Seg11302020

Last update03:08:08 PM

 

Back Você está aqui: Home Variedades

Variedades

Cédula de R$ 200 eleva a atenção para a preservação do lobo-guará

A nova nota de R$ 200, lançada nesta quarta-feira, 02/09, chama a atenção para o lobo-guará, animal que estampa a cédula, e relembra os brasileiros da importância da preservação desse animal emblemático da fauna nacional. Maior canídeo da América do Sul, podendo pesar até 36 kg, o lobo-guará é considerado como “quase ameaçado” pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e sobrevive graças a esforços de preservação realizados por projetos como o Onçafari, que atua no estudo e conservação da espécie.  

Apesar de ser encontrado em outros biomas brasileiros, o animal é tido como o símbolo do Cerrado, onde está a maioria dos 24 mil indivíduos que existem no Brasil. Entretanto, as populações de lobo-guará vêm sofrendo um declínio significativo ao longo dos anos. “Em nossa base dedicada à espécie, localizada na Fazenda Trijunção, na divisa dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais, realizamos estudos por meio do monitoramento direto e dos dados obtidos pelos rádio-colares. Essas informações nos permitem entender suas áreas de vida, territórios e hábitos, sendo que as análises também são úteis na tomada de ações para a conservação do animal”, destaca Mario Haberfeld, fundador do Onçafari.

Entre as principais ameaças para o lobo-guará estão a descaracterização ambiental/perda de habitat (redução da qualidade de áreas adequadas à sobrevivência), a morte de indivíduos devido a conflitos com humanos (caça) e os atropelamentos. É estimado que a espécie sofrerá uma redução populacional de, pelo menos, 29% nos próximos 21 anos (três gerações), considerando apenas a perda de habitat. Esse dado está embasado em uma taxa média de desmatamento do Cerrado de 1% ao ano (dados de desmatamento –2002). Essa perda na população coloca a espécie na categoria “vulnerável” (VU) no Cerrado.

“Com nosso trabalho desenvolvido na Fazenda Trijunção, desde 2018, entendemos que a educação ambiental e a pesquisa científica, aliadas ao ecoturismo, são uma das principais e mais poderosas ferramentas para reverter o avanço das ameaças. A valorização dos lobos em vida livre nos possibilita construir pontes entre a ciência e a população, gerando resultados práticos que beneficiam a comunidade local e a vida selvagem”, explica Haberfeld.

Curiosidades

O lobo-guará possui orelhas bem grandes, semelhantes a algumas raposas. Entretanto, apesar de ser chamado de lobo, o animal tem uma genética distinta da dos demais membros da família. É considerado como a única espécie viva pertencente ao seu grupo, por isso não é classificado como lobo “verdadeiro”, nem cachorro, raposa, coiote e chacal. Os parentes mais próximos dos lobos-guarás na escala evolutiva são os cachorros-vinagre (Speothos venaticus), embora sejam morfologicamente distintos entre si.

A coloração do corpo varia do vermelho-dourado ao laranja, sendo que os pelos da crina, das patas e do focinho são pretos. Possui também um tufo esbranquiçado na ponta da cauda, característica já presente nos filhotes desde que nascem. Sua vocalização é bem característica e é chamada de “aulido”, que ecoa por longas distâncias e muitas vezes são respondidos por outro lobo, revelando que essa é uma importante forma de comunicação nesta espécie.

Curiosidades da primeira basílica da Mãe Aparecida

(Fotos de Thiago Leon, Vitor Hugo Barros, Elisangela Cavalheiro)   

A Basílica Velha de Aparecida é um resgate do passado. Sua arquitetura barroca de 1888 enche os olhos de quem adentra este espaço sagrado com tantos elementos artísticos para serem observados.

Como reconhecimento do valor cultural da primeira Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em 1982 ela foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Nestes tempos de pandemia, quando não se pode visitar Aparecida pessoalmente, para conhecer um pouco mais sobre a Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida, basta entrar no Portal A12, oficial da Basílica de Aparecida, e num clique fazer um passeio virtual e assim conhecer sua estrutura, suas obras de arte, sua religiosidade.

