Cidades

1ª Semana Urbana de Poços de Caldas


 

Trabalho do artista Alex Sena

Um projeto cultural organizado pelo coletivo Studio Gota, em parceria com o coletivo paulistano El Grafitti, vai colorir e revitalizar diversos pontos de Poços de Caldas, entre os dias 23 e 28 de abril. Cinco artistas de São Paulo e Curitiba serão os principais responsáveis pela produção das pinturas da 1ª Semana Urbana de Poços. 

Entre os artistas participantes está Alex Senna, grafiteiro e ilustrador, natural de Orlândia (SP), que possui trabalhos e exposições em cidades como Berlim, Barcelona e Paris. A linguagem utilizada em suas mesclam atenção aos detalhes, com simplicidade no traço, em preto e branco, trabalho que é facilmente reconhecido. 

Também estão confirmados os grafiteiros Karen Kueia (Uberlândia – MG), Rafael Shine (São Paulo – SP), Felipe 3 Visão (São Paulo – SP), Renata Maniasse (São João da Boa Vista – SP) e Diego Dais (Santa Rita do Sapucaí – MG). 

Estevão Verola, um dos organizadores, informou que trazer cor, música e mudar a forma como a arte urbana é vista são os principais objetivos do projeto.  “A gente está querendo descriminalizar essa arte, para Poços de Caldas e o sul de Minas verem com outros olhos. É uma ação que pode inspirar”.

A ideia de fazer a Semana Urbana surgiu há quatro anos, através da parceria realizada entre o Estúdio Gota e o Coletivo El Grafitti. O grupo tinha a intenção de fazer intervenções nos locais onde essa arte ainda não é divulgada e nem valorizada, e chegou à conclusão que em Poços estavam faltando cores e trabalhos inspirados na arte de rua.

“O objetivo é disseminar esse tipo de arte que aqui é meio vandalizada, tem um preconceito, a gente quer mostrar que pichação bem trabalhada também é arte,” destaca.

Atualizar a cidade é outro argumento do projeto. Muros abandonados públicos e particulares serão pintados pelos artistas. Pedro Godoy, outro organizador do evento, espera que estes pontos tornem-se novas atrações. “Eu acho que esses locais, além de bonitos, também vão fortalecer o movimento turístico na cidade”.

As paredes selecionadas para as intervenções estão localizadas em pontos variados pela cidade, como o Teatro da Urca e o Parque Municipal, onde um muro de 200 m² será coberto por trabalhos de vários artistas regionais, pinturas que devem levar três dias para serem finalizadas. Além desses, um edifício na rua Marechal Deodoro e locais da PUC e da Cascatinha também serão grafitados. “Eu acredito que esses murais vão dar um pouco de inspiração e nova percepção para todos da cidade”, comenta Pedro.

Com o slogan, “Arte, graffiti, música” a campanha terá também apresentações de música e aulas de grafite para crianças e adultos, com uma oficina onde terão a oportunidade de ter o primeiro contato com a arte.

Todos os locais que serão grafitados também vão receber doações de alimentos, que serão encaminhadas para instituições de Poços de Caldas. 

Live painting

Uma celebração no New York Pub, dia 26 de abril (quinta-feira), será um dos pontos altos do evento. Os músicos Fattah Zr, Monkey Jhayam e o grupo AOM Sounds vão animar a galera, em uma festa com “live painting”. O público poderá acompanhar de perto um grafiteiro convidado, que vai produzir obras ao vivo. O valor do ingresso é R$ 20,00.