Sex12042020

Last update04:48:38 PM

 

Back Você está aqui: Home São João Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac entregam projeto de melhorias para Coopermax

São João

Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac entregam projeto de melhorias para Coopermax

 

Por mês são recolhidas toneladas e material na cidade (Foto Eder Ribeiro/ EPTV) 

 

A cooperativa de reciclagem Coopermax foi criada em 2003 e é responsável pela coleta seletiva da cidade. Apesar da reciclagem gerar oportunidades de trabalho para os associados, cooperados e catadores de recicláveis, os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho constataram que algumas medidas de segurança poderiam ser implementadas e melhoradas no local. “Ao final de cada curso, os alunos desenvolvem um projeto que visa propiciar experiências de aprendizagem colocando em prática tudo o que estudaram durante o curso e trazendo também o conhecimento prévio que possuem. Os docentes acompanham todo o processo, mas os alunos têm bastante autonomia para tomar as decisões. Mesmo com as aulas, este ano, sendo ministradas de maneira remota, os alunos cumpriram as propostas muito bem”, explica o docente do curso Daniel Pereira.

O projeto desenvolvido pelos alunos Marcos Antônio Costa, Marcos de Paula, Mike Sizino, Ricardo Luís de Andrade e Valmir Bezali tem como objetivo implementar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR7-PCMSO), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR9-PPRA), programa de brigada de incêndio e o programa de segurança em eletricidade (NR-10). “Nosso grupo conseguiu entregar mais ações de melhorias do que o habitual, devido ao fato de alguns integrantes já terem conhecimento prévio em outras áreas, como é meu caso que agora além de ser técnico em segurança do trabalho, também sou bombeiro civil. Poder realizar esse trabalho foi muito gratificante e aguardamos colocar em prática ano que vem, pois em razão da pandemia pudemos apenas elaborar o trabalho escrito”, comenta Valmir.

Outro aluno que contribuiu bastante devido ao conhecimento que já tinha antes do curso foi o auxiliar de saúde ocupacional Mike Sizino. “Durante o curso pude aperfeiçoar o que já via no dia a dia e também aprender, sem vícios, os demais conteúdos que não tinha contato previamente. Ao elaborar o projeto de conclusão do curso pensamos muito no bem-estar e segurança dos funcionários e, dessa forma, a empresa também terá redução de custos decorrentes de acidentes de trabalho”, explica.

O docente contou que a formatura ocorreu em novembro de maneira remota e os alunos estão animados para colocar em prática os treinamentos propostos na empresa. “A Coopermax foi muito receptiva e assim os alunos puderam desenvolver esse projeto, buscando levar melhorias para a empresa. A parte dos treinamentos presenciais, devido ao coronavírus, serão realizados quando for seguro para todos”, finaliza Daniel.