 

DETALHES DA PRIMEIRA BASÍLICA DE APARECIDA

A fachada da Igreja e as duas torres ficaramprontas em 1864, antes mesmo da nave principal e o altar serem construídos. A primeira torre foi finalizada em 1859.

Esfera da cruz e o galo que estão no topo de cada torre foram confeccionados pelo artista João Júlio Gustavo. O galo traz a representação do despertar para a fé.

Ao entrar na igreja, observa-se logo na entrada, no chão, as insígnias papais, denominadas Tintinábulo e Gonfalone. Estes símbolos representam o título de Basílica, que foi conferido pelo Santo Padre em 1908. As insígnias também estão no Altar.

Olhando para cima, no teto central da Basílica, as pinturas que trazem representações dos milagres de Nossa Senhora Aparecida. Elas foram feitas pelo alemão Thomas Driendl. Estão retratados os milagres da pesca milagrosa, das velas acesas, do escravo Zacarias, da menina cega, do caçador que escapou de uma onça e do menino Marcelino.

Nos vitrais, a recordação da coroação de Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil, em 1904, e com sua declaração como Padroeira do Brasil, em 1930.

O altar-mor, projetado em estilo Neoclássico, foi confeccionado em mármore carrara, vindo da Itália. A conclusão do presbitério foi em 1882.

Inscrição das iniciais 'A' e 'M' que significam 'Ave Maria', como se fosse a assinatura de Nossa Senhora.

Na nave central da Basílilca, dois púlpitos de madeira, com adornos em talha dourada, vindos da Bahia.

Na Basílica também está a imagem de Sant'Ana, que é a mesma imagem que ficava na capela construída pelo padre Vilela, em 1745.
O relógio localizado na fachada da Basílica é de 1906 e veio da Alemanha.
O Nicho de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Velha foi doado em 1911, pela viúva do general Neiva, do Rio de Janeiro. O nicho foi feito na Alemanha. Ele é de metal, dourado por dentro, com duas portinhas enfeitadas com pedras preciosas e dois anjos em prata.
O órgão da Basílica é uma atração à parte. O instrumento foi adquirido na Alemanha, com a doação dos devotos, em 1926. Em 2004, com a restauração da Basílica, o órgão de tubos também foi restaurado. Os devotos puderam ouvir novamente o som desse instrumento em 2015, quando foi entregue após a reconstituição total.

O altar principal da Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida guarda algumas relíquias de São Vicente Mártir, santo espanhol martirizado no século IV. As relíquias encontram-se na Igreja desde janeiro de 1910 e foram enviadas pela Santa Sé por causa da elevação ao título de Basílica Menor, que ocorreu em 1908.

República Dominicana inspira viajantes com novo portal País Virtual

Plataforma interativa apresenta as variadas possibilidades do país aos turistas

A República Dominicana estreia uma nova iniciativa para que os viajantes conheçam o país sem sair de casa: a plataforma interativa República Dominicana País Virtual, na qual os visitantes podem se inspirar para sua próxima viagem, além de encontrar informações sobre os principais destinos turísticos, excursões e atividades, receitas de pratos típicos da gastronomia dominicana, aulas de merengue e bachata e muitas outras experiências que fazem do destino turístico um líder da região do Caribe.

“Sabemos que neste momento há muitas pessoas desejando conhecer um novo país e, ainda que nada substitua a sensação de visitar pessoalmente, queremos oferecer a esses turistas a oportunidade de começar a sua viagem antes de sair de casa”, aponta Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério de Turismo da República Dominicana (MITUR). “Em nosso País Virtual será possível começar a planejar a viagem com as experiências interativas e únicas, conhecer mais sobre as possibilidades que o destino oferece e mergulhar na nossa cultura e alegria”, continuou.

A plataforma País Virtual conta com vídeos 360º para explorar as melhores praias da República Dominicana e desfrutar da aventura, natureza e cultura local de maneira imersiva. E tal como na vida real, a música terá um papel central na experiência virtual, com apresentações de artistas regionais reconhecidos mundialmente.

