Seg05172021

Last update02:24:02 PM

 

Back Você está aqui: Home Cidades

Cidades

SENAC PROMOVE 13ª SEMANA DE ENFERMAGEM

Foto: Unifavip/Divulgação

Mais do que nunca o profissional da área de saúde tem sido notado pela sociedade. Com o início da pandemia da Covid-19, houve um crescimento exponencial de trabalhadores desse setor, com destaque para os ingressos na carreira de enfermagem. Para falar sobre a importância desses profissionais no contexto de uma crise e os principais desafios enfrentados pelas equipes durante a assistência frente a pandemia, o Senac São Paulo irá promovera13ª Semana Senac de Enfermagem, no dia 18 de maio em dois períodos: manhã, das 9 às 12h00; e tarde, das 14 às 16h.

Serão debatidos temas como as: Práticas de cuidado na atenção básica: lições que aprendemos com a pandemia; Assistência perinatal na pandemia: impactos e cuidados com o binômio mãe-bebê; Manejo clínico do paciente grave com Covid: protocolos e assistência de enfermagem; e os desafios e estratégias do ensino em saúde nos tempos de crise.

A ação contará com a participação de Ana Carolina Bhering Alves do Amaral, coordenadora da área de enfermagem do Senac São Paulo, além de outros docentes da instituição. Para Ana, existe uma carência de profissionais técnicos em enfermagem e isso ficou nítido nesse momento de pandemia. “Estamos vivenciando uma das maiores crises da história com o surgimento do novo coronavírus (Covid-19) e as superlotações dos hospitais mostrou uma carência de especialistas, em especial do Técnico em Enfermagem. Mais do que nunca é necessário valorizar esse profissional que tem se arriscado dia a dia para promover o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população”, destaca a coordenadora.

Com um formato on-line e gratuito, a 13ª Semana Senac de Enfermagem ocorre no mesmo período em que é celebrada a Semana Brasileira da Enfermagem, em homenagem a dois grandes nomes: Florence Nigthingale, inglesa que fundou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, no Hospital Saint Thomas; e Ana Néri, enfermeira brasileira que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A 13ª Semana Senac de Enfermagem no dia 18 de maio é uma atividade GRAUITA, e informações e inscrições em: www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-sao-paulo/13-semana-senac-de-enfermagem/5668/946/962/NONE/

ÁGUAS DA PRATA FAZ PARTE DA “ROTA VULCÃO”, NOVO ATRATIVO REGIONAL


Poços de Caldas lançou mais um projeto de turismo de aventura e de esportes: o “Rota Vulcão de Cicloturismo”. Projeto regional conta com trilhas de bicicleta passando por 9 cidades vizinhas e alguns distritos, entre elas, Águas da Prata.

O projeto foi criado pela Prefeitura junto à Associação de Ciclista de Poços de Caldas (ACPC) com o objetivo de fortalecer o turismo, a cultura e os negócios, além da qualidade de vida com a prática esportiva e a preservação do meio ambiente.

A ‘Rota do Vulcão’ será uma “cicloviagem”, passando pelo entorno da enorme caldeira vulcânica e conhecendo as paisagens rurais das cidades circunvizinhas a Poços que estarão nessa rota. O trajeto conta com oito pequenos percursos e passará por 9 cidades e seus distritos, abrangendo 350 km no total. O ponto de partida será na represa Bortolan e o ponto de chegada na Serra do Cristo Redentor.

Fazem parte da Rota Vulcão Poços de Caldas, Águas da Prata/SP (São Roque da Fartura), Andradas, Divinolândia/SP, Santa Rita de Caldas, Botelhos (Palmeiral), Bandeira do Sul, Ibitiúra de Minas e Caldas (Pocinhos do Rio Verde).

Todas as cidades farão o inventário comercial e hoteleiro da Rota. As placas que irão demarcar as rotas estão sendo confeccionadas e a previsão é inaugurar a Rota Vulcão no dia 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista.

(Foto Reprodução Portal da Cidade)

Águas Prata homenageia com mural de 187m2 descobrimento de mina, em 1876, que originou a empresa

Foto Gustavo Abud

 

Durante um longo processo de investigação sobre a história da mina que deu origem à Águas Prata, referência nacional de qualidade em água mineral, a empresa e o médico e historiador Rodrigo Falconi tiveram o primeiro contato. Falconi, que sempre viajou pela região de Poços de Caldas (MG), se deparou com a fábrica e instantaneamente pensou que todo aquele espaço poderia ser usado para homenagear o responsável pela descoberta das águas minerais dali, Rufino de Castro Gavião. “Entrei em contato e a equipe recebeu muito bem a ideia. Em um momento tão difícil para o mundo, nada melhor do que prestar homenagem a um personagem tão importante e ainda deixar um presente para a bela cidade que já foi conhecida como ‘Vichy brasileira’”. Com muita pesquisa em bibliotecas, livros, jornais antigos e com a ajuda de Falconi, a equipe da Águas Prata conseguiu mergulhar fundo em sua história e deixá-la mais cristalina. 

