Ter07142020

Last update02:58:26 PM

 

Back Você está aqui: Home São João Aulas da Escola de Música da Prefeitura recomeça, na próxima segunda-feira

São João

Aulas da Escola de Música da Prefeitura recomeça, na próxima segunda-feira

Inscrições para os novos alunos a partir de 3 de fevereiro 

 

Alunos matriculados nos cursos gratuitos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme retornam às aulas a partir desegunda-feira,13 de janeiro, em São João da Boa Vista.

A novidade deste ano é a abertura de inscrições para os cursos de acordeon e ballet infantil. Os ensinamentos, em sua maioria, são oferecidos na Estação das Artes Beto Simões, no Largo da Estação.

São mais de 600 alunos matriculados na Escola de Música da Prefeitura. Os cursos reúnem professores experientes e capacitados, que garantem, desta forma, mais qualidade de ensino.

O cronograma inclui aulas para instrumentos de sopro (saxofone, trompete, trombone, flauta, clarinete), professor Henrique Borges; piano e teclado, Christiane Caslini e Gustavo Mérida; percussão (bateria), Henrique Mérida; violão, José Albino; canto coral (Corais Boca Livre e Vozes de São João), Estevão Eduardo e Sara Ramos; viola caipira (Orquestra de Viola), Luís Filipini e acordeon (novidade), com o professor André Flora.

Na Sala de Múltiplo Uso acontecem as aulas de dança de salão (Cleber de Oliveira) e stiletto e jazz (Kevelyn Pestana). 

Quanto aos cursos de violão erudito (Micael Chaves), violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico (professores César e Douglas Cunha, da Camerata Primeiro Movimento), as aulas ainda seguem ministradas no Centro Livre de Arte e Cultura – Praça Joaquim Cândido.

O diretor de Cultura Hélio Corrêa Fonseca Filho ainda reforça que, além dos investimentos na Escola de Música, a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, que completa 10 anos de atividades, também recebe apoio da administração municipal.

“Em 2019 [a Orquestra] se apresentou em mais de 20 cidades do interior paulista e sul de Minas, sob a regência dos maestros Agenor Ribeiro Neto e Jota Lobo. Os ensaios acontecem nas noites de quartas-feiras, no Centro Cultural Municipal Luiz Gama”, afirma.

Acordeon e ballet

O ano de 2020 chega com novidades na área cultural de São João da Boa Vista. Na segunda-feira,13 de janeiro, serão abertas as inscrições para as aulas gratuitas de dança (ballet infantil) e acordeon. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário comparecer à Estação das Artes (8h às 11h e 13h às 17h).

As aulas de acordeon, ministradas pelo professor André Flora, estão programadas para as quartas e quintas-feiras, das 8h às 11 e das 13h às 17h, para interessados a partir dos 12 anos (não há limite de idade). Os alunos que não tiverem o instrumento poderão aprender as técnicas num acordeon fornecido pela Prefeitura.

No curso de dança, as oportunidades são para crianças de 3 a 8 anos de idade. O conteúdo é de responsabilidade da professora Tayná Moreira. As aulas irão acontecer nas quartas-feiras, das 13h30 às 14h30 (3 a 5 anos) e das 14h30 às 15h30 (6 a 8 anos).

Novos alunos

A partir do dia 3 de fevereiro, serão abertas as inscrições para a formação de novas turmas dos cursos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme.

Os interessados devem comparecer à Estação das Artes Beto Simões e apresentar a documentação exigida. O atendimento fica disponível de segundasexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Segundo o Departamento Municipal de Cultura, as aulas são para crianças a partir dos 7 anos alfabetizadas, até interessados da terceira idade (sem limite).