Qua01192022

Last update01:54:52 PM

Back Você está aqui: Home São João Programa Senac de Aprendizagem abre inscrição e contribui com a formação dos jovens para o mundo do trabalho

São João

Programa Senac de Aprendizagem abre inscrição e contribui com a formação dos jovens para o mundo do trabalho


            Uma pesquisa divulgada pelo IBGE, aponta que a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% no final de 2020. Uma alta de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior, sendo essa a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012. Para atender esta demanda crescente do mercado, o Senac São João da Boa Vista promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos, capacitando aprendizes e desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania, por meio do curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar uma unidade escolar com a qual desejam realizar a parceria. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa, jovem e Senac.

Driale Aparecida Feliciano, coordenadora do Senac São João da Boa Vista, reforça que a empresa ao contratar um aprendiz colabora com a inserção do jovem no mundo do trabalho, evita sua evasão escolar, contribui para erradicação do trabalho infantil e capacita esses profissionais de acordo com a cultura da empresa. “O jovem realiza uma parte da formação no Senac, nas aulas ele vai aprender temas relacionado ao mercado profissional, competências como visão crítica e comunicação assertiva”, explica.

Sobre o Programa Senac de Aprendizagem

Para participar, o estudante precisa ser um aprendiz já contratado por uma empresa, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e ter de 14 a 24 anos incompletos. Vale reforçar que não há limite máximo de idade se o candidato possuir algum tipo de deficiência. Com este curso, o estudante aumenta as chances de entrar e permanecer no mercado de trabalho, pois vai experimentar os desafios reais do mundo do trabalho, dentro e fora da sala de aula, criando projetos práticos e soluções criativas em equipe. Quando for possível, também poderá fazer visitas a empresas e participar de atividades individuais e em grupo nos laboratórios da instituição.

Várias empresas oferecem vagas para aprendizes na área exclusiva do site do Senac. O interessado precisa acessar o link www.sp.senac.br/jovem-aprendiz-aluno, criar um login, clicar em Oportunidades externas e, em seguida, em vagas de jovem aprendiz. Outra opção é por meio da parceria firmada com o TAQE, organização parceira do Senac, que por meio de um aplicativo de recolocação profissional gamificado, auxilia empresas a darem oportunidade a jovens de terem sua primeira experiência no mundo do trabalho e, em paralelo, se capacitarem.

Informações e inscrições:www.sp.senac.br/saojoaodaboavista