Qui04022020

Last update02:09:42 PM

 


Back Você está aqui: Home São João UNIFAE fabrica álcool gel para emergência

São João

UNIFAE fabrica álcool gel para emergência


Embora as aulas presenciais estejam suspensas, alguns alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Engenharia Química da UNIFAE estão trabalhando na produção de álcool gel e sabonete líquido, itens considerados fundamentais no combate ao coronavírus (COVID-19), segundo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta prática, que já acontece rotineiramente como parte do projeto pedagógico, neste momento ganha uma importância especial, como explica o professor assistente do Laboratório de Farmácia, Joel Gutierrez: “Esta produção adicional tem o objetivo de subsidiar as necessidades de assepsia da Instituição, garantindo a segurança dos funcionários que se encontram trabalhando em esquema de turnos”.

Adriana Cristina Viudes, aluna do 3º semestre de Farmácia, acredita que a experiência está sendo muito importante. “Ao mesmo tempo em que estamos aprendendo, também estamos suprindo a demanda por álcool gel, que desapareceu do mercado. É uma oportunidade gratificante contribuir com algo que pode ajudar a conter esta epidemia”.

Para Helder Luís Azevedo da Silva, professor e coordenador da Fábrica-Escola, responsável pela produção do sabonete-líquido, esta é também uma possibilidade de os estudantes vivenciarem aspectos específicos do processo que não podem ser vistos numa aula teórica. “O teste de viscosidade, por exemplo, só pode ser feito na prática, assim como a etapa de envasamento”.

Além dos aspectos pedagógicos, a professora Ana Paula Sendão, coordenadora do curso de Farmácia, ressalta a atitude humanitária dos alunos que se voluntariaram para a tarefa. “No momento, estamos utilizando o estoque que já tínhamos, mas aguardando a chegada de mais matéria-prima para que possamos atender, em caráter emergencial, também a solicitações feitas por instituições da área de Saúde de São João da Boa Vista”.