Ter08162022

Last update04:49:39 PM

Back Você está aqui: Home São João DIÁCONO ROBÉRIO SANTANA DE LIMA SERÁ ORDENADO SACERDOTE NO SANTUÁRIO DE NS DO PERPÉTUO SOCORRO

São João

DIÁCONO ROBÉRIO SANTANA DE LIMA SERÁ ORDENADO SACERDOTE NO SANTUÁRIO DE NS DO PERPÉTUO SOCORRO


No próximo sábado, dia 6 de agosto, às 16h00 no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, está marcada a Ordenação Presbiteral do Diácono Robério Santana de Lima, C.Ss.R. 

Os preparativos para a cerimônia de Ordenação Presbiteral têm início nesta quarta-feira com o Tríduo Vocacional, que vai de 3 a 5 de agosto, sempre às 19h30. Presidem as celebrações do Tríduo os Padres Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., diretor do Portal A12,  Jorge Américo, da Diocese de Guaxupé (MG) e Diego Antônio, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, respectivamente.

O bispo ordenante será o franciscano Dom Carlos Alberto Breis Pereira, ofm, da Diocese de Juazeiro (BA).

Primeira Missa do neo-sacerdote será celebrada no domingo, 7 de agosto, às 10h00, também no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista.

Diácono Robério nasceu em Várzea Alegre/CE no ano de 1992, e até os 12 anos residiu em seu Estado natal, quando mudou com sua família para a cidade paulista de Itaquaquecetuba. Desde criança a fé católica fez parte de sua vida, e quando chegou a São Paulo passou a frequentar a Paróquia Cristo Redentor, onde fez parte das pastorais do acolhimento, da catequese, dos coroinhas e cerimoniários. A vida religiosa apareceu em minha vida de uma forma muito simples e, ao mesmo tempo, roubou-me o coração quando conheci os Missionários Redentoristas por meio de um artigo da Revista de Aparecida que dizia: “O missionário vai onde precisam de seu trabalho”, destaca Diácono Robério.

A partir de seu SIM ao chamado de Deus, Robério fez todo o processo de estudos:acompanhamento vocacional, propedêutico, na comunidade São Clemente; em Campinas de 2013 a 2015 cursou filosofia na PUC. No ano de 2016, realizou o noviciado em Goiânia (GO), tendo como mestre o Pe. Fábio Bento. Professou os votos religiosos no ano de 2017 e, no mesmo ano, iniciou os estudos teológicos no ITESP, residindo na Comunidade do Alfonsiano II (Comunidade São Paulo Apóstolo). Ao concluir os estudos teológicos no ano de 2020, foi designado para realizar seu Tirocínio Missionário em Campos dos Goytacazes (RJ).

E neste ano de 2022 foi designado para uma nova etapa da caminhada missionária, como Vigário Paroquial no Santuário Paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista. 

¨Olhando para minha história, percebo a presença silenciosa de Nossa Senhora, acompanhando, orientando e conduzindo tudo em direção ao “sim” Definitivo a Deus e aos pobres. Por tudo isso, com toda a alegria, posso dizer que sou feliz em ser Redentorista!”, afirma Diácono Robério.

O LEMA

O lema escolhido pelo diácono redentorista 'Não temas, porque eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome: tu és meu' (Is 43,1), vem ilustrado pela figura do Bom Pastor, de autoria do  artista sacro Claudio Pastro.

Esse foi o tema que escolhi para nortear meu ministério sacerdotal. Ao longo de minha vida, e principalmente logo após a descoberta de minha vocação, sempre senti a presença amorosa de Deus, um Deus que se aproxima e que nos ama muito”.

Sobre como vai vivenciar sua vida após a ordenação sacerdotal, Robério destaca: “Desejo ser um Padre-discípulo, que a cada passo se apaixona mais pelo Mestre, e nestes passos simples da vida anuncia e mostra aos outros que temos um Deus que nos ama e nos sustenta em seu amor infinito.

Desejo ser um padre que, antes de qualquer ideia, explicita através de palavras simples que pertencemos verdadeiramente Àquele que nos tira do medo e nos atrai para si. Sim, desejo anunciar essa verdade dita pelos lábios eternos aos que já não tem mais esperança, aos pobres e abandonados do nosso tempo".