A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai coletar os dados do Censo Demográfico 2020 pela rede mundial de computadores. Os municípios de Curitibanos (SC), Cravinhos (SP) e Baturité (CE) serão os primeiros contemplados pelo instituto.
Outros 52 municípios brasileiros, espalhados pelas cinco grandes regiões, incluindo parte dos domicílios com mais de 500 mil habitantes serão contemplados. De acordo com o coordenador técnico do Censo Demográfico 2020, Luciano Duarte, o objetivo principal do teste é avaliar o que será possível conseguir de informações com o auto-preenchimento em comparação a coleta presencial. Ainda segundo o coordenador, um dos propósitos do teste é a experimentação de diferentes formas de divulgação da coleta em todo País.
De acordo com o IBGE, as perguntas serão as mesmas em todos os locais, mas a execução será dividida em três grupos: o grupo A, com cerca de 10 mil domicílios em 49 municípios (capitais e aqueles com mais de 500 mil habitantes); o B, com cerca de três mil domicílios em Rio Branco (AC), Juiz de Fora (MG) e Goiânia (GO); e o grupo C, com todos os domicílios de Curitibanos (SC), Cravinhos (SP) e Baturité (CE).
De acordo com o coordenador técnico do Censo Demográfico 2020, Luciano Duarte, a intenção é fazer a comparação entre o preenchimento dos dados de forma presencial e pela internet. Além disso, o IBGE pretende avaliar a divulgação da coleta nas cidades e a entrega dose-tickets, os códigos de acesso aos questionários distribuídos pelos Correios.