O primeiro show virtual será do artista e compositor Manny Cruz. Na próxima quinta-feira, dia 16 de julho, às 18h (horário de Brasília) o cantor, que já foi indicado duas vezes ao Grammy Latino, produzirá uma apresentação exclusiva para os visitantes da página País Virtual. Também está programada uma apresentação em 24 de julho de Covi Quintana, uma das vozes de maior destaque do pop dominicano. Há ainda um terceiro concerto confirmado com o pianista de jazz latino Michel Camilo, ganhador de um Grammy, três Grammys Latinos e um Emmy, além de outros reconhecimentos.

A página República Dominicana País Virtual sempre será atualizada com novas experiências, tours virtuais e atividades que sirvam de inspiração para todos que desejam conhecer mais sobre as possibilidades que o país oferece, e aspira ser uma ferramenta para motivar viajantes de todo o mundo a conhecer esse icônico destino do Caribe.

A página está disponível nos idiomas espanhol e inglês, com acesso através do portal www.godominicanrepublic.com/es ou diretamente pelo link https://drvirtualcountry.com/es.

Sobre a República Dominicana

A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.

Visite virtualmente os 2 maiores santuários marianos da América Latina

Foto: Rodrigo Soldon 

 

A tecnologia pode ajudar a colocar em prática a sugestão do Papa Francisco, que convidou os fiéis a fazer peregrinações espirituais aos santuários

Em sua homilia do dia 03 de maio de 2020, o Papa Francisco pediu que os fiéis fizessem peregrinações espirituais a santuários marianos neste mês de maio, o mês dedicado à Virgem Maria.

O pontífice lembrou que, por causa da pandemia do novo coronavírus, os devotos estão proibidos de visitar presencialmente esses santuários, uma tradição que os agrada muito.

Disse Francisco:  “Acabamos de começar maio, o mês mariano por excelência, durante o qual os fiéis amam visitar os Santuários dedicados a Nossa Senhora. Este ano, devido à situação sanitária, nos dirijamos espiritualmente a esses locais de fé e devoção, para colocar no coração da Virgem Santa nossas preocupações, expectativas e projetos para o futuro.”

Visitas virtuais

Nessas peregrinações aos santuários, os devotos podem contar com o auxílio da tecnologia. É que os sites desses santuários oferecem visitas virtuais, nas quais é possível conhecer e rever locais sagrados, fazendo com que, através da realidade virtual, o visitante se sinta quase que presente nesses lugares. Mais do que isso, há a possibilidade de rezar, ainda que virtualmente, no santuário.

Você pode, por exemplo, fazer um passeio virtual pelo Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, circulando pelas Basílicas Nova e Velha. Também dá pra conhecer o Monte Tapeyac e vários ambientes do complexo, além de fazer orações. 

 

Santuário de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida, no Brasil, também oferece peregrinações virtuais. O internauta pode acompanhar ao vivo as imagens do nicho de Nossa Senhora, das capelas e da parte externa da Basílica. O site ainda oferece tour virtual de 360 graus pelas dependências do santuário.

Também é possível participar da reza do terço, e acender velas virtuais.

A imagem foi uma pequena imagem encontrada por três pescadores no Rio Paraíba do Sul. Após a pesca do corpo e da cabeça da Imagem, os pescadores tiveram abundância de peixes. Muitos outros milagres aconteceram em seguida e a devoção foi se espalhando por todo o país. É a Padroeira e Rainha do Brasil.

Links para o tour virtuar nos Santuários: https://virgendeguadalupe.org.mx  e https://www.a12.com/360

Seriam estas as cinco igrejas mais belas do mundo?

Uma seleção de algumas das igrejas mais impressionantes do mundo

 

Catedral de São Basílio, Moscou, Rússia. 

Seu verdadeiro nome é Catedral da Intercessão da Virgem Junto ao Fosso, mas conhecemos como a Catedral de São Basílio. É talvez o mais conhecido dos templos ortodoxos russos, embora não seja a sede do Patriarcado ortodoxo de Moscou nem a principal catedral da capital russa. O Czar Ivan, o Terrível, ordenou a sua construção (iniciada em 1555 e concluída em 1561), para comemorar a conquista de Kazan. Alguns anos mais tarde, ainda durante o século XVI, Teodoro I mandou construir uma capela no lado leste do edifício, sobre o túmulo de São Basílio, o Bem-aventurado.

