Cidades

Aluno de Jaguariúna do Projeto Guri selecionado para intercâmbio na Noruega

Seis jovens participarão doMOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio para músicos criado pela organização parceira JM Norway e promovido no Brasil pela  Amigos do Guri– uma das gestoras do Projeto Guri, considerado o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Otávio AntoniaccieGabriel Andresirão para a Noruega;Leonardo MartinseMaria Fernanda Zucchipara o Malawi;Miriam MomessoeLucas D’Alessandroficarão em Moçambique.

Os eleitos viajam onteme devem permanecer os primeiros 15 dias em um processo de capacitação em Oslo, na Noruega, ao lado de outros jovens. O período inicial de integração tem o objetivo de prepará-los para entender a sociedade e a cultura na qual atuarão como voluntários e também conhecer os conceitos que estruturam o MOVE e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega.

Após a imersão, cada dupla seguirá seu destino. No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado será realizado por meio da participação em festivais de música, competições, workshops e capacitações em áreas de música, cultura e questões sociais. Na Noruega, os intercambistas selecionados atuarão como voluntários na Escola TrØndertun Folkehøyskole, uma instituição secundária pública de artes que oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança, localizada em Trondheim.

Durante o processo de seleção, os candidatos passaram por entrevistas e testes, avaliando responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais.

Entre os selecionados está um jovem de Jaguariúna que vai para a Noruega. Otávio Antoniacci,  de 23 anos, é ex-aluno de percussão do Polo Jaguariúna, sua cidadenatal, onde estudou por quatro anos. Em sua avaliação, o frio norueguês será um grande desafio, mas está disposto a enfrentá-lo. “A música conecta as pessoas, independente de classe social, lugar, e eu vou buscar essa troca de experiências nos meus projetos”, contou o percussionista.