Sab12072019

Last update03:42:00 PM

 


Back Você está aqui: Home São João Estudantes da UNIFAE experimentam final de semana como Combatentes do Exército

São João

Estudantes da UNIFAE experimentam final de semana como Combatentes do Exército

 

Vestidos como verdadeiros combatentes, alunos do sexto semestre de Jornalismo da UNIFAE participaram do Estágio para Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM), nos dias 23 e 24 de novembro, durante o Exercício Agulhas Negras – maior e mais complexo adestramento avançado da Força Terrestre em 2019.

A ação teve início na manhã de sábado (23), ainda no auditório da UNIFAE, onde os estudantes estiveram com o Cel. Márcio Luiz Passos Tibério, chefe do Setor de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste, que deu informações históricas sobre o Exército, além de instruir como seriam as atividades desenvolvidas durante o final de semana.

Logo após, os graduandos foram divididos em duas equipes: a primeira foi deslocada para o 11ª Brigada de Infantaria Leve (Bda Inf L), em Santa Cruz das Palmeiras (SP), enquanto a segunda seguiu para a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Aguaí (SP). Ambas tiveram a oportunidade de conversar com porta-vozes do Exército, que mostraram as estruturas militares montadas nas respectivas cidades.

O estágio teve sequência no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), em Pirassununga (SP), onde os futuros jornalistas se reagruparam e aprenderam a preparar ração operacional de combate e abrigos improvisados, além de vivenciar diversas ações práticas, como rastejo (foto), transposição de cercas, entre outras.

“Foi uma experiência única. Levaremos esses aprendizados para a vida toda, já que aprendemos um pouco do que acontece aqui e de como é a preparação dos soldados”, destacou a graduanda Alessandra dos Reis Locatelli.

Já no domingo (24), os representantes da UNIFAE desfrutaram do evento "Portões Abertos", que reuniu a população de Pirassununga no RC Mec. Os visitantes puderam ver de perto helicópteros da Aviação do Exército, veículos blindados e materiais de campanha que estão sendo utilizados no Exercício Agulhas Negras 2019.

Para finalizar as atividades do ECAM, os estudantes participaram de uma coletiva de imprensa sobre o Exercício Agulhas Negras. Ao final, o Chefe do Estado-Maior da 2ª Divisão de Exército, Coronel Morais Weber, realizou a entrega dos certificados aos concludentes do estágio, em cerimônia que contou com a presença do reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco Arten, e do coordenador do curso de Jornalismo da UNIFAE, Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto.

“Nos comprometemos a estar juntos também no ano que vem, no ECAM 2020. Com isso vamos ampliar nossos laços de colaboração e aumentando também as oportunidades para os nossos graduandos, que saem enriquecidos de experiências como essa”, destacou Arten.

EXERCÍCIO AGULHAS NEGRAS

O Exercício Agulhas Negras ocorre até o dia 29 de novembro em 15 cidades do interior do Estado de São Paulo. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas paulistas em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. Cerca de 4 mil militares estão empregados no adestramento.