A Prefeitura Municipal de Aguaí tem solicitado junto à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo o reconhecimento da Estação Ferroviária de Aguaí, situada à Rua Major Braga, como Patrimônio Cultural, e recentemente recebeu um ofício da Secretaria reconhecendo esse pedido e dando início ao processo de tombamento estadual do bem. Com isso, fica assegurada a preservação de todo o conjunto da Estação Ferroviária, devendo qualquer intervençãoterautorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – CONDEPHAAT. Isso evita a descaracterização do local, e qualquer infração que venhaocorrer, serão tomadas providências da natureza administrativa, penal ecivil previstas na legislação. A análise final ainda será realizada pelo CONDEPHAAT, porém desde já fica valendo a obrigatoriedade da conservação.
História
A Estação Ferroviária foi aberta em 1887, como Cascavel, e junto com o povoado fundado nas terras da fazenda Embiriçu pelo Sr. João Joaquim Braga, no meio do nada, serviam ambos de ponto de partida para o então recém-implantado ramal de Caldas, que seguia até Poços de Caldas, já em território mineiro. A estação prevista parateresta função era a estação de EngenheiroMendes, e que inclusive era conhecida, até 1886, pelo nome de Caldas.Desentendimentos entre os fazendeiros localizados nas terras perto dessaestação e a Mogiana levaram a Cia. a mudar o ponto de partida para o povoado de Bom Jesus de Cascavel. Ao mesmo tempo, um dos comerciantes
mais prósperos da velha estação de Caldas mudou-se dali para Cascavel, junto à ferrovia, onde construiu um hotel, fato que ajudou o progresso de Aguaí e o colapso progressivo de Engenheiro Mendes.
Em 1945, por determinação do CNG, seu nome foi alterado para Aguaí - que significa Guizo de Cascavel, em tupi - e em 2017 era uma das poucas estações que permanecia no leito da estrada, mesmo depois das diversas retificações feitas pela Mogiana e pela FEPASA dos anos 1920 aos 1970.
Também em 2017, o ramal de Caldas ainda funcionava. Os trilhos, que cruzavam a cidade em toda a sua extensão, estavam cercados e tudo era mantido em bom estado de conservação, num fato realmente raro,hoje em dia. (Fonte: Texto Site Estações Ferroviárias do Brasil)
O prédio da Estação Ferroviária foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 2001, por iniciativa do então prefeito José Maria Botoluci Lobo, por meio de Lei. Com a declaração de patrimônio estadual, o local se consagra como grande importância inclusive turística para o país.