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São João

Dia de Finados: sem celebrações e sem comércio de alimentos na Rua da Saudade

O Dia de Finados se aproxima, e com a pandemia o funcionamento no interior e nas proximidades do Cemitério Municipal São João Batista, foram modificadas para evitar aglomerações. Nos dois primeiros dias de novembro – Dia de Todos os Santos (1º) e Dia de Finados (2), o Cemitério ficará aberto das 6 às 17h00. A orientação é que as famílias visitem e reverenciem seus entes falecidos durante a próxima semana, evitando assim grande aglomeração no domingo (1º) e na segunda-feira (2).

Não haverá restrição para entrada no domingo e segunda-feira, no entanto, o uso de máscara será obrigatório. No local, funcionários da Prefeitura irão disponibilizar álcool em gel ao público para a higienização das mãos. Outra importante decisão é que no domingo e na segunda-feira não será permitida a entrada de veículos no interior do cemitério.

Limpeza, pintura e manutenção nas sepulturas só poderão ser realizadas até a próxima terça-feira, dia 27. Já a lavagem dos túmulos poderá ser executada até a tarde de sábado, 31 de outubro.

O Setor de Serviços Funerários ainda informa que não será celebrada nenhuma missa na capela do cemitério. Os atos religiosos têm previsão de acontecer em horários normais divulgados pelas devidas paróquias de São João.

FLORES E AMBULANTES

Este ano, a Prefeitura de São João decidiu que só vai permitir o comércio de flores (naturais e artificiais) e velas nas imediações do Cemitério Municipal São João Batista, nos dias 1º e 2 de novembro. Devido a pandemia está proibida a comercialização de qualquer tipo de gênero alimentício.

Os interessados em solicitar permissão para a venda de flores, devem procurar a administração do cemitério de 26 a 29 de outubro, das 8 às 11h00 e das 13 às 16h00.

De acordo com o regulamento, são prioritários os comerciantes estabelecidos em São João, ambulantes inscritos na Prefeitura, eventuais residentes no município e entidades beneficentes. As taxas ficam isentas para comerciantes estabelecidos, entidades beneficentes, ambulantes e feirantes regularizados, desde que pedido seja realizado dentro do prazo.

Quem não é inscrito ou se encontra em situação irregular deve recolher taxa de protocolo (R$ 23,50), taxa de ocupação (R$ 66,70) para cada espaço de 3m², taxa de funcionamento (R$ 37,80) e tarifa bancária (R$ 1,25), totalizando R$ 129,25 para cada espaço ocupado.

Neste caso, a autorização deve ser feita por meio de requerimento, com apresentação do RG e CPF, no Setor de Tributação (Rua Carlos Kielander, 366), das 12h30 às 16h00.