 

Hallgrímskirkja, Reykjavík, Islândia. 

Erroneamente, pensa-se que a igreja de Hallgrímur é a catedral da Islândia. A catedral católica de Reykjavík é a Catedral de Cristo Rei. Com 74,5 metros, a igreja de Hallgrímur é o edifício mais alto na Islândia. É dedicada ao poeta islandês Hallgrímur Pétursson. Desenhada por Guðjón Samúelsson, a construção da igreja durou 38 anos. Foi encomendada em 1937, mas o trabalho de construção começou em 1945 e terminou em 1986.

 

Notre Dame du Haut, Ronchamp, França.

A Capela de Notre Dame du Haut é conhecida, mais popularmente, simplesmente como a Capela de Ronchamp. Foi construída entre 1950 e 1955 e é uma criação do famoso arquiteto Le Corbusier. Sendo um dos exemplos mais importantes não só do trabalho do artista franco-suíço mas de toda a arquitetura religiosa do século XX, que atrai cerca de 80.000 visitantes por ano.

Hagia Sophia, Istambul, Turquia. 

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia(do grego, Sagrada Sabedoria) é uma antiga basílica patriarcal, logo convertida em uma mesquita e atualmente em um museu, na capital turca, Istambul. Foi dedicada no ano 360, e até 1453 foi a catedral bizantina de rito oriental, exceto entre 1204 e 1261, quando foi convertida em catedral católica de rito latino durante o Patriarcado Latino de Constantinopla, fundada pelos cruzados. Após a conquista de Constantinopla pelo Império Otomano, o edifício foi transformado em uma mesquita até 1931, quando foi secularizado e transformado em um museu. Às vezes, dizem que Hagia Sophia se refere a Santa Sofia, mártir romana do século II, mas é, na realidade, a transcrição fonética para o latim da palavra grega sabedoria. O nome completo do templo, em grego, é Igreja da Santa Sabedoria de Deus.

 

Sagrada Família, Barcelona, Espanha.

Antoni Gaudí, o chamado arquiteto de Deus, começou o projeto de construção da Basílica da Sagrada Família, na capital catalã, em 1882. Hoje, mais de cem anos depois, o projeto majestoso, apesar de ser o edifício mais visitado de Barcelona, ainda está para ser concluído: estima-se que ainda falta construir cerca de 30% do edifício.

Com novo formato, Mega Fashion Week chega à sua 28ª edição


Maior shopping de moda por atacado do país, oMega Polo Modarealiza entre os dias 9 e 10 de março a 28ª edição doMega Fashion Week. O evento mais tradicional do calendário de moda atacadista apresentará as tendências para Outono/Inverno 2020, contando com a presença de 300 marcas. O evento ocorre entre às 7h e 17h em seus dois dias, comentrada gratuita, no bairro do Brás, em São Paulo.

Em 2020, o shopping traz umanova forma de apresentar os produtos, antes sendo através de desfiles, agora investindo em um formato mais moderno e digital inspirado em exposições. Ambientado no tema invernal, o local recebe um iglu de seis metros de altura no centro da Ala Polo.

A área irá reunir as principais tendências da moda da próxima estação por meio de expositores com telas multimídia, iluminação e decoração especial, além de espaços com uma temática lúdica para fotos. Os clientes e visitantes podem vivenciar uma experiência fashion única de inverno no Mega Polo Moda.

O novo formato de evento que foi idealizado pela equipe Pazetto Events, responsáveis por eventos de empresas como Adriana Degreas, Colcci, Fiera di Milano, Lacoste, Le Lis Blanc e Minas Trend Preview, teve inspiração em galerias de arte, assim o Mega Polo Moda se reinventa e apresenta as novas coleções dos 280 lojistas de forma inédita ao mercado de atacado.

