(foto: Handout / ROYAL THAI NAVY / AFP)
O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, que lidera a célula de resgate, declarou que um resgate ainda hoje seria "difícil", já que o nível de água segue elevado, apesar do sistema de bombeamento instalado no local. Graças a esse sistema, "a água tem baixado um centímetro por hora, o que não é ruim dado o tamanho da caverna", explicou.
A marinha tailandesa publicou nesta quarta-feira um novo vídeo das crianças "Após comerem, todos foram examinados por um médico militar", revelou a Marinha, sem precisar em que momento serão retirados e como pretende fazer isto através de um longo trecho de caverna inundada.
Evacuação difícil
De fato, a operação de resgate será difícil e os socorristas já advertiram que não se precipitarão na hora de realizá-la, pois deverão percorrer quilômetros sob a água.
Os meninos - com entre 11 e 16 anos - foram encontrados com seu treinador, 25, na noite de segunda-feira, sãos e salvos, após ficarem isolados na caverna devido a fortes
O grupo já está sendo treinado para percorrer mais de quatro quilômetros de veios estreitos, incluindo vários trechos inundados para as quais serão equipadas com cilindros de oxigênio.As equipes de resgate detectaram vários poços na vertical da caverna. E nos últimos dias, a floresta foi desmatada perto de um deles para permitir o pouso de helicópteros visando uma possível evacuação por via aérea.
Mas, por enquanto, não foi provado que um desses poços esteja ligado ao trecho da caverna onde estão os meninos.
Dezenas de mergulhadores foram mobilizados para esta operação, com equipamentos vindos da Austrália, Grã-Bretanha, Japão, China e trinta soldados americanos, que auxiliam os milhares de resgatistas tailandeses envolvidos no resgate.