O PIONEIRO

Como tudo tem um começo, a do descobrimento da mina que levou mais tarde à criação da empresa, está diretamente ligada à vida de Rufino de Castro Gavião. Nascido em 1823, em Cabo Verde (MG), próximo da cidade de Águas da Prata (SP), ele ultrapassou as barreiras de uma época pré-abolição da escravatura e trabalhou como alfaiate, dentista, curador – já que a região não tinha médicos –, secretário e vereador de São João da Boa Vista (SP), também na região. Praticante de caça, Rufino caminhava atrás de animais na Fazenda do Alegre, quando, com sede, bebeu de um filete de água que descia da serra, de onde os animais também estavam se refrescando. Seguiu acompanhando a correnteza e percebeu que, passando sobre as pedras, a água deixava um depósito de sal. Começou então a frequentar o local como uma espécie de retiro e constatou que, depois de um tempo, não sentia mais indisposições de estômago, que antes eram frequentes. Rufino espalhou a notícia e os engenheiros que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Mojiana e os colonos da fazenda passaram a beber da água e seus benefícios.  

Rufino faleceu em 1898 e não chegou a ver a grandiosidade que sua descoberta teve. Apenas na década de 1910, um laboratório de São Paulo foi até a região e, após análise, verificou que a água alcalina dali tinha mineralização semelhante à de Vichy, na França. As nascentes foram localizadas e um contrato de arrendamento para uma empresa privada foi feito pelo prazo de 25 anos, a partir de 1913, podendo explorar comercialmente as águas. Posteriormente, os novos concessionários, Alves & Azevedo, difundiram a venda da água engarrafada para todo o país. Diante das descobertas históricas, a Águas Prata teve certeza de que Rufino deveria ser o homenageado no mural. O projeto também é uma entrega para a cidade e uma maneira de difundir a vida desse homem tão importante para a região. Além disso, a empresa espera fomentar a cultura e turismo locais. 

O MURAL

Para realização do mural, foi escolhido o grafite, uma expressão de arte moderna, que dialoga com o passado e presente. Os elementos misturam a fauna através do tucano, o verde da natureza e o azul da água. Para realização, foram convidados os artistas plásticos Cusco Rebel e Ricardo Braga.

O grande mural foi pintado na fábrica da Águas Prata (Rua Durva Marcolino) e pode ser visitado gratuitamente.

Sobre os artistas 

Cusco Rebel é um artista visual multidisciplinar. Gaúcho radicado em São Paulo, ele acredita na cura e progresso através da arte. Tem o trabalho reconhecido mundialmente, com murais em Venice Beach, na Califórnia, e imóveis em Nova York e São Paulo. Utiliza técnicas do grafite mescladas ao stencil, colagem, assemblagem, srapypaint e pintura acrílica. Também gosta de expressar sua arte em mobiliários, objetos e carros, em uma constante fuga do tradicional. Atualmente é head of art do Lab Of, um hub de redefinições que envolve consultoria para marcas, produtora de filmes e arte. 

Ricardo Braga também é artista visual, nascido em Poços de Caldas (MG), e ingressou no mundo das artes influenciado por HQs e mangás. É licenciado em artes visuais e foi professor de desenho por dez anos e hoje tem em seu estilo elementos da cultura brasileira. Atualmente trabalha como muralista e ilustrador diverso utilizando, em paredes, técnicas de pincel e nankin, no papel. 

Inovação e qualidade Águas Prata

Com mais de 140 anos de tradição e qualidade no envase de água mineral, a Águas Prata inovou e desenvolveu a primeira linha de mixers no mercado nacional, com intuito de fortalecer a coquetelaria brasileira e descomplicar a mixologia. Para tanto, foram lançadas, inicialmente, a Tônica, Tônica Zero, Citrus e a Club Soda. Posteriormente, a linha foi ampliada com a Tônica Indian e a Ginger Beer. Tudo para que os consumidores tenham uma variedade de opções para drinks, com padrão de excelência único da Águas Prata.

