Seg05172021

Last update02:24:02 PM

 

Back Você está aqui: Home Brasil

Brasil

MELHOR HOTEL DO MUNDO FICA NO BRASIL E FOI ELEITO PELOS VIAJANTES: COLLINE DE FRANCE, EM GRAMADO

Imagem: Reprodução Instagram

 

A premiação Tripadvisor Travellers' Choice Awards deste ano traz uma boa surpresa para os brasileiros. Os viajantes da plataforma colocaram no topo da lista geral de melhores hotéis do mundo o Hotel Colline De France, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O estabelecimento tem a França como inspiração e pretende ser "um pedacinho da Europa no Brasil". A homenagem se traduz na arquitetura e no design de interiores, que esbanja detalhes dourados, além de estampas e móveis de estilo rococó.

O hotel tem 34 suítes, que se diferem em tamanho e na decoração. Todos os banheiros possuem acabamento em mármore, espelho retrátil e amenidades da L'occitane au Bresil. Alguns, ostentam banheiras de hidromassagem com cromoterapia e piso aquecido. As diárias vão de R$ 870 a R$ 2.520.

 

MAIS DESTAQUES NACIONAIS

O Hotel Colline De France não foi o único a figurar nas preferências dos viajantes da plataforma de hospedagem. Em quinto lugar no ranking de melhores bed&breakfast está a Pousada Gaia Viva, em Igaratá, no interior de São Paulo. A Pousada Quarto Crescente, em Trancoso (Bahia), aparece em 13º lugar. Em 20º e 23º estão, respectivamente, a Casa Ilha do Mel, pousada de charme na ilha do Paraná, e a Pousada Recanto do Arraial, instalada no centro de Porto Seguro (Bahia

Surge em 20º lugar na categoria de hotéis românticos o Valle D'incanto Midscale Hotel, também em gramado. Entre as hospedagens que oferecem tudo incluso, destaca-se o hotel fazenda VilaVip, em Serra Negra (São Paulo).

Aqueles que procuram a foto perfeita podem ir ao Serrambi Resort. Localizado em Ipojuca, Pernambuco, ocupou a 19ª posição da lista. Entre os hotéis novos mais atraentes do mundo está a Anttunina Pousada Spa, em Maragogi, Alagoas, no terceiro lugar do pódio.

Santuário Nacional de Aparecida se prepara para a oração do Terço pelo fim da pandemia com Papa Francisco


A ação, convocada pelo Papa Francisco e iniciada por ele mesmo no último sábado (1º), envolve 30 santuários em diversos países durante o mês de maio. A Basílica que abriga a Padroeira vai representar o Brasil na “maratona” de orações. A celebração acontece a partir das 11h, no Altar Central do templo

Além do pedido pelo fim da pandemia, os jovens também serão recordados em uma intenção do Terço em Aparecida. Um grupo, constituído por adolescentes beneficiados pelas Obras Sociais do Santuário Nacional e jovens que trabalham em diversos setores da Basílica, rezará 50 “Ave-Marias” ao longo da celebração.

Eles também vão entronizar a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o rito e homenagear a Padroeira do Brasil depositando flores diante do altar preparado para a ocasião. As músicas da celebração serão entoadas pelo Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), projeto social que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Junto deles, participa na condução do Terço o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Para ele, a escolha do Santuário de Aparecida como representante do Brasil na “maratona” de orações, demonstra a devoção do Santo Padre à Padroeira.

 

Estamos muito gratos ao Papa Francisco, pois seu gesto nos anima muito. É uma demonstração do amor que ele tem à Aparecida. Este é um gesto de muita fé e que vamos fazer com profundo sentimento de gratidão, afirma Dom Orlando.

relação entre Francisco e Aparecida nasceu antes mesmo do início de seu pontificado. Em 2007, o então cardeal Bergoglio esteve durante quase um mês na “Capital Brasileira da Fé”, durante os trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. O encontro dos bispos da América Latina aconteceu na Basílica da Padroeira a pedido do próprio Papa Bento XVI, que fez questão de visitar o Santuário Nacional durante a abertura do encontro.

