Cidades

Desfile de aniversário de São Joao tem como tema “Viver e Ser Feliz”

(Foto arquivo/Assessoria da Prefeitura Municipal)

Fanfarra da Escola Noraide Mariano de Porto Ferreira vai participar

O desfile cívico para comemorar o aniversário de 198 anos de São João da Boa Vista acontece na segunda-feira, 24 de junho, na Avenida Dona Gertrudes, e neste ano tem como tema “Viver e Ser Feliz”.

A comemoração cívico/militar começa às 8h00 com o Hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, defronte à Escola  Cel. Joaquim José, sob o comando do 1º sargento André Kondo, chefe de instrução do Tiro de Guerra (02/036). A execução dos Hinos Nacional e de São João fica a cargo da Banda Dona Gabriela.

DESFILE

O Departamento Municipal de Educação é responsável pela organização do desfile que deve reunir cerca de 2 mil participantes, entre alunos de escolas municipais, atletas do Departamento de Esportes, autoridades civis e militares, Ongs, clubes de serviço e fanfarra da Escola Noraide Mariano, de Porto Ferreira.

Neste ano, o projeto “Viver e ser Feliz” vem como destaque do evento. Instituída na rede municipal, em 2015, a iniciativa trabalha na prevenção ao uso de drogas, fortalecimento da auto-estima, combate à violência, entre outras ações ministradas em sala de aula.

O desfile começa na Avenida Dona Gertrudes às 9h00 com 50 Atiradores do TG. Em seguida, com as sirenes ligadas, passam os carros do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI). Neste ano a Polícia Militar desfila acompanhada de um grupo de alunos do 5º ano, recém-formados pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

Na sequência, o público assiste ao desfile da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, grupos de escoteiros Marechal Rondon, Curupira e Rainha das Águas (de Águas da Prata), bem como o Clube de Desbravadores e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Logo depois, tem a participação da fanfarra coordenada pelo professor Marcos Simioni, formada por 80 alunos das EMEBs José Peres Castelhano, Antonio dos Santos Cabral e Sarah Salomão

Tema do desfile, o projeto “Viver e Ser Feliz” entra em cena na sequência coma EMEB João Baptista Scannapieco apresentando cartazes sobre como o bullying pode ser evitado no ambiente escolar. 

As EMEBs Genoefa Pan Bernardo, Nicola Dotta, Pedro Vaz de Lima e José Ignácio Diniz exibem frases de alerta aos prejuízos causados pelo uso de drogas lícitas.

Alunos das EMEBs Maria Leonor Alvarez e Silva e José Procópio do Amaral reforçam o desenvolvimento da independência e autoestima.

Prevenção de acidentes na escola e na vida, simbolizando um ambiente saudável, é a mensagem preparada pelas EMEBs Luiza de Lima Teixeira e José Peres Castelhano.

Já as escolas Adélia Jorge Adib Nagib e Sarah Salomão mostram cartazes sobre o desenvolvimento mútuo, enquanto que as EMEBs Antonio dos Santos Cabral e Professor Germano Cassiolato priorizam a importância de práticas esportivas e artísticas.

O desfile ainda reúne representantes da Escola de Pais do Brasil,instituição integrada por pessoas da comunidade com interesse em promover a união e aproximação da família e escola.

Membros do Centro de Integração do Idoso, supervisionados pelo Departamento de Assistência Social, entram na Avenida para reforçar o que a Prefeitura realiza na cidade. O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD) também confirmou presença ao evento.

A novidade deste ano é a fanfarra da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Noraide Mariano”, de Porto Ferreira (SP). Dirigida pelo professor Mário Sérgio Nahum Jr., os músicos trazem a São João canções conhecidas do público.

Alunos de variadas idades frequentadores de escolinhas e programas de incentivo à qualidade de vida, coordenados pelo Departamento Municipal de Esportes também desfilam no aniversário de São João.

A Academia Fei-Long fecha o desfile com uma série de demonstrações de artes marciais.