Brasil

Cuidado com o AEDES é o alerta do Ministério da Saúde

Em São João, Prefeitura realiza o 8º Mutirão para prevenir a Dengue, Chikingunya e Zika

O Ministério da Saúde realiza uma campanha em nível nacional a fim de mobilizar a comunidade sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da chikungunya, dengue, febre amarela urbana e zika.

A campanha chama a responsabilidades todos os brasileiros - “E você? Já combateu o mosquitohoje? A mudança começa por você”.

A campanha reforça a necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti com a chegada do período chuvoso. É importante que todos estejam atentos aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti”. Só sem mosquito e criadouros não vamos ter epidemia das doenças que ele transmite.

Em São João a Prefeitura Municipal mantém a anos um trabalho nos bairros de conscientização para eliminação dos criadouros. Mas o importante é que cada habitante faça sua parte nas moradias, nas empresas comerciais e industriais, nos clubes, associações, etc.

Dados Oficiais 

De janeiro a24 de agostode 2019 foram registrados 1.439.471 casos de dengue no país, aumento de 599,5% em relação ao mesmo período do ano passado (segundo o Ministério da Saúde). Neste ano, foram confirmadas 591 mortes em decorrência da doença. Minas Gerais é o Estado com maior incidência de dengue, seguido por Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Os casos de zika tiveram aumento de 47,1% neste ano, registrando 9.813 casos. Em 2018, foram 6.669 (neste ano foram confirmados duas mortes por zika). Em relação à chikungunya, os casos chegaram a 110.627 no período. No ano passado foram 76.742; em 2019, foram confirmados laboratorialmente 57 mortes decorrentes da doença. “

Prevenção

A população é parte fundamental para evitar a reprodução e proliferação do mosquito Aedes aegypti. Neste sentido, é muito importante verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa. Uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal e vasos de plantas”. Além disso, é preciso descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno, também é fundamental para evitar pequenas poças de água.

8º MUTIRÃO

No último sábado, dia 14, a Prefeitura Municipal realizou mais um mutirão “Todos contra a Dengue”. Desta vez o trabalho aconteceu na Vila Brasil, quando mil imóveis foram visitados por agentes comunitários de saúde e agentes ambientais, no trabalho coordenado pelos Departamentos de Saúde e Meio Ambiente. O trabalho abrangeu 77 quadras distribuídas nos bairros Vila Brasil, Jardim São Paulo e Nova República (4 etapas).

Os profissionais orientaram os moradores, distribuíram panfletos e observaram se as residências continham objetos que pudessem se tornar criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Caminhões fornecidos pela administração municipal ajudaram a retirar os objetos deixados na calçada pelos donos das moradias. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o diferencial deste mutirão foi a retirada de enorme quantidade de materiais inservíveis, apesar da Prefeitura Municipal manter regularmente em todos os bairros da cidade a coleta Cata Treco e Coleta Seletiva, moradores ainda mantêm o hábito de acumular materiais em suas residências.

A Vila Brasil foi a região escolhida para o 8º Mutirão devido ao resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL)terconstatado que os bairros visitados apresentaram maior índice de larvas do mosquito.