PREFEITURA INICIA TESTAGEM DE CAPINA POR ELETROCUSSÃO

A Prefeitura de Aguai deu início na testagem da capina por eletrocussão. Um método elétrico de capina e que não contamina o meio ambiente, uma vez que não utiliza nenhum tipo de químico. Acoplado a um trator ou caminhão, a Capina Elétrica chega a atingir até 1,5 metros de profundidade e mata de vez o mato, por meio de aquecimento e evaporação de toda a sua parte líquida.

A testagem do método objetiva deixar a cidade por mais tempo limpa. Se o método realmente for eficaz, será utilizado no município.

Nesse primeiro momento o serviço de testagem do método será executado em 18 mil m² de ruas da cidade de Aguaí. Vale ressaltar que a capina química é proibida pela Anvisa e por mão de obra a eficiência é baixa, uma vez que o mato cresce rapidamente.

JAGUARIUNA TERÁ O PRIMEIRO CONJUNTO HABITACIONAL DO NOSSA CASA-PREÇO SOCIAL

(Foto Ilustrativa)

A Secretaria de Estado da Habitação está viabilizando 312 novas moradias, em Jaguariúna. O secretário Flavio Amary visitou, nesta quinta-feira, 15 de abril, o terreno onde será implantado o novo empreendimento, que é o primeiro a ser construído pela modalidade Nossa Casa - Preço Social.

O novo empreendimento será edificado na Avenida Luciano Vladenir Poltronieri e o edital de abertura de licitação para seleção da incorporadora foi publicado nesta quinta-feira pela prefeitura.

Na modalidade Nossa Casa - Preço Social, as prefeituras fazem a oferta dos terrenos e, por meio de licitação pública, é definida a empresa privada responsável por desenvolver o empreendimento. Parte das unidades habitacionais serão destinadas a preço social, com valor bem reduzido em relação ao preço normal, para famílias baixa renda. O restante das moradias será comercializado pela empresa a preço de mercado.

Nesta primeira fase do programa, já foram assinados convênios com 22 municípios para a construção de 6.781 unidades no Estado. A expectativa é que mais da metade atenda exclusivamente a demanda pública, que poderá adquirir as unidades a preço social. Esta demanda pública será formada por famílias com renda de até três salários mínimos, que moram ou trabalham na cidade em que se localiza o empreendimento.

ALCOA DOA R$ 144 MIL Á SANTA CASA DE ANDRADAS

(Imagem Portal da Cidade)

 

A Santa Casa de Misericórdia de Andradas recebeu R$ 144.025,62 doados pela Alcoa, que serão direcionados à compra de um ultrassom pulmonar.

"Como parte das iniciativas da Alcoa para contribuir com os territórios onde atua no combate à pandemia, a Alcoa Foundation fez a doação de R$ 144.025,62 para a Santa Casa de Misericórdia de Andradas (MG)", divulgou a empresa.

O ultrassom pulmonar contribuirá na agilidade dos atendimentos e diagnósticos da covid-19, permitindo a realização de exames no leito do paciente, sem necessidade de transportá-lo para outro setor do hospital, além de reduzir a exposição da equipe de saúde na realização de radiografias de tórax. Além disso, o ultrassom pulmonar possibilita um acompanhamento diário do acometimento pulmonar dos pacientes.

Esta é a segunda doação feita pela Alcoa para ajudar a cidade de Andradas no combate à pandemia. Em 2020, foram doados R$ 50 mil para a aquisição de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual). 

ANDRADAS TEM PROGRAMAÇÃO PARA COMEMORAR O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Durante o mês de abril Andradas terá uma programação para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. Todas as sextas-feiras do mês, apresentações gravadas em vídeo com contação de histórias serão publicadas com o objetivo de incentivar a leitura.

A programação foi elaborada pela Prefeitura Municipal com o intuito de incentivar a leitura principalmente entre crianças e adolescentes. A ação faz referência ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril e a primeira edição destes vídeos já está no ar com “Emília vai à Biblioteca”.

Os vídeos de abril - 9, 16, 23 e 30 de abril – abordam a importância do hábito de ler, a história da Biblioteca Municipal e também contação de histórias para o público infanto-juvenil. Os vídeos gravados na Biblioteca Municipal “Délia Maria Risso de Souza”, serão publicados na página do Facebook da Prefeitura Municipal de Andradas. (Foto Reprodução do Portal da Cidade)

Confira o primeiro vídeo: https://youtu.be/lDHgakKetw0

AGUAÍ TEM PRIMEIRO PACIENTE CURADO TRATADO NO CENTRO MUNICIPAL DE TRIAGEM


Vanaldo Andrade de Lima é o primeiro paciente curado da Covid-19 e tratado em Aguaí no Centro Municipal de Triagem, pelo Dr. Saulo Oliver Júnior e pela sua equipe. O paciente de 51 anos deu entrada no Centro de Triagem no dia 26 de março com queixa de falta de ar e queda da saturação (75% ar ambiente). Ao diagnosticar a necessidade, Dr. Saulo o internou na Ala Covid que possui toda estrutura de suporte à vida e é capaz de manter o paciente em tratamento, tendo em vista a falta de vagas em leitos hospitalares de toda a região.

No mesmo dia foi iniciado então o tratamento com medicação, de acordo com o protocolo seguido no Centro de Triagem para a Covid-19 e também a terapia com Ventilação Não Invasiva (VNI), sendo duas horas por sessão, três vezes ao dia.

De acordo com o médico, Dr. Saulo Oliver, o senhor Vanaldo permaneceu no oxigênio dependente e respondeu ao tratamento medicamentoso, não sendo necessário a intubação. O  nosso tratamento para os pacientes com Covid tem tido muito êxito e no caso do Sr. Vanaldo ele foi muito bem aceito pelo organismo e hoje dou a primeira alta da nossa ala. Aqui temos uma excelente estrutura de suporte à vida. Fico imensamente feliz em poder dar essa alta hoje. É o nosso primeiro paciente internado e curado aqui em nossa cidade”, destacou.

Após sete dias de internação o paciente apresentou melhora clínica considerável, com critério de alta e agora será acompanhado pela equipe médica no tratamento pós Covid.

No dia seguinte, sexta-feira, mais três pacientes receberam alta médica. Momentos de muita alegria e comoção.

A Prefeitura de Aguaí diante do crescimento de número de casos de Covid-19, e o registro de casos de contaminação de pessoas que residem na mesma casa, tem também divulgado medidas que devem ser adotadas nestes casos para evitar novas contaminações.
Pacientes suspeitos ou positivados devem cumprir o Isolamento Domiciliar. Além de divulgar recomendações necessárias, é realizado um acompanhamento pelos profissionais de saúde, evitando-se assim novos casos numa mesma família.

Em decisão unânime, ex-prefeito de Casa Branca é absolvido pelo Tribunal de Justiça/SP. Advogado sanjoanense atuou na defesa


Em decisão unânime, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo absolveu o ex-prefeito de Casa Branca (SP), Ildebrando Zoldan, da acusação de irregularidades na contratação de empresa de transporte público.

Na tarde de terça-feira, 23 de março de 2021, a 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou procedente o recurso de apelação interposto pelo ex-prefeito para absolvê-lo da acusação de irregularidades em contratos com empresa de transporte público.

“Dediquei parte de minha vida à cidade de Casa Branca e busquei, de forma transparente, íntegra e honesta, atender as necessidades dos casa-branquenses. Como prefeito entre os anos de 2013 e 2016, conduzi as minhas decisões pautadas no interesse público e na moralidade, e tenho plena consciência de que todos os objetivos foram cumpridos durante a minha gestão. Ainda assim, enfrentei grave e injusta acusação de irregularidade na contratação de empresa de transporte público, mas a minha consciência e a certeza de que sempre agi de acordo com a lei não me deixaram perder a esperança na justiça. Ainda que tardiamente, a justiça foi feita na tarde de ontem.”, disse Zoldan.

A defesa do ex-prefeito foi patrocinada pelos advogados Fernando Calix e Paulo Aranha, do escritório CALIX/ARANHA ADVOGADOS, com sede em São Paulo, e Gustavo Nicolau, do escritório MANCINI NICOLAU AVOGADOS, com sede em São João da Boa Vista.

O caso

Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito foi sentenciado pela Justiça a cumprir cinco anos de detenção em regime inicial semiaberto. Zoldan e o empresário João José Garcia foram denunciados por terem firmado onze contratos com dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei.

De acordo com a denúncia, de setembro de 2013 até, pelo menos novembro de 2015, a prefeitura e a empresa “Ellen Transporte e Turismo LTDA”, da qual Garcia era representante legal, celebraram sucessivos contratos sem regularizar o processo licitatório. A empresa ofereceu prestação de serviços de transporte ao município.

(Informações e foto da Rádio Difusora de Casa Branca)