Além disso, o shopping trará grandes nomes do cenário nacional em Gestão e Negócios para o evento. Entre eles estãoTallis Gomes, fundador da Easy Taxi,Bruno Nardon, co-fundador da Rappi Brasil eCarlos Ferreirinha, consultor por trás de trabalhos com marcas como Louis Vuitton e do grupo LVMH da América Latina para falar de negócios, marketing, varejo e moda, trazer conteúdo qualificado para os clientes do shopping, que além de abastecerem suas lojas, também aproveitam esses conteúdos na gestão de seus próprios negócios.

O Mega Fashion Week contará com uma exposição de linhas das 30 marcas vencedoras do Startup Fashion, o projeto de inovação do Mega Polo Moda. Será a primeira vez que as startups serão divulgadas para o público como pertencentes ao shopping.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação

Shorts jeans são queridinhos nos looks de Carnaval

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução

Carnaval já começou na maioria das cidades brasileiras trazendo muito brilho, cores, criatividade e conforto. Para montar os looks da folia, uma das peças indispensáveis é o short jeans ou de sarja que combina com qualquer fantasia, seja ela de algum personagem ou juntamente com um body – hit da estação – um top, blusinha cropped ou t-shirt estilosa.

Por isto, selecionamos aqui alguns modelitos para inspirar os foliões que não abrem mão do apelo fashionista e peças ultra confortáveis para arrasar nos bloquinhos, desfiles de escolas de samba, bailes e afins.

Opções mais curtas ou bermudas comportadas são perfeitas e podem vir com desfiados em diferentes lavagens como nos modelos da Dzarm. O short clochard ganha cós dobrado e fica perfeito com bodies estampados. Há ainda peças com elásticos na cintura ou amarrações com fio liocel para looks sofisticados. Já a Maria Filó abusou de pedrinhas discretas em volta dos bolsos.

Água de Coco, em parceria com a Coca Cola, criou um short com patches e efeitos destroyers. Na cintura, um detalhe com brilho que completa o look do Carnaval. ALevi’s, que esteve presente no bloco “Casa Comigo” em São Paulo, tem diferentes modelos de shorts como os modelos “customizados” com pedras coloridas.

E que tal arrasar no total look jeanswear? A produção da Oh, Boy mescla o top e o shortinho cavado no raw com costuras marcadas e desgastes na boca dos bolsos. Já o comprimento médio dos shorts da Hering garante o ajuste e conforto perfeitos juntamente com efeitos destroyers como bigodes, esbranquiçados, puídos e navalhados.

Marca de moda social produzida com tecido africano tem parte do lucro destinado a países do continente

30% do que é recebido com a venda das peças Usoma é destinado para capacitação em moda de homens e mulheres na região do Dondo, entre outras.

Apesar da discussão socioeconômica que toma conta de muitos países, inclusive o Brasil, outras nacionalidades ainda enfrentam problemas centenários mais alarmantes, como a pobreza extrema. Na visão de alguns jovens, a atitude de uma única pessoa pode propagar a esperança em comunidades que se vêem, muitas vezes, isoladas de processos evolutivos.

Com a diversidade de cores e tecidos típicos, a Usoma, uma marca de moda social, trabalha com esse objetivo de criar possibilidades de mudança para quebrar o ciclo de pobreza de diversos países por meio da capacitação e transmissão do conhecimento. Assim,as roupas da Usoma são feitas com tecidos africanos e 30% do lucro gerado é voltado para a criação e desenvolvimento de projetos de capacitação em moda e empreendedorismo em regiões como: Dondo, em Moçambique e Bié, em Angola.

“Acreditamos que essa é a forma que temos para ajudar a quebrar o ciclo da pobreza que toma conta de muitos países. No futuro, queremos abrir para outros continentes, outras culturas, usando seus tecidos típicos em nossas roupas e podendo levar recursos para eles”, afirma Gabriela Ramos, sócia fundadora e diretora criativa da marca.

Usoma, em Umbundo, dialeto angolano, significa Reino. Para os fundadores da marca, Gabriela Ramos (diretora criativa), Gabriel Chiarastelli (fotógrafo) e Amanda Farias (diretora artística), existe algo maior - o reino - que pode mudar as pessoas e levar esperança a diversos povos de que existe alguém que pensa no próximo. Assim, os interessados que comprarem uma peça se tornam Usoma, como um propagador da ideia.

Diferenciais do tecido africano

As peças de roupa vendidas apresentam diferenciais além da missão social. O estilo da marca carrega estampas de capulanas, respeito à cultura do continente africano, cortes específicos e a criação de peças exclusivas aos usuários. Os interessados podem adquirir jaquetas, casacos e blazers no site www.usoma.com.br ou no Instagram @usoma.oficial, os produtos são enviados para todo o Brasil.Na cidade de São Paulo, é possível encontrar a Usoma no Afropolitan Station, uma loja colaborativa de cultura afro, no Centro da capital paulista (Rua Rêgo Freitas, 530). As peças ficam disponíveis para venda também em feiras que acontecem no decorrer do ano, as datas são divulgadas nas redes sociais do projeto.

Os tecidos africanos são comercializados com uma goma, que traz uma textura mais brilhosa e dureza ao pano. Porém, quando o material é lavado, a goma sai naturalmente. Nesse sentido, o diferencial da Usoma é que essa goma é retirada antes da produção das peças, o que garante que a textura da roupa do cliente não sofra alterações após a lavagem e gerando o caimento correto do tecido. Alguns produtos são exclusivos e outros são confeccionados em quantidade limitada.

Número de feriados em dias úteis cresce em 2020

Em 2020 o brasileiro vai descansar mais. De acordo com o Calendário 365, o ano que vem terá nove feriados nacionais em dias de semana, quase o dobro de 2019. Com isso, o impacto na área turística tende a crescer.

Segundo um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial (10,4%). O estudo do Conselho analisou 185 países, de 25 regiões geográficas ou econômicas. A entidade é a principal consultoria independente de turismo no mundo.  

Para grande parte da população, os feriados são uma das poucas opções de descanso e período para viagens já que muitos trabalham ou estudam presencialmente.

CALENDÁRIO

O calendário de 2020 terá 9 feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades. Dos nacionais, seis serão prolongados – isto é, vão cair em segundas ou sextas-feiras e portanto emendam com o final de semana. Só um deles vai cair em um final de semana: 15 de novembro, data da Proclamação da República, será em um domingo.

O segundo semestre de 2020 está mais farto: quatro feriados prolongados – contra apenas dois entre janeiro e junho.

Diferentemente do que muita gente pensa,Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais. As duas datas serão consideradas pontos facultativos no serviço público federal. Além disso, são feriados estaduais ou municipais em muitos locais.

Assim, quem gozar dessas datas terá dois feriados a mais: 25 de fevereiro (Carnaval, terça-feira) e 11 de junho (Corpus Christi, quinta-feira).

E quem puder emendar essas datas vai acabar com mais dois feriadões prolongados: de 22 a 25 de fevereiro (Carnaval) e de 11 a 14 de junho (Corpus Christi).

 

Lista de feriados nacionais em 2020

  • 1º de janeiro (quarta):Confraternização Universal
  • 10, 11 e 12 de abril (sexta a domingo):Paixão de Cristo é dia 10
  • 21 de abril (terça-feira):Tiradentes
  • 1º, 2 e 3 de maio (sexta a domingo):Dia Mundial do Trabalho é dia 1º
  • 5, 6 e 7 de setembro (sábado a segunda):Independência do Brasil é dia 7
  • 10, 11 e 12 de outubro (sábado a segunda):Nossa Senhora Aparecida é dia 12
  • 31 de outubro, 1º e 2 de novembro (sábado a segunda):Finados é dia 2
  • 15 de novembro (domingo):Proclamação da República
  • 25, 26 e 27 de dezembro (sexta a domingo):Natal é dia 25

 

Lista de pontos facultativos nacionais em 2020

  • 24 a 26 de fevereiro (sábado a quarta):Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até as 14h na quarta-feria de cinzas
  • 11 a 14 de junho (quinta a domingo):Corpus Christ é no dia 11
  • 28 de outubro (quinta):Dia do Servidor Público
  • 24 de dezembro (quinta):véspera de Natal – ponto facultativo após as 14h
  • 31 de dezembro (quinta):véspera de ano novo – ponto facultativo após as 14h