Em 2013, já como chefe da Igreja Católica, Francisco retornou à Aparecida, onde celebrou sua primeira missa como Pontífice fora do território italiano. A partir daí, em diversas mensagens ao povo brasileiro, o Santo Padre sempre se recorda com carinho de sua visita e da devoção à Padroeira do Brasil.

A expectativa é de que a jornada mundial de orações pelo fim de pandemia leve conforto aos que sofrem com a doença e suas perdas. Ao mesmo tempo, ela aponta que fé e ciência podem e devem caminhar juntas.

 

A oração, junto com a ciência humana são verdadeiros remédios. Unimos as duas mãos: da fé e da ciência. Pedimos que o Espírito Santo continue iluminando sempre mais os cientistas, os médios e os poderes, para que juntos, na unidade, saiamos vitoriosos sobre este vírus”, esclarece Dom Orlando.

Para os brasileiros, a celebração será transmitida ao vivo, nesta quinta-feira, a partir das 11h, pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube), TV AparecidaTV ao Vivo no A12 e Aplicativo Aparecida. Às 13h00 de Brasília (18h de Roma), os canais oficiais do Vaticano exibem a celebração que deve ser acompanhada por fiéis de todo o mundo.

MISSA NO SANTUÁRIO DE APARECIDA EM MEMÓRIA AOS 1,5 MILHÃO DE MORTES DURANTE O GENOCÍDIO ARMÊNIO

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida celebrará uma missa amanhã, dia 24, às 12h, em memória aos 1,5 milhão de mártires do Genocídio Armênio, cometido pelas forças do Império Otomano contra a população civil da Armênia. A iniciativa da missa partiu do Consulado-Geral Honorário da República da Armênia em São Paulo. A basílica de Nossa Senhora, localizada em Aparecida, no interior paulista, é a segunda maior igreja católica do mundo, ficando atrás apenas da do Vaticano. 

A data é relembrada no mundo inteiro justamente para que esta tragédia não seja esquecida. Em abril de 1915 o governo Otomano publicou um decreto determinando a deportação dos armênios. As primeiras vítimas foram os intelectuais, poetas, artistas plásticos, cientistas, religiosos e médicos armênios. Em 24 de abril de 1915, vários intelectuais foram presos em Constantinopla e cruelmente assassinados. 

Alguns países, como Argentina, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Bélgica, Itália, Suécia, Suíça, Rússia, Polônia, Lituânia, Eslováquia, Líbano, Chipre, Canadá, Chile, Uruguai, Bolívia, Venezuela, além do Vaticano, reconhecem o genocídio cometido contra o povo armênio.

Neste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também deve reconhecer o Genocídio Armênio.

No Brasil, que abriga cerca de 100 mil armênios e descendentes que chegaram ao país há um século, o Senado aprovou uma lei reconhecendo o genocídio em 2015, mas esse reconhecimento ainda não foi feito pelo Governo Federal

Governador João Doria nomeia novo reitor da Unicamp


O Governador João Doria nomeou o professor Antônio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, para exercer o cargo de Reitor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com mandato de quatro anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de São Paulo desta quinta-feira (15). A posse da nova gestão será realizada no dia 19 de abril.  

O Prof. Dr. foi o mais votado na lista tríplice, conquistando 51,97% dos votos válidos. Ele será o 13º reitor na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp. O novo reitor foi recebido pelo Governador e pela secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, na tarde desta quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes.

Biografia

Tom Zé, possui graduação e mestrado em Engenharia de Alimentos, pela Unicamp, e é doutor em Engenharia de Processos Térmicos e em Ciências Econômicas. É professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, onde é docente desde 1987. O professor foi coordenador de pós-graduação entre 2011 e 2014 e diretor da FEA entre 2014 e 2018.

Consulta e lista tríplice

A consulta para a nova composição da reitoria da Unicamp ocorreu em dois turnos. O primeiro, disputado por três chapas, ocorreu nos dias 10 e 11 de março. O segundo turno ocorreu nos dias 24 e 25 de março. A chapa de Tom Zé recebeu 51,97% dos votos. A professora Maria Luiza Moretti, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp, que compôs chapa, foi nomeada coordenadora-geral.

A lista tríplice foi elaborada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp no dia 6 de abril, com o nome de Tom Zé na liderança. Conforme a legislação, a Universidade, através do Consu, enviou os nomes ao Governador e coube a ele realizar a escolha dentre os nomes indicados.

CÓDIGO DE TRÂNSIO BRASILEIRO (CTB) TERÁ 57 ALTERAÇÕES EM VIGOR A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofrerá várias alterações a partir do mês abril. Os motoristas devem ficar atentos às mudanças que vão abranger desde a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até as regras para aplicação de multas. O especialista em tecnologia de tráfego, Arthur Fernando Santos Vieira, explica que, ao todo, foram aprovadas 57 modificações na lei: 46 são alterações, um artigo foi renovado e 10 artigos foram incluídos. A nova lei entrará em vigor em 12 de abril de 2021.  

“Dentre as alterações de destaque, está a não obrigatoriedade de porte da CNH. Antes da mudança, um condutor que fosse abordado pela fiscalização sem o documento seria multado e o veículo retido até a apresentação da carteira. Com o novo dispositivo, se o agente conseguir consultar a situação da habilitação em sistema informatizado, o motorista não será punido por essa falta.” 

Outra mudança refere-se à alteração na pontuação da carteira. Atualmente, a suspensão do documento ocorre quando o condutor atinge 20 pontos em um ano. Com a alteração, os pontos terão uma escala com três limites para a suspensão. “Se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas no período de 12 meses, o limite será de 20 pontos. Se possuir apenas uma infração gravíssima, a carteira será suspensa ao atingir 30 pontos. Caso o condutor não tenha nenhuma infração gravíssima neste período, o valor limite será de 40 pontos”, detalha o especialista. No caso de o condutor exercer atividade remunerada utilizando-se do veículo, a penalidade será imposta quando o infrator atingir o limite de 40 pontos, independente da quantidade de infrações gravíssimas. O prazo de identificação de condutor infrator também foi alterado, passando de 15 para 30 dias. 

Com a nova lei, a “validade” da CNH também sofrerá alterações. Se o condutor tiver menos de 50 anos, o prazo será de 10 anos.  A validade para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos será de cinco anos. Já para condutores com 70 anos ou mais, o prazo de duração será a cada três anos.  

Transporte de Crianças:

Outro ponto se refere à forma de transporte de crianças. No atual Código de Trânsito, crianças com idade entre sete e meio e 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros com cinto de segurança. A partir de abril, o critério de altura servirá para flexibilizar a obrigação: crianças com 1,45m poderão ser transportadas no banco da frente, com cinto de segurança. As demais regras para uso de dispositivos de retenção (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) continuam valendo, bem como o uso de cinto por todos os demais ocupantes. Caso a norma seja descumprida, será gerada uma infração gravíssima. A nova regra também aumenta a idade mínima para crianças serem transportadas na garupa de motocicletas, motonetas ou ciclomotores de sete para 10 anos. Em caso de descumprimento da lei, a penalidade será de suspensão do direito de dirigir.

Outras mudanças:

A obrigatoriedade de exame toxicológico para condutores com carteiras das categorias C, D e E na obtenção ou renovação da CNH a cada dois anos e meio foi mantida. O condutor com idade inferior a 70 anos também deverá fazer um novo exame toxicológico a cada dois anos e seis meses, independentemente da validade da CNH.  

Para o condutor que deixar de realizar o exame em até 30 dias após o vencimento do prazo estabelecido, a infração será gravíssima, com multa agravada em cinco vezes e suspensão do direito de dirigir por três meses.

No caso do uso de faróis baixos durante o dia, houve algumas novidades: ao transitar em rodovias, esse dispositivo só será obrigatório naquelas de pista simples e dispensável nas duplicadas. Sob chuva, neblina ou cerração, a norma antiga obrigava o uso somente dos faroletes, mas, com a mudança, os faróis baixos se tornam obrigatórios. O que continua igual é o uso obrigatório ao transitar em túneis. A infração pelo não uso do equipamento continua sendo média, com multa de R$ 130.

Estacionar sobre ciclovias ou ciclofaixas será considerado infração grave, e não reduzir a velocidade ao ultrapassar um ciclista se tornará infração gravíssima.

Crimes de trânsito

Um ponto polêmico que também sofreu mudanças se refere às penas aplicadas. Atualmente, a pena de prisão para motoristas embriagados que matarem ou lesionarem no trânsito pode ser trocada por prestação de serviços à comunidade, ou a entidades sociais. 

No entanto, com a atualização fica proibida a substituição da pena de reclusão por uma mais branda que restringe direitos.

Na 200ª coletiva de imprensa, Governo do Estado anuncia leve melhora nos números da pandemia

Na 200ª coletiva de imprensa do Governo do Estado a partir do Palácio dos Bandeirantes, no dia de hoje (7), integrantes do Executivo estadual divulgaram as informações mais relevantes sobre o enfrentamento das consequências sanitárias e econômicas da pandemia de Covid-19 e anunciaram uma desaceleração nos índices referentes à pandemia de coronavírus no estado.  

Na 14ª semana epidemiológica do ano e na fase emergencial do Plano SP, as taxas de ocupação de leitos intensivos registram hoje melhora ante as semanas anteriores. Hoje o número é de 89,8%, ainda alto, mas não obstante melhor do que as taxas de mais de 90% registradas anteriormente. São 12.941 pessoas internadas em UTI e 16.171 em leitos de enfermaria. As altas hospitalares alcançam mais de 260 mil pessoas. 

A taxa de isolamento social no estado é de 43%.  O número de casos de Covid no estado caiu 2,4% e o de internações caiu 5,4%. Já o número de óbitos subiu 15,5%. 

Diante de questionamento da imprensa acerca de debate em alguns municípios sobre possível plano municipal de imunização, o Secretário Marco Vinholi ponderou que “a orientação do Governo do Estado aos municípios paulistas é que sigam a grade do plano estadual de imunização, em termos de faixas etárias e categorias profissionais como elencadas no plano”. 

WhatsApp 

A partir desta quarta-feira (7), o Governo de São Paulo em parceria com o Whatsapp, disponibiliza aos cidadãos a possibilidade de realizar o pré-cadastro da vacinação contra a Covid-19 pelo aplicativo de mensagens. 

 Importante destacar que apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro permite ao cidadão uma economia de até 90% no tempo de permanência no ambiente de imunização.   

Até o momento, cerca de 5,6 milhões de pessoas já efetuaram o pré-cadastro pelo Vacina Já. Com o incremento do WhatsApp, o objetivo é tornar o processo ainda mais acessível, até mesmo para quem tem pouca familiaridade com tecnologia, além de oferecer informações confiáveis sobre o programa de imunização no Estado, incluindo o calendário de vacinação, dados do Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus. 

  Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi . 

VACINA PARA PESSOAS DE 68 ANOS

(Foto: Diego VAra/Reuters)

O governo de São Paulo anunciou hoje que vai antecipar a vacinação contra a Covid-19 para idosos de 68 anos. Inicialmente agendada para a próxima segunda-feira (5), a nova faixa etária começará a ser imunizada três dias antes, nesta sexta-feira (2). Está prevista a imunização de 340 mil pessoas neste grupo.

Apesar de determinar a data de início da imunização no estado, as prefeituras têm autonomia para definirem o próprio calendário de vacinação. A Prefeitura de São João da Boa Vista ainda não se manifestou sobre a nova data de vacinação a idosos de 68 anos.

 

RECORDE

São Paulo atingiu ontem um novo recorde de mortes diárias causadas pelo coronavírus: 1.209 óbitos em apenas 24 horas de pacientes com covid-19. Há 17 dias na fase emergencial do Plano São Paulo — a mais restritiva até agora —, o estado tem recorde de pessoas internadas com a doença, sendo 12.946 delas em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). Com isso, a ocupação dos leitos de terapia intensiva segue acima de 92% tanto no estado como na Grande São Paulo.

Em março, o estado quase dobrou o número de pacientes internados em UTIs. No final de fevereiro, o número era de 6.772 segundo dados do governo paulista. O número atual de internados é maior do que o total de leitos de UTI que São Paulo tinha no início de março. No mês atual, o estado passou a disponibilidade de leitos de 9.283 para 13.932 somando as redes pública e privada. A estratégia foi adotada como forma de tentar evitar a falta de assistência médica adequada. Mesmo assim, há fila para leitos de terapia intensiva.

GOVERNO DE SP CRIA REDE DE DOAÇÃ0 DE PLASMA PARA TRATAMENTO DA COVID-19


O governo de São Paulo anunciou hoje a criação de uma rede de doação de plasma sanguíneo que será usado no tratamento de pacientes com covid-19. O projeto piloto é tocado pelo Instituto Butantan, que também divulgou hoje que está desenvolvendo uma vacina 100% nacional contra a doença causada pelo novo coronavírus. A técnica de tratamento com plasma convalescente usa o sangue de pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus e promete ajudar o sistema imunológico a responder melhor contra a a covid-19, fornecendo anticorpos prontos.

Para tocar o projeto piloto, o Butantan terá cinco hemocentros cadastrados junto à instituição para as doações. São eles: H. Hemo, em São Paulo Pró Sangue, em São Paulo Colsan, em São Paulo Hemocentro Unicamp, em Campinas Hemocentro de Ribeirão Preto Após as doações, as transfusões serão realizadas inicialmente em pacientes de Santos e Araraquara —cidades que tiveram altas explosivas de casos neste ano. Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, a ideia é estender o projeto para outros municípios paulistas depois.

"O objetivo do plasma é transferir ao paciente anticorpos de maneira passiva, até que o organismo afetado tenha tempo de reagir e montar a sua resposta imune. Trata-se de uma vacina instantânea, uma forma de tratamento que pode ser usada em meio à pandemia", afirmou Dimas Covas, diretor do Butantan.

O uso do plasma convalescente no tratamento de pacientes com covid-19 já vem sendo feito em São Paulo desde o início da pandemia, mas agora haverá um esforço maior para a aplicação e análise do procedimento, de acordo com o governo. A técnica é indicada para pessoas que estejam apresentando sintomas há 72 horas, no máximo.

Os pacientes que receberão o plasma serão dos grupos afetados com maior gravidade pela doença, que incluem idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidas

Doações

A maioria dos requisitos para a doação de plasma são as mesmas para a doação de sangue. A pessoa tem que ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; ter boas condições de saúde.

Além disso, o doador precisa ter confirmada a infecção anterior pelo coronavírus por registro clínico, e esperar 30 dias após se recuperar da covid-19.

O Butantan indica que os voluntários sejam do sexo masculino de forma prioritária. O motivo, segundo o instituto, é que a mulher liberar durante a gravidez anticorpos que podem causar uma reação grave na pessoa que recebe o plasma.

CARREFOUR COMPRA GRUPO BIG BRASIL POR R$ 7,5 BILHÕES


Grupo Carrefour Brasil anunciou, na manhã desta quarta-feira (24/3), que entrou em acordo com a Advent International e o Walmart para a aquisição do Grupo BIG Brasil. A negociação foi fechada em R$ 7,5 bilhões. A operação ainda precisará passar pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Fazem parte do Grupo BIG, por exemplo, os supermercados Nacional e Super Bompreço, os hipermercados BIG e BIG Bompreço, o atacarejo Maxxi Atacado, além do clube Sam’s Club.

O Grupo Carrefour, no entanto, informou que planeja otimizar a rede de lojas convertendo as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão.

“A Companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour”, diz o comunicado oficial.

Para o Carrefour, o Grupo BIG é um player estratégico no varejo alimentar. A companhia tem 387 lojas espalhadas pelo país, sendo que quase metade (48%) está no nordeste e 34%, no sul – enquanto o Carrefour se mostra mais presente no sudeste. “A aquisição do Grupo BIG expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica”, detalhou.

Em 2020, o grupo BIG teve R$ 21,7 bilhões de vendas líquidas. A companhia emprega cerca de 41 mil funcionários. “A combinação criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137 mil funcionários atuando em todos os formatos”, assinalou o Carrefour, na nota à imprensa.