de cercas, entre outras.
“Foi uma experiência única. Levaremos esses aprendizados para a vida toda, já que aprendemos um pouco do que acontece aqui e de como é a preparação dos soldados”, destacou a graduanda Alessandra dos Reis Locatelli.
Já no domingo (24), os representantes da UNIFAE desfrutaram do evento "Portões Abertos", que reuniu a população de Pirassununga no RC Mec. Os visitantes puderam ver de perto helicópteros da Aviação do Exército, veículos blindados e materiais de campanha que estão sendo utilizados no Exercício Agulhas Negras 2019.
Para finalizar as atividades do ECAM, os estudantes participaram de uma coletiva de imprensa sobre o Exercício Agulhas Negras. Ao final, o Chefe do Estado-Maior da 2ª Divisão de Exército, Coronel Morais Weber, realizou a entrega dos certificados aos concludentes do estágio, em cerimônia que contou com a presença do reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco Arten, e do coordenador do curso de Jornalismo da UNIFAE, Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto.
“Nos comprometemos a estar juntos também no ano que vem, no ECAM 2020. Com isso vamos ampliar nossos laços de colaboração e aumentando também as oportunidades para os nossos graduandos, que saem enriquecidos de experiências como essa”, destacou Arten.
EXERCÍCIO AGULHAS NEGRAS
O Exercício Agulhas Negras ocorre até o dia 29 de novembro em 15 cidades do interior do Estado de São Paulo. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas paulistas em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. Cerca de 4 mil militares estão empregados no adestramento.