Brasil

"Lua de sangue" - o eclipse mais longo do século


O fenômeno foi apelidado de Lua de Sangue porque a Lua reflete a luz do Sol dispersa na atmosfera terrestre, ganhando uma coloração avermelhada. E na próxima sexta-feira, dia 27, o mundo vai testemunhar um espetáculos mais fascinantes do ano. Um fenômeno lunar estará na mira dos astrônomos e curiosos: de tom avermelhado, o eclipse conhecido como “Lua de Sangue” poderá ser visto por uma hora e 43 minutos – o que fez com que ganhasse a expressão “o mais longo do século”,

O fenômeno é conhecido por Lua de Sangue porque os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre justamente no mento em que a Lua está na sombra da Terra, A atmosfera funciona com uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada a esse eclipse, explicou o professor de física Daniel Rutkowski, da Escola Superior de Engenharia e Gestão.

A lua vai demorar 3 horas e 55 minutos para cruzar toda a sombra da Terra, mas estará visível somente por uma hora e 43 minutos, o mais longo eclipse do século 21.

Quando a lua nascer no Brasil ela já estará eclipsada, avermelhada, informou o físico. No Brasil o eclipse será observado entre 17h30 e 18h13, horário de Brasília.

O ultimo eclipse lunar ocorreu no dia 31 de janeiro deste ano e ficou conhecido como “eclipse da superlua azul de sangue”. O fenômeno durou uma hora e 15 minutos