Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o tema central do encontro "Saber em Ação
O SESI-SP abre o ano letivo nestasegunda-feira,21 de janeiro, para a realização de uma semana formativa com os cerca de 4300 professores de sua rede escolar. Ciente à necessidade de discussões quanto aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - determinante do conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito-, a instituição coloca a implementação do documento normativo como tema principal da capacitação.
Durante cinco dias consecutivos (de 21 a 25/1), os profissionais das 154 escolas SESI, espalhadas por todo o Estado de São Paulo, se dedicam a pensar e a debater todas as questões que refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Por esse motivo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento homologado em 2018 pelo Ministério da Educação, é o tema central do primeiro dia de capacitação e permeará todos os demais.
Na prática, a rede escolar do SESI-SP desenvolve um trabalho além do determinado na Base, por atuar numa concepção sociointeracionista - teoria de aprendizagem com o foco na interação, em que se considera o conhecimento do aluno o ponto de partida para o enriquecimento dos saberes. Nesse sentido, o momento, então, é de reflexão a respeito das ações já aplicadas pela instituição, além da realização das adequações necessárias.
Valorização dos profissionais
Além dos docentes, também participam da formação em rede, outros 2100 profissionais atuantes na rede escolar da instituição. São eles, desde diretores, coordenadores pedagógicos, inspetores e bibliotecários a analista de informática e estagiários. Isso porque o SESI-SP reconhece a todos como contribuintes em potencial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
A formação dos professores ocorre durante todo o ano letivo, mas o encontro anual é o grande marco. Partindo do princípio de uma gestão escolar democrática, quando o SESI-SP insere todos esses profissionais na construção dos saberes, é capaz de atender às determinações do documento normativo (BNCC) alinhado às suas próprias metodologias.
As temáticas da semana
Desde 2017, a ação docente da rede escolar SESI do Estado de São Paulo atende ao princípio da interdisciplinaridade, ou seja, quando um mesmo assunto ou temática é abordado em duas ou mais áreas do conhecimento. Uma possibilidade de conectar o ensino dos componentes curriculares base a temas atuais, possibilitando aos alunos os estudos de acordo com a realidade do mundo em que vivem. Um dos assuntos atuais como Fake News, liberdade de expressão e diversidade estão entre os que serão trabalhados com os alunos em 2019, de acordo com a série/ano cursada. Tudo fundamentado em documentos, caso da Constituição de 88, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além dos princípios educacionais do próprio SESI. Falar dessas temáticas, para a instituição, é uma questão de respeito e integração da escola além de seus muros. É entender que o aluno, a família e a sociedade fazem parte de nossa escola.
Em 2019, serão atendidos cerca de 95 mil alunos de todos os ciclos (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio), sendo cerca de 7.800 ingressantes no 1º ano.