Qui08162018

Last update02:56:30 PM

 


Back Você está aqui: Home Variedades Junho – Vamos comemorar São João

Variedades

Junho – Vamos comemorar São João

Os festejos juninos se espalham pelo país com fortes ingredientes das culturas locais que misturam o profano e o sagrado e atraem milhares de pessoas, movimentando as cidades nos meses de junho e julho. No norte e nordeste do país estão as festas mais conhecidas que atraem muitos turistas.

Conheça um pouquinho dos festejos juninos no país.

 

Caruaru (PE)  - A “CAPITAL DO FORRÓ”

Conhecida como a capital do forró, Caruaru realiza uma das maiores festas juninas do Brasil. A cidade toda entra no clima junino com direito a decoração típica, feiras ao ar livre e shows com artistas para agradar todos os gostos. Intitulada a capital do forró, a cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 135km de Recife, tem uma das festas mais tradicionais do país. Rivaliza com a paraibana Campina Grande e diz ter a “Melhor Festa de São João do Mundo“. Com seis pólos de lazer, o município reúne diversos museus – um deles dedicado a Luiz Gonzaga e possui uma vasta programação na praça principal, que é chamado Pátio de Eventos Gonzagão. Casamento na roça e concursos de quadrilhas também estão entre as atrações. A parte mais cultural do São João de Caruaru se dá no bairro do Alto do Moura, onde estão as casas de mestres do artesanato, incluindo Vitalino. Lá também há apresentações de forrozeiros autênticos e também é possível saborear os melhores pratos da culinária regional.

 

Campina Grande – “O Maior São João do Mundo”

Disputas regionais à parte, é “O Maior São João do Mundo” porque se espalha por todo o município. Também conta com atrações em outros pontos da cidade, além do Parque do Povo. A programação é variada no Sítio São João, na Vila do Artesão, no Arraiá de Cumpade e nos distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e de Galante, onde se pode viver o clima das festas juninas mais tradicionais. A festa dura pelo menos 30 dias.

 

Corumbá – É São João no Pantanal
Em todos os cantos da cidade, Corumbá, porta de entrada do Pantanal, é festa, é crença, é devoção, é tradição. Um dos pontos altos é a Lavagem do Santo, nas águas do Rio Paraguai, dia em que os festeiros descem a ladeira Cunha e Cruz, carregando seus andores, com destino à prainha do Rio Paraguai para banhar a imagem de São João. Os festeiros, que são muitos, também abrem suas casas para a festa do Arraial do Banho de São João.


São Luís (MA) – O reinado do bumba meu boi
No mês de junho, São Luís se transforma em um imenso arraial para homenagear São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal. A multiplicidade de estilo e a singularidade do festejo, inserido dentro de um verdadeiro ritual da cultura popular, são atestadas com apresentações de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, bambaê de caixa, dança do lelê, dança portuguesa, dança do boiadeiro e as
quadrilhas. Um festival com grupos folclóricos de todo o estado que contam a história da escrava Catirina e de seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado.

A festa já começou!