Seg03302020

Last update04:44:26 PM

 


Back Você está aqui: Home São João Aurélio Miguel, Campeão Olímpico elogia projetos da UNIFAE

São João

Aurélio Miguel, Campeão Olímpico elogia projetos da UNIFAE

O campeão olímpico e diretor da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), Aurélio Miguel, esteve na UNIFAE nesta semana em um evento aberto à comunidade, professores e alunos. A mesa-redonda foi composta pelo atleta, o coordenador do curso de Educação Física, Guilherme Marson Junqueira, e o reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco Arten.

Durante o bate-papo, Aurélio Miguel contou sua trajetória, respondeu perguntas, conversou sobre Olimpíadas, cedeu entrevista à imprensa e posou para fotos com o público presente, que o recebeu com muita alegria e entusiasmo. Entre eles, estava a professora de Judô da Esportiva Sanjoanense,  Angelika Marques Borsari, que disse ser um encontro motivador: “É muito interessante saber tudo que ele passou até alcançar seus objetivos. Como disputamos campeonatos em outras cidades,  conhecer o esforço do atleta foi inspirador para nós.”

A visita de Aurélio Miguel foi fruto da parceria da UNIFAE com a FUPE, e motivada pelo destaque que a Instituição conquistou nos Jogos Universitários. “Fiquei muito feliz em ver a estrutura da UNIFAE, os diversos cursos, prédios e, principalmente, o incentivo que a reitoria dá ao esporte regional.”, declarou o atleta.

Reconhecendo a prática do esporte como fundamental, Aurélio Miguel destacou seu aspecto de fortalecimento da sociedade: “A UNIFAE tem projetos de escolinhas para a comunidade, principalmente basquete. A Instituição está crescendo bastante na região e no estado, e um dos principais motivos é o grande impulso do esporte.”

O coordenador do curso de Educação Física, Guilherme Marson Junqueira, direcionou Aurélio Miguel no tour pelo campus, e comentou sobre os próximos projetos: “Queremos disputar as competições universitárias e não universitárias e, para isso, construímos um planejamento cuidadoso com o objetivo de dar continuidade e consistência ao nosso esporte.”

Quem também acompanhou a visita foi o superintendente de esportes da FUPE, Kallel Brandão, que contou que as competições já estão a todo o vapor, seguindo o planejamento divulgado em novembro. “Nossa expectativa é reunir cerca de dois mil atletas, de mais de quinze modalidades esportivas, em ambiente de integração, que tem tudo a ver com o esporte universitário.”, destacou.

Sobre a expectativa para as Olimpíadas do Japão, Aurélio Miguel acredita que o Brasil possa ter uma atuação expressiva: “Talvez seja a melhor olimpíada brasileira em resultados, porque passamos pela experiência de sediar os jogos olímpicos e desenvolvemos diversas ferramentas de apoio ao esporte de alto rendimento, criamos as leis de incentivo, entre outros fatores.”

O reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco Arten, se declarou honrado em receber o atleta Aurélio Miguel, e feliz com os resultados que o projeto esportivo da UNIFAE vem obtendo: “Entendemos o esporte como projeto pedagógico interdisciplinar, uma vez que também envolve pesquisas científicas na área. Acreditamos firmemente que só oferece benefícios para os jovens e é essencial para a comunidade. Seguindo o que já realizamos, o esporte da UNIFAE vem ainda mais forte em 2020.”