O texto do Plano Diretor está no Legislativo para análise e aprovação dos senhores vereadores. A nova lei começou a ser discutida há cerca de três anos por iniciativa do Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, que promoveu por quase dois anos reuniões em todas as áreas da cidade, convidando os cidadãos a manifestar como queriam a lei que define e dás os parâmetros para o desenvolvimento da cidade. Além das reuniões abertas ao público em todas as regiões da cidade, com ampla exposição e sugestões de iniciativas, o Prefeito Vanderlei também convocou plenárias abertas com associações de classe, profissionais liberais de todas as áreas de atuação, Conselhos Municipais, instituições religiosas, etc., para que a nova Lei do Plano Diretor reproduzisse o mais fielmente possível as aspirações da sociedade como um todo.
Todas as sugestões foram analisadas e após todos estes anos de discussão, formalizou-se um texto final, que se encontra na Câmara Municipal.
O Presidente do Legislativo, Gerson Araújo, após receber o texto da nova Lei do Plano Diretor, também abriu novas discussões com a sociedade, para que os vereadores pudessem analisar as propostas de munícipes e entidades que ainda ofereciam sugestões para a mudança e assim formalizar o texto final.
O Presidente Gerson Araújo marcou uma audiência para o dia 27 de dezembro, às 18h00, no recinto da Câmara Municipal, para discutir emendas populares e sugestões apresentadas ao Plano Diretor, pelas seguintes pessoas e instituições: Viva São João; de Oliveira Valente Adm. Imob. S/S Ltda e do Senhor Luiz Antonio Fernandes Valente; Associação dos Ciclistas “Bikers Mogiana”; de - De Ana Paula Lúcio Geraldino Bernardo, Maria Eugênia Geraldino Bernardo e Antonio Adolfo Geraldino Bernardo; Conselho Municipal de Meio Ambiente; de João Paulo Frisanco Canciano; Conselho Municipal de Turismo; CONSEG; Centro de Assistência Social Perpétuo Socorro; Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos.
A audiência é